TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimulação transcutânea do nervo elétrico - TENS

Pesquisas Acadêmicas: Estimulação transcutânea do nervo elétrico - TENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea- TENS.

Introdução

O termo TENS é o acrômio para transcultaneus electrical nerve stimulaion (estimulação elétrica nervosa transcutânea). Literalmente, esse acrômio refere-se ao uso de estimuladores elétricos capazes de emitir correntes pulsadas com a finalidade de estimular (despolarizar) fibras nervosas através da pele por meio de estimuladores de superfícies. (Alain-Yvan Bélanger/ Recursos Fisioterapêuticos-evidências que fundamentam a prática clínica).

A utilização de correntes elétricas terapêuticas constitui um dos vários recursos utilizados na fisioterapia. Uma vez moduladas com parâmetros apropriados, estas correntes podem atuar em condições tais como: promover analgesia, contração muscular, melhora do relaxamento muscular, bem como motivar a regeneração ou cicatrização de diversos tecidos corporais.

A TENS, como um tratamento de dor, é singular, pois exerce sua função analgésica, baseada na teoria da comporta de dor, desenvolvida por Welzack e Wall (LASMAR et al, 2002),ativando mecanismos de controle internos do sistema nervoso, quando aplicada sobre a pele, via eletrodos de superfície, não trazendo nenhum efeito colateral nem dependência física aos pacientes (COHEN, 2003; RESTIFFE e BERLOFFA, 2002).

É um método não invasivo utilizado para reduzir a dor, mas não o edema de condições inflamatórias (RESENDE et al, 2006). A TENS é usado com finalidade de influenciar e modular o processo de neurocondução da dor e atuar sobre a liberação de opióides endógenos a nível medular e da hipófise (MELO et al, 2006).

Segundo o autor acima, este recurso tem sido usado extensivamente em locais de atendimento à saúde para o manejo sintomático de dor aguda e dor crônica de origem benigna e também no atendimento paliativo da dor causada por doenças ósseas metastáticas e neoplasias (MELO ET al, 2006).

Este recurso terapêutico se constitui num método simples, prático, de baixo custo e de resolução rápida, sem, no entanto, promover efeitos colaterais para os pacientes (MELO et al, 2006). É uma corrente de baixa frequência capaz de alterar de forma terapêutica os impulsos elétricos de nervos em resposta a um estímulo doloroso (LASMAR et al, 2002). Embora efetiva no tratamento de dores agudas, seu maior papel é no tratamento de dores crônicas (COHEN, 2003).

Segundo TRIBIOLI, 2003, atualmente, o montante de tempo e de recursos gastos com pacientes de dor crônica, sendo esta a razão mais comum para absenteísmo ao trabalho. Entre os vários procedimentos não farmacológicos existentes para o tratamento sintomático da dor crônica, a TENS tem se destacado como um excelente recurso terapêutico, amplamente utilizado pelos profissionais fisioterapeutas.

O Equipamento

Consiste de uma fonte de voltagem grande de pulso, eletrodos e cabos interconectantes.

Fios Elétricos

O potencia elétrico (ou corrente elétrica) gerado pela TENS é transmitido através dos fios elétricos, desde o aparelho de TENS até o eletrodo, que está aplicado à pele do paciente. É importante que estes fios ou cabos elétricos sejam suficientemente robustos para que possam suportar as atividades do dia-a-dia.

Eletrodos: Suas Características.

O tipo mais comum de eletrodo, fornecido como equipamento padrão juntamente com a maioria dos aparelhos de TENS, é negro, de borracha, de silicone impregnada com carbono. Para a estimulação do tecido excitável com um único pulso de corrente, três critérios devem ser preenchidos: o estimulo precisa ter uma ascensão abrupta, o pulso precisa ter largura adequada, e a intensidade precisa ser limiar ou sopra limiar.

Posicionamento dos Eletrodos

O local selecionado deve permitir que a estimulação fosse facilitada ao sistema nervoso periférico e ao sistema nervoso central; a área selecionada deve estar anatômica ou fisiologicamente relacionada à fonte da dor; a pele deve esta limpa a fim de diminuir a resistência da pele; os eletrodos devem estar bem fixados ao tecido em tratamento.

Tipos de TENS

São quatro os tipos de aparelhos; que são usados na pratica clínica.

O primeiro é de alta frequência que se caracteriza com 40 a 150 Hz, pulso de largura entre 50 a 100ms, intensidade moderada;

O segundo é o de baixa frequência e que se constitui por ondas de 1 a 4 Hz, pulsos de largura entre 100 a 400ms e alta intensidade;

O terceiro é de frequência de explosão que possui ondas de 1 a 4 Hz, pulsos de largura entre 100 e 250 ms e alta intensidade;

O quarto é de hiperestimulação contendo ondas de 1 a 4 Hz, pulsos de largura de 10 a 500ms e alta intensidade.

A TENS , trabalha com quatro níveis de intensidades de estímulos : subsensório. Sensório, motor, nociceptivo.

A forma mais utilizada na prática clinica incluem a TENS de baixa frequência e alta frequência, a breve-intensa e a modulada em burst. (MELZACK et al., 1983)

Ajustes das Modulações

Existem seis modalidades diferentes:

Convencional dor aguda: que tem a estimulação convencional, de alta frequência, pode se definida como cadeia continua ininterrupta, de impulsos de alta frequência grados com curta duração e baixa amplitude.

Convencional dor crônica: frequência de pulso baixa, duração de pulso de 100 a 300 ms, intensidade desconfortável alta.

Breve Intenso: é muito similar ao modo convencional, em que o estimulo é formado por uma cadeia ininterrupta de impulso em frequência muito elevada, largura moderada e intensidade moderada.

Acupuntura: a estimulação de baixa frequência tem proporcionado alivio a dor. O mecanismo de ação que produz analgesia com estimulação de baixa frequência tem sido descrito como sendo mediado por opiaceos. A liberação dos peptídeos opoides que poderia resultar em analgesia deve ser parcial ou completamente revertida pelo naloxone.

Burst ou Trem de Pulso: funciona com trens de larga frequência, moduladores a uma frequência de 2 Hz. Sua amplitude é de contração rítmica, tolerável. Também faz analgesia na fase crônica.

Modulada: pode modular casa pulso do trem de pulso, variando de acordo com a forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com