TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.278 Palavras (26 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

                        Universidade Anhanguera – Uniderp

                        Centro de Educação a Distancia

                                Polo de Ivinhema / MS

Curso de Pedagogia

                Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I

        Elisabete Fernanda Jasper      RA: 412236

Relatório de Estágio

Ivinhema - MS

2015

[pic 2]

        Elisabete Fernanda Jasper      RA: 412236

        Relatório de Estágio Supervisionado

Ensino Fundamental I

                                        Relatório de Estagio Supervisionado        apresentado                                                  ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a                                                 Distancia - CEAD da         Universidade Anhanguera -                                                Uniderp como requisito obrigatório para cumprir a                                                 disciplina de Estagio Supervisionado em                                                         Ensino Fundamental I.

Ivinhema - MS

2015

Identificação

Nome do Estagiário: Elisabete Fernanda Jasper

RA: 412236

Curso: Pedagogia

Semestre: 5°

Ano: 2015

Início do estágio: 13/04/2015

Término do Estágio: 28/04/2015

Sumário

Introdução04

Procedimentos e Metodologias05

Fundamentação Teórica06

Dados de Identificação da Escola07

Modalidades de Atendimentos e Suprimentos de Recursos da Entidade07

Plano e Gestão de Educação defendido pela Entidade e Comunidade Escolar08

Estrutura Física e de Recursos Humanos da Escola....................................................................09

Parecer sobre as Atividades do Estagio........................................................................................09

Entrevista com o Responsável pelo Processo Ensino - Aprendizagem na Escola.......................10

Inicio da Observação...................................................................................................................11

Anexos..........................................................................................................................................15

Considerações Finais da Regência...............................................................................................21

Referencias Bibliográficas............................................................................................................22

 Introdução

        O presente estágio no Ensino fundamental I tem como objetivo, conhecer na prática as particularidades da Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira – Ensino Fundamental I, que atende crianças na faixa etária de 6 A10 anos de idade, realizamos o estágio com observação detalhada das relações entre educadores, educados, gestores e demais funcionários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para posteriormente executarmos as atividades de Regência.

        Queremos observar que o Ensino fundamental I, atualmente, adquiriu nova dimensão, ou seja, com a democratização do ensino e os objetivos de uma escola para todos, a instituição conta atualmente com a parceria da fundação Bradesco, Adecoagro que investem, acompanham e cobram dos educadores todos os investimentos lançado com o intuito de os alunos desenvolverem o processo ensino-aprendizagem de forma lúdica, prazerosa e lógica.

         Portanto, o que se percebe é o fato de que se as crianças, chegando à escola e  se alfabetizando em um contexto das novas tecnologias e apropriando-se do conhecimento globalizado, tendem a serem mais bem sucedidas em sua jornada futura em busca de seu lugar na sociedade. Mas, somente com a contribuição de programas de apoio às comunidades com maior grau de vulnerabilidade social, almejam serem mais bem acertados nessa árdua tarefa.

        A cada oscilação social percebemos que para educar, precisamos de uma rede de suportes que vá além dos esforços para alfabetização e letramento. Observamos que alfabetizar no Ensino Fundamental I deve ser um compromisso de todos os envolvidos, pois segundo cremos, não deve ser responsabilidade somente da escola, mas, também compartilhada com a família em uma cumplicidade singular por um ensino/aprendizagem qualitativo e emancipado.

        Assim sendo, acreditamos na socialização das responsabilidades que pode fazer a diferença no processo de desenvolvimento escolar da criança, que tem como embasamento o Ensino Fundamental I.

4

        O Ensino fundamental I como a segunda fase da formação da criança após o fundamento da formação familiar, marca a continuação da criança aprendiz com novas descobertas para a vida, isso requer que sejam atendidas em ambiente apropriadas e profissionais bem preparadas (os). Um desafio que trataremos com detalhes sobre uma escola da periferia da Cidade de Ivinhema, mais precisamente na Vila Cristina, a qual funciona através de um convênio com a Prefeitura.

Procedimentos e Metodologia

        A partir da observação sistemática do trabalho da gestão, dos educadores e dos demais funcionários da sala do 2° ano do fundamental I , assim como, o espaço físico estrutural e da metodologia pedagógica, foi possível chegarmos ao objetivo proposto do estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (214.8 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com