TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio químico

Por:   •  2/11/2015  •  Exam  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Na titulação e necessário conhecer com exatidão a concentração de uma das soluções envolvidas. A solução de concentração exata é denominada solução padrão, os reagentes quimicamente puros são denominados padrão primário. Um método adequado para preparar uma solução é obtê-la com concentração aproximada e em seguida padronizá-la com uma substância alcalina padrão, por exemplo, o carbonato de sódio anidro. (VOGEL, 1992).

MATERIAIS E REAGENTES

Balão volumétrico, Béquer, Bureta, Erlenmeyers, Espátulas, Suporte Universal com garra, Termômetro, HCl P.A., Soda Caustica, Solução de Cloreto de Bário 5%, Fenolftaleína, Alaranjado de metila.

PROCEDIMENTOS

Preparou-se e padronizou-se a solução de ácido clorídrico. Preparou-se a amostra de soda cáustica. Para a determinação da mistura de carbonato e hidróxido na soda cáustica, titulou-se 2 alíquotas da solução da amostra. No primeiro Erlenmeyer titulou-se com alaranjado de metila e observou se houve mudança de cor, no segundo erlenmeyer titulou-se após aquecimento e resfriamento com fenolftaleína e observou se houve a mudança de cor de rosa para incolor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

TABELA 1: Determinação da concentração de KMnO4 e H2O2

Substâncias M(mol/L) na solução da amostra Teor (m/m) na amostra

KMnO4 0,02 mol/L -

H2O2 1,84 mol/L 6,26%

TABELA 2: Avaliação dos resultados obtidos

Substância H2O2

Desvio padrão relativo 1,85%

Precisão em função do (DPR) 98,15%

Erro relativo em função do valor referencial 4,33%

Exatidão em função do erro relativo 95,67%

O teor de H2O2 descrito na embalagem de água oxigenada é de 6%. Como descrito nas tabelas acima, o teor encontrado experimentalmente, aproxima-se deste valor. Este resultado implicou em valores consideravelmente precisos na avaliação dos resultados.

A diferença entre o valor real e o experimental dá-se por erros de aferição durante o preparo e titulação da amostra.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir que na determinação de peróxido de hidrogênio, o teor obtido dessa substância na solução foi de 6,26% estando próximo ao teor fornecido pela embalagem que é de 6%, mostrando que a solução está dentro do padrão esperado. O próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com