TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Nuclear Júri Simulado

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

UNIDADE DE UBÁ – MG

ENERGIA NUCLEAR: HEROÍNA OU VILÃ?

Um Júri Simulado como estratégia para abordagem do tema Energia Nuclear

Mairon Janderson de Freitas Coelho

Licenciatura em Química

UBÁ – MINAS GERAIS

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        4

2.1.        Objetivo geral        4

2.2.        Objetivos específicos        4

3.        METODOLOGIA        4

  1. INTRODUÇÃO

O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no campo educacional, é caracterizado como estratégia metodológica de ensino capaz de propiciar uma melhor compreensão das transformações científicas e tecnológicas pelos estudantes.  O enfoque CTS na educação é apresentado na BNCC de 2018 no seguinte trecho:

Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global. (BNCC, 2018)

O trecho citado trata da Competência 1, a qual pretende desenvolver no estudante a capacidade de reflexão sobre a relação dos fenômenos estudados e os impactos sociais que eles tem. Ao conectar o tema Energia Nuclear com a proposta apresentada no documento do MEC, torna-se claro a necessidade de uma reformulação da abordagem da temática, uma vez que ele trás em seu contexto histórico implicações socioambientais impactantes.

Tendo por base a intenção do documento proposto pelo MEC e os inúmeros casos ocorridos ao longo da história que estigmatizam a Energia Nuclear como vilã, propõem-se neste trabalho um Júri Simulado, como estratégia capaz de envolver o aluno com o tema e seus impactos, positivos e negativos na sociedade.

O Júri Simulado apresenta-se como uma simulação contendo todos os elementos de um tribunal judiciário real. Essa estratégia permite ao estudante uma reflexão sobre o tema e instiga seu poder persuasivo na tentativa de convencer as partes envolvidas sobre seu ponto de vista, embasando-se em fatos reais.

A seguir será descrito todos os passos para o desenvolvimento da dinâmica.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Diante do assunto introduzido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade alternativa para a abordagem do tema Energia Nuclear em sala de aula, tendo por estratégia a dinâmica de Júri Simulado.

  1. Objetivos específicos

Para alcançar o propósito, pretende-se dividir as aulas em três momentos:

  1. Momento conceitual e histórico: este momento caracteriza-se pela aula sobre o assunto radioatividade e o tema energia nuclear.
  2. Momento preparatório: este momento caracteriza-se pela apresentação da dinâmica do Júri Simulado seguida pela divisão dos grupos.
  3. Momento processual: este momento caracteriza-se pela aplicação da dinâmica.

  1. METODOLOGIA

Na intenção de arriscar uma abordagem mais interativa para o Ensino de Química, baseando-se na máxima “Educação para a Cidadania”, conforme previsto na Constituição de 88, (Brasil), propõem-se aqui um Júri Simulado como estratégia de envolvimento dos estudantes com o tema Energia Nuclear, devido à abrangência da dinâmica no que tange às reflexões à cerca dos impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com