TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE CAAPIRANGA/AM.

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE CAAPIRANGA/AM.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  4.854 Palavras (20 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA/EST

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA/CESI

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL

ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE CAAPIRANGA/AM.

CLEUGECY DAS GRAÇAS CLETO DE SOUZA

Orientador: Dr. Sávio José Filgueiras Ferreira

ITACOATIARA

2008

CLEUGECY DAS GRAÇAS CLETO DE SOUZA

ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE CAAPIRANGA/AM.

Monografia, apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão Ambiental, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental da Escola Superior de Tecnologia/EST da Universidade do Estado do Amazonas/UEA.

Orientador: Dr. Sávio José Filgueiras Ferreira

Itacoatiara

2008

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA/EST

Itacoatiara, 05 de dezembro de 2008.

Nós aprovamos a monografia apresentada por Cleugecy das Graças Cleto de Souza, à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental, intitulada “Estudo da Qualidade Subterrânea da sede do Município de Caapiranga” como parte dos requisitos para a conclusão de Curso.

Comitê Avaliador

______________________________________________

_______________________________________________

_________________________________________________

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a meus pais que sempre me apoiaram e me mostraram que sempre chegamos aonde queremos quando nos dedicamos a fazer o que gostamos.

AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus por me dar força interior e coragem para concluir este trabalho, e pela perseverança de não desistir nunca, a meus pais Izaias e Nadir pelo tempo dedicado e educação desprendida para me tornar uma pessoa de boa índole, ao Dr. Sávio José Filgueiras Ferreira meu orientador pelo tempo e dedicação desprendida, a empresa Hermasa Navegação da Amazônia por me ajudar com os custos deste curso, ao professor Juan Fajardo por todo o tempo dedicado e colaboração na conclusão deste trabalho.

“O Senhor é o meu Pastor e Nada me Faltará.”

Salmo 23.

RESUMO

O município de Caapiranga está situado na sétima Sub-região do Rio Negro/Solimões. A área do Município de Caapiranga é de 9.617 Km2 , situada no lago de Caapiranga a margem esquerda do Rio Solimões. Objetivando investigar a hidrogeoquímica das águas subterrâneas de Caapiranga, aferiram-se variáveis físicas e químicas das amostras de 14 poços tubulares e da água superficial do lago principal que passa em frente do Município. Os resultados obtidos possuem minerais com concentrações altas de nitrato. Nos poços 1, 6, 9 11 e 13, que podem causar doenças graves nas pessoas que utilizam o consumo desta água, a Cidade de Caapiranga está na Formação Alter do Chão. De acordo com as variáveis analisadas, a qualidade das águas subterrâneas em 5 poços é imprópria para consumo humano.

Palavras chaves: Águas subterrâneas, concentrações, hidrogeoquímica.

ABSTRACT

The municipality is located in the seventh Caapiranga Sub-region of the Rio Negro / Solimões. The area of the City of Caapiranga is 9,617 km2, located on Lake Caapiranga the left margin of Rio Solimões. Aiming to investigate the hidrogeochemistry of groundwater from Caapiranga, is measured physical and chemical properties of samples from 14 tube wells and surface water of the main lake that is in front of the county. The results have minerals with high concentrations of nitrato.nos wells 1, 6, 9, 11 and 13, which can cause serious illness

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com