TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIABILIDADE ECONÔMICA E TÉCNICA PARA APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAIS PLUVIAIS DE FINS TERMOLÓGICOS PARA APROVEITAMENTO EM MEIOS NÃO POTÁVEIS NO BLOCO G – UNISUL, TUBARÃO/SC: UM ESTUDO DE CASO.

Por:   •  17/8/2019  •  Monografia  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

TIAGO BACK

WANDERLÉIA MAY

VIABILIDADE ECONÔMICA E TÉCNICA PARA APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAIS PLUVIAIS DE FINS TERMOLÓGICOS PARA APROVEITAMENTO EM MEIOS NÃO POTÁVEIS NO BLOCO G – UNISUL, TUBARÃO/SC: UM ESTUDO DE CASO.

Tubarão, SC

2015

TIAGO BACK

WANDERLÉIA MAY

VIABILIDADE ECONÔMICA E TÉCNICA PARA APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAIS PLUVIAIS DE FINS TERMOLÓGICOS PARA APROVEITAMENTO EM MEIOS NÃO POTÁVEIS NO BLOCO G – UNISUL, TUBARÃO/SC: UM ESTUDO DE CASO.

Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao

Curso de Graduação em Engenharia Civil da

Universidade do Sul de Santa Catarina, como

requisito parcial à obtenção do título de

Engenheiro (a) Civil.

Orientadora: Prof. Daniela Milanez Zarbato

Tubarão, SC

2015

Justificativa

O processo de urbanização das cidades brasileiras vem aumentando desde o século passado. Essa urbanização acelerada deteriora a qualidade de vida dos habitantes das cidades, criando riscos e vulnerabilidades socioambientais de gestão complexa e interdisciplinar. A água se constitui em um recurso crucial e limitante, tanto à vida quanto ao desenvolvimento das sociedades.

(PETERS, 2006).

A água é um recurso natural de grande valor econômico, ambiental e social, fundamental à subsistência e bem-estar do Homem e dos ecossistemas da Terra. É um bem comum a toda a humanidade.   Neste contexto, estudos apontam para o aproveitamento e reuso como alternativa à pressão sobre as fontes ainda existentes. Nesta pesquisa estaremos desenvolvendo a  viabilidade de implantação de um sistema pluvial tendo em vista o uso racional da água da chuva nas atividades acadêmicas de uso não potável. Associada a esses fatores será discutido o panorama da distribuição da água no planeta, no Brasil e suas regiões, evidenciando a importância deste recurso para a unidade acadêmica como também para população.

Durante milhares de anos, acreditou-se que a água era um recurso infinito e renovável, uma vez que parecia existir na Natureza com grande abundância. Hoje, a má utilização, e a crescente procura deste recurso, tornou-se uma preocupação geral, pela menor disponibilidade de água potável em todo o planeta. Isto é suficiente, para deixar o cidadão comum preocupado, mas ganha outra dimensão, se pensarmos que apenas 1% de toda a água da Terra está disponível para uso. É certo que existe muita água no planeta, mas cerca de 97,5% dessa água é salgada e está 25% nos oceanos, 2,5% é doce sendo que dessas, 2% estão nas geleiras, e apenas 0,5% está disponível nos corpos de água da superfície, isto é, rios, lagos e a maior parte, cerca de 95%, estão no subsolo, que é, portanto, a grande "caixa de água" de água doce da natureza. (NOGUEIRA, 2006).

De acordo com o World Water Development Report (relatório efectuado por 23 agências das Nações Unidas), o planeta encontra-se neste século, a viver uma “séria crise de água”, que tende a agravar-se, caso não sejam adoptadas medidas rápidas. 

A poluição, a má gestão da água e as alterações climáticas, que estão de facto, a provocar o aquecimento do planeta, são alguns dos motivos que contribuem para a menor disponibilidade dos recursos hídricos.

Segundo Villiers (2002), 10% a 20% da água de chuva encontram um caminho para os sistemas de água subterrânea, o que favorece a recarga de aqüíferos. Complementando, o autor descreve ainda que, o processo de retirar mais água de um aqüífero do que a quantidade que retorna a ele naturalmente, é chamado de “super-exploração dos lençóis freáticos e artesianos”. O uso desordenado das águas subterrâneas é um dos grandes problemas invisíveis e ameaçadores que o nosso planeta enfrenta. É importante, além da utilização de sistemas alternativos para demanda de água, a conscientização da população para sua economia.

A palavra-chave para se pensar na sustentabilidade dos recursos hídricos é conservação e reuso. A grande vantagem da utilização da água da chuva é a de preservar água potável para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade, como para a ingestão direta ou preparo de alimentos. A intenção é, então, conhecer a economia de água potável gerada por um sistema de aproveitamento de água da chuva e suas vantagens dentro de uma unidade acadêmica, evidenciando-nos o quanto pode ser economizado e como podemos desenvolve-lo.

Objetivo geral:

Verificar a viabilidade econômica e técnica de aperfeiçoamento de um sistema já existente de captação de água da chuva já possuindo finalidade de conforto térmico em uma unidade acadêmica no Município de Tubarão/SC, tendo como intuito o aproveitamento dessa água em ambientes e atividades nas quais não se exija potabilidade verificando posteriormente seus impactos econômicos na instituição.

Objetivos específicos:

Elaborar um projeto viável para encaminhamento das águas pluviais para a devida forma de aproveitamento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com