TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

1 - DADOSDO ALUNO

Nome: Alessandra Capelim

RGM: 20378822

Curso: Licenciatura - Química

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual - UNICID

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamenta l

Ano/semestre de Realização do estágio: 2019/1º semestre

2 - INTRODUÇÃO

        O presente trabalho descreve a experiência com a prática do Estágio Curricular Supervisionado no contexto da educação a distância, considerando a dinâmica do estágio de observação no curso de Química – Licenciatura, na modalidade a distância pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICID. Será apresentado todo o gerenciamento das atividades relacionadas ao estágio curricular, desde a produção de material didático até o processo de ensino-aprendizagem e as trocas de experiências entre professores e alunos.

        A disciplina de Estágio Curricular Supervisionado teve carga horária totalizando 100 horas, tendo sido cumprida integralmente no Colégio Estadual Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa.

        Este Colégio é amplo, bem organizado com quadra coberta, biblioteca, laboratório de informática e Ciências, este com variedade de itens para aulas praticas nas disciplinas de Química, Ciências, Biologia, Matemática e Física, porém, sem a presença de funcionário laboratorista o que possibilitou a realização de um projeto organizacional permitindo assim a realização das aulas práticas.

        Neste período pude observar e participar das rotinas diárias e também das atividades e projetos pedagógicos da escola, nas turmas do 6°, 7°, 8°, 9° anos. Os alunos deste colégio pertencem a diferentes níveis sociais, econômicos e culturais.

        Durante o estágio, observei que as aulas foram dinâmicas e interativas, onde as atividades propostas pelas professoras permitiram que os alunos tivessem livre arbítrio para explorar, criar, inventar, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pela curiosidade e descobertas. Diante de minhas observações e confirmada pelas professoras, o colégio utiliza a proposta Pedagógica Histórico Crítica.

        Durante o estágio realizei diversas atividades, como a recepção dos alunos, observei e auxiliei as professoras na realização das atividades didáticas, pedagógicas e práticas. Também as realizações da organização do laboratório de ciências, permitindo a articulação da teoria com a prática, entenderam que o estágio se apresenta como uma espécie de laboratório, onde as experiências são vivenciadas e as articulações entre teoria e prática começam a assumir papel de destaque na formação profissional.

3 - CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

Este estágio foi realizado noColégio Estadual Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, localizada a Rua Rio Grande do Sul nº 260, pertencente à rede Pública Estadual de ensino da cidade de Guaraniaçu, no estado de Paraná. Está vinculada ao Núcleo Regional de Cascavel-PR.

O Colégio é uma típica unidade escolar do interior paranaense foi à recepcionista de minhas atividades como estagiaria.

Nota-se que o local supracitado é referencia municipal na motivação psicológica de seus profissionais, os professores que aqui desempenham suas funções caracterizam-se por seu amor incondicional ao educando, bem como um apreço todo especial pela unidade escolar.

Uma escola ampla em comparação com outras unidades municipais, quadra bem estruturada cercada por um bem cuidado gramado, as salas de aula se destacam pela organização e limpeza, bem como sua infraestrutura impecável, o mobiliário atende bem a demanda estudantil, moveis de qualidade bem cuidados e conservados.

Os profissionais responsáveis por organização são competentes e prestativos, cada um em seu setor desenvolve com maestria sua função, mesmo nos períodos de maior tribulação como os intervalos, entradas e saídas dos alunos há um controle muito bem organizado.

4 - PERFIS DOS PROFESSORES

O quadro docente do Colégio é composto por professores Graduados e Pós-Graduados. Os educadores do Colégio são pessoas muito competentes e responsáveis, me receberam com muita atenção e demonstração de carinho. Eles estavam sempre muito preocupados em me atender com muita precisão.  Os professores, em sua maioria ministram aulas muito dinâmicas e estão sempre preocupados em inovar suas práticas pedagógicas. Porém, percebi que alguns professores têm muito interesse em elaborar aulas criativas e diferentes, eles não preferem repetir os mesmos modelos da Escola Tradicional, explicar matéria, aplicar exercícios, corrigir exercícios, dar visto nos cadernos e as atividades lúdicas ficam num segundo plano.

Há muita interatividade entre aluno e professor, o educador ainda mantém um diálogo bem interativo com os seus alunos.

Os professores desta unidade escolar seguem à risca o conteúdo programado, orientando e incentivando a criança a participar e desvendar aprendendo. Nota-se o desinteresse por parte de um grande número de crianças, inúmeras delas com graves indícios de falta de comprometimento e respeito ao educador.

Neste estágio foram realizadas 150 horas no Ensino Fundamental. Fui acompanhada por duas professoras, a Professora Silvana e Professora Rozane da área de Ciências.

A Silvana e Rozane são professoras muito gentis, carinhosas e dedicadas aos alunos, totalmente preparadas para função. Elas não somente têm a função de ensinar, como parece que nasceu para esse dom. Contudo seu ponto forte na docência é suacriatividade, pois sempre que possível articulam teoria com a prática para ilustrar o aprendizado de seus alunos.

Os dados sobre o perfil de cada professor estão no quadro abaixo:

Professor (a)

Ano de Formação e Instituição

Formação

Especialização

Tempo de Docência

Tempo de Trabalho nesta Escola

Silvana Kampff dos Santos

UNIOESTE

Ciência com Habilitação em Matemática

Pós Graduação em Matemática e Educação Especial

19 anos

14 anos

Rozane Secchi

UNIOESTE

Ciências Habilitação em Biologia

Pós Graduação em Biologia e Gestão Escolar

26 anos

26 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com