TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O direito ambiental tem como base estudos complexos que envolvem várias ciências

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

                                             Aluno(s):

                                         SAMUEL SOLANO                          1405122

        

                                                        POLO

                                                São Sebastião

                                                     2015

O direito ambiental tem como base estudos complexos que envolvem várias ciências, como biologia, antropologia, sistemas educacionais, ciências sociais, princípio de direito internacional, entre outras sendo fundamental que se tenha uma visão holística para o desenvolvimento de seu estudo, não se podendo fixar em conhecimentos fragmentados, sob pena de não se conseguir atingir a finalidade principal, que é a proteção do meio ambiente. (livro - texto).

Que medidas você tomaria para conscientizar as pessoas do seu bairro sobre o desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é um assunto delicado e deve ser tratado como prioridade para as demais esferas de poder de nosso pais. Mas em um âmbito menor, porém não menos importante estão os bairros e suas edificações.

Pelo conhecimento que tenho em construção civil, apresentaria um projeto sustentável de reuso de água de chuva para a prefeitura de minha cidade.

O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água potável, com os atuais índices de agua presente no planeta não se pode pensar em desperdício, é fato comprovado que a agua doce e limpa está se esgotando em todas as regiões do mundo

O projeto teria por finalidade primeiramente atender as escola e creches do meu bairro e posteriormente as casas. Seria financiado pela prefeitura.

O sistema é composto basicamente por: calha-tubulação, sistema de descarte para a primeira água, filtro-cisterna, bomba, caixa de água de reuso, tubulação de torneiras de jardim ou vaso sanitário conectados ao sistema. Na prática é:

[pic 2]

Assim é possível armazenar a água da chuva, descartando somente as primeiras águas que carregam ácidos, micro-organismos e outros poluentes atmosféricos. Com os reservatórios vistos na figura, a água pode ser utilizada para suprir os maiores “vilões” de seu consumo: a descarga em bacias sanitárias, as regas de jardins, a lavagem de pisos e quintais. Vale lembrar que essa água de reuso não serve para consumo.

Grupo de mídia e rádio municipal

Usando o rádio como veículo de comunicação em todos os bairros, de forma sistemática alertando e orientando para economiza água potável:

Formas simples para economizar água potável:

Fechar a torneira enquanto escovar os dentes, fazer a barba, etc;

Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;

Diminuir o tempo no banho, e ajustar o fluxo da água;

Conclusão

Como o aumento da demanda pela água, é natural que alternativas para seu uso sejam previstas. A contribuição desse projeto apresentado nesse trabalho, é de extrema importância. Deve-se considerar que nem sempre a economia é significativa em termos financeiros ao instalar um sistema coletor de água pluvial, pois o retorno financeiro de um projeto completo é demorado. Porém a escassez de água de qualidade para o uso de fins nobres é fundamental a conscientização de economia da água potável e uso de novas soluções individuais, sendo primordial o uso da água pluvial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com