TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da variação das concentrações de nutrientes amônio e fosfato dissolvidos na coluna de água da Lagoa Azul, Nicoadala.

Por:   •  21/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.109 Palavras (21 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras

Monografia para a Obtenção do Grau de Licenciatura em Química Marinha

Estudo da variação das concentrações de nutrientes Amónio e Fosfato dissolvidos na coluna de água da Lagoa Azul, Nicoadala.

Supervisor:

Autor:

Alberto Mandala Roda

CAPÍTULO I

  1. INTRODUÇÃO

“Lagoas são corpos de água rasos, podendo ser de água doce, salobra ou salgada, em que a incidência solar pode alcançar o sedimento, possibilitando, consequentemente, o crescimento de macrófitas aquáticas em toda sua extensão”(Lima, 2012, p. 39).

Dentre as principais fontes de eutrofização estão as actividades agrícolas (uso de fertilizantes) e actividades humanas industriais e domésticas, particularmente pelo lançamento de esgotos.

Segundo Ribeiro (2007), estes impactos causados pelas actividades humanas nos mananciais, como as descargas de esgotos domésticos não ou parcialmente tratados, industriais e o uso excessivo de fertilizantes na agricultura, causam o aumento da concentração de nutrientes na água, principalmente compostos nitrogenados e fosfatados.

Em 2003, Rivera disse que a eutrofização é um dos estados da sucessão natural dos ecossistemas aquáticos. À medida que o tempo passa e os nutrientes vão se acumulando, havendo um desenvolvimento cada vez maior das populações de fito plâncton, observa-se com frequência o florescimento de algas.

Socialmente a lagoa azul, gera diversas actividades, sendo algumas de importância estritamente social e outras económicas, como a pesca, a irrigação, a lavagem de roupas, o lazer e a recreação.

A lagoa azul é também um centro turístico para os visitantes da região da província da Zambézia e de outras províncias do país. Actualmente usam as margens da lagoa para abastecer água aos campos agrícolas.

Deacordo com Pedrosa e Rezenda (1999), afirmam que os lagos e lagoas de água doce do mundo contêm cerca de 100 vezes mais água que os rios, ainda assim eles dizem que conhecer melhor tais ambientes é condição básica e fundamental para o uso racional e sustentável da água e é essencial a manutenção da qualidade dos recursos existentes no ecossistema aquático.

O presente trabalho têm como abordagem, Estudar a variação das concentrações de nutrientes amónio e fosfatos dissolvidos na coluna de água da Lagoa Azul, Nicoadala.

Onde a lagoa naturalmente têm recebido nutrientes vindos da lixiviação dos solos através da precipitação das chuvas, irrigações de campos agrícolas e actividades domésticas. Acreditando que estes espaços são de extremas importâncias ecológicas e recreativas, esta actividade pode contribuir para melhor gestão dos recursos pesqueiros, controlo da qualidade da água e no desenvolvimento sócio económico das comunidades.

  1. Problematização

A Lagoa azul está localizada na localidade de Dugudiua, no distrito de Nicoadala, á 17˚29’46.37’’S e 36˚51’06.41’’E da estrada N1 que atravessa Nicoadala, Província da Zambézia.

[pic 6] Figura 4-Localização da lagoa azul. (Google Earth, 2017).

[pic 7]Figura3-Mapa de Moçambique (á esquerda) e a Lagoa Azul (direita), (Fonte: Google Earth, 2017).

Na época chuvosa, a lagoa azul é caracterizada por propensas entradas de nutrientes vindos do escoamento superficial e da lixiviação (Lavagem) de solos agrícolas, carregando certas quantidades de nitrogénio e fósforo, adicionando ao sistema. [a][b]

Sendo assim, o processo da lixiviação de solos de campos agrícolas escoa para a lagoa azul, produtos agronómicos em formas dissolvidas, como o caso dos adubos fertilizantes e pesticidas que provêm de práticas de actividades externas como a irrigação de campos agrícolas e alguns nutrientes como o fosfato tem como a fonte mãe a dissolução das rochas e produtos de limpeza.[c]

O aporte de nutrientes fosfato por certos detergentes de higiene nesta lagoa[d][e], também está associado á actividades diárias como o caso do uso da água para (balneabilidade, lavar a roupa e a louça) e podem provocar a eutrofização das águas.

A entrada de nutrientes amónio e fosfato na lagoa, torna-se num problema que pode vir a poluir e comprometer a qualidade da água, uma vez que estes compostos em certos níveis se tornam tóxicos contribuindo para a desestabilização do sistema aquático, e por outra aceleram o processo de eutrofização e de seguida culmina com o consumo de oxigénio na lagoa.

O processo de eutrofização pode causar grandes prejuízos à sociedade humana, especialmente problemas de saúde pública, de produtividade pesqueira e de balneabilidade.

O lançamento de despejos ricos em nutrientes fosfatos num curso de água pode, em ambientes com boa disponibilidade de nutrientes nitrogenados, estimular o crescimento de micro e macro organismos fotossintetizadores, chegando até o desencadeamento de florações indesejáveis e oportunistas, que podem chegar a diminuir a biodiversidade do ambiente (eutrofização) Baumgarten et al., (1996 apud Pereira, 2004, p.8).

Os nutrientes alcançam a lagoa azul de diferentes meios externos. Mas somente alguma parte do amónio (NH4), é adicionado por via de excrementos dos animais aquáticos, os peixes libertam o amónio em forma de ureia.

A entrada de nutrientes na lagoa azul acarreta em alterações ecológicas, estéticas e também afecta a qualidade da água naquele ecossistema aquático. Uma vez que o fósforo é indispensável no crescimento de algas e em grandes quantidades provoca a eutrofização da água, este fenómeno é caracterizado por redução de oxigénio na coluna de água.

Este crescimento exagerado de populações de algas na lagoa pode trazer prejuízos aos usos dessas águas, Consumindo o oxigénio dissolvido, mudança na variação do pH, prejudicando seriamente o abastecimento público ou causando poluição por decomposição e uma redução da biodiversidade de algumas espécies, alterando como um todo o valor estético que refere-se no caso da transparência da água e o valor ecológico da lagoa, impossibilitando o meio biótico de poluição e o desrespeito a natureza.[f]

Com a situação acima descrita levanta-se a seguinte questão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (771.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com