TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de reatividade bloco s

Por:   •  5/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

PARTE  1

     Ao reagir Na metálica ao álcool anidrito, pode-se observar a liberação de gás e a elevação de temperatura, esse fato ocorreu pois, o Na possui um elétron em sua última camada de valência, sendo assim seu último elétron é fracamente ligado ao núcleo, podendo ser facilmente removido, o tubo de ensaio esquentou pois essa perda resultou em uma liberação considerável de energia. A liberação de hidrogênio ocorreu pois o Na e mais reativo que o hidrogênio, ao reagir ele consegue deslocar essa molécula em forma de gás.

2 C2H6O (aq)  + 2 Na(s) → 2 C2H5ONa(aq) + H2(g)

ao misturar água destilada não foi observada nenhuma reação.

PARTE 2

 

            solubilidade

NaCl 0,1g

    Completamente solúvel

KCL 0,1g

    Completamente solúvel

     As características observadas foram de reações químicas ocorridas naturalmente, com a adição da água aos sais de metais alcalinos, as soluções permaneceram incolores porque os sais não reagem com a água, são simplesmente dissolvidos nela. O NaCl e dissolvido mais rápido do que o KCl pois a energia de hidratação  varia mais acentuadamente de cima para baixo dentro do grupo.

tubo 1: NaCl(s)+ H2O(l) →

tubo 2: KCl(s)+ H2O(l)

(B)

           solubilidade

NaOH 0,1g

           Completamente soluvel

KOH   0,1g

           Completamente Solúvel

        Foi observado a dissociação desses dois compostos, isso ocorreu pois, tanto o sódio do NaOH quanto o potássio do KOH pertencem a família dos metais alcalinos, de acordo com a ordem crescente de solubilidade eles são extremamente solúveis. Portanto, os dois são compostos iônicos e vão se comportar como qualquer outro sal que seja solúvel em água.

Tubo 1 : NaOH + H2ONa+ + OH-

Tubo 2 : KOH + H2O → K+ + OH-


(c)

Solubilidade

Na2CO3 0,1 g

    Completamente solúvel

K2CO3 0,1 g

    Não solúvel

        Ao colocar Na2CO3 e K2CO3 na água foi possível observar a dissociação do Na2CO3 é a precipitação do K2CO3, o que mostra que ocorreu um erro no experimento, pois, ambos são   carbonatos de metais alcalinos, a interação deles com a água e forte assim eles podem ser dissolvidos (separados ionicamente) e atraídos por íons das moléculas dos solventes.

Tubo 1: Na2CO3 + H2O →Na2+ + CO3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (461.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com