TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício: Amostragem e preservação de amostras de águas e efluentes.

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício 1: Coleta e preservação de amostras de água.

Aluna: Marilia Gueler da Penha

1. Discutir as principais tipologias de águas para coleta e análise laboratorial.

Resposta: As amostra de água são classificadas em diferentes tipos como água bruta; tratada ou residuária; superficial ou subterrânea; interior ou costeira, doce, salobra ou salina. A natureza de amostra é fundamental para determinar seu planejamento e coleta.

2. Quais os principais parâmetros de uma análise de águas. Especificar a sua relevância ou importância para uma avaliação de qualidade da água?

Resposta: Os principais parâmetros empregadas a análise de águas são: físicos, químicos, microbiológicos, biológicos, toxicológicos e radiológicos. Entretanto, combinações entre esses parâmetros não permitem formular planos padrões, cada estudo deve ser avaliado e empregado critérios da legislação vigente. Cada parâmetro apresenta sua devida importância para cada tipo de avalição. Os químicos avaliam concentrações de determinadas substâncias químicas presentes nos corpos d’água, os microbiológicos avaliam a presença de microrganismos patógenos ou não nos corpos d’água, já os radiológicos a presença de substâncias radioativas e etc.

3. Porque a coleta e análise de águas é um procedimento complexo? Como preservar uma amostra? Discuta exemplos.

Resposta: Porque é um procedimento que deve se seguir várias exigências, como estudo do local correto para retirada da amostra; frequência para coleta de amostra; materiais utilizados no procedimento; tipo de água a ser analisada e etc. Caso alguma dessas variáveis não sejam consideradas a qualidade da amostra pode ser comprometida.

Não é possível, independentemente do tipo de amostra, obter a estabilidade completa para cada constituinte. As técnicas de preservação, a seleção adequada dos frascos e a forma de armazenamento, têm por objetivo retardar a ação biológica e a alteração dos compostos químicos; reduzir a volatilidade ou precipitação dos constituintes e os efeitos de adsorção; preservar organismos, evitando ou minimizando alterações morfológicas, fisiológicas e de densidades populacionais, em todas as etapas da amostragem (coleta, acondicionamento, transporte, armazenamento, até o momento do ensaio).

As principais técnicas para preservar amostras são:

  • Adição química:  Nele o reagente é adicionado prévia (ensaios microbiológicos) ou imediatamente após a tomada da amostra, promovendo a estabilização dos constituintes de interesse por um período maior. 
  • Congelamento:  Serve para aumentar o intervalo entre a coleta e o ensaio da amostra in natura, sem comprometer esta última.
  • Refrigeração: Constitui uma técnica comum em trabalhos de campo e pode ser utilizada para preservação de amostras mesmo após a adição química, sendo empregada frequentemente na preservação de amostras para ensaios microbiológicos, físico-químicos orgânicos e inorgânicos, biológicos e toxicológico.

4. Quais os principais procedimentos e diferenciais para coleta e análise de

a)  Água de rio:

Na maioria das vezes a retirada de amostras para análise de água bruta deve ser feita em pontos que não sejam próximos a margens do rio ou em pontos próximos ao lançamento de resíduos. Deve ser considerado que todo corpo d’água tem composição heterogênea, assim é necessário ser realizado estudos preliminares antes para determinar os locais de coleta que represente heterogeneidade do corpo d’água.

b)  Reservatórios:

Em reservatórios a vários pontos de deposição de sedimento, onde contaminantes são encontrados. O acumulo das partículas ocorrem em locais mais profundos, assim para um melhor captação de amostras é preciso levar em conta a variabilidade de sedimentos tantos em pontos na vertical, como na horizontal, além de considerar a dinâmica de circulação dos reservatórios. Na maioria das vezes é indicada a tomada de réplicas para essa situação.

c)  Esgotos:

Os locais de amostragem no procedimento de tratamento de esgoto são escolhidos ao decorrer do processo (entrada da ETA, floculação, decantação, filtração, desinfecção/fluoretação/saída da ETA). Recomenda-se não alterar a vazão das torneiras, pois haverá alteração significativa nas características da água, comprometendo o controle de qualidade realizado pelo operador. Parâmetros operacionais importantes para serem monitorados na água captada (fonte) incluem turbidez, tempo de vazão e retenção, cor, condutividade, condições meteorológicas, absorbância em UV, algas; e no processo de tratamento deve-se controlar a concentração do desinfetante e tempo de contato, pH, turbidez e cor entre outros, dependendo do tipo de tratamento a ser aplicado.

        

d)  Águas de abastecimento:

Resposta: Os locais de amostragem para o controle da qualidade da água produzida, devem ser escolhidos no decorrer do processo (entrada da ETA, floculação, decantação, filtração, desinfecção/fluoretação/saída da ETA). Recomenda-se não alterar a vazão das torneiras, pois haverá alteração significativa nas características da água, comprometendo o controle de qualidade realizado pelo operador. Parâmetros operacionais importantes para serem monitorados na água captada (fonte) incluem turbidez, tempo de vazão e retenção, cor, condutividade, condições meteorológicas, absorbância em UV, algas; e no processo de tratamento deve-se controlar a concentração do desinfetante e tempo de contato, pH, turbidez e cor entre outros, dependendo do tipo de tratamento a ser aplicado.

5) Se você fosse fazer uma coleta para análise de água de chuva, quais os principais

Procedimentos ou características deveria adotar?

Primeiro deveria ser feita a limpeza do ponto de captação. Depois de captada a água para análise não pode ficar muito tempo exposta para não correr o risco de ser contaminada.

6) O que são amostras simples, composta e réplicas? Discutir as situações de sua utilização.

Resposta: A amostra simples é aquela coletada em uma única tomada de amostra, num determinado instante, para a realização das determinações e ensaios. O volume total da amostra irá depender dos parâmetros escolhidos. É indicada para os casos onde a vazão e a composição do líquido (água ou efluente) não apresentam variações significativas. A amostra composta é constituída por uma série de amostras simples, coletadas durante um determinado período e misturadas para constituir uma única amostra homogeneizada. Este procedimento é adotado para possibilitar a redução da quantidade de amostras a serem analisadas, especialmente quando ocorre uma grande variação de vazão ou da composição do líquido. A amostragem pode ser realizada em função do tempo; da vazão; da profundidade; do local a ser amostrado; da margem ou distância entre um ponto de amostragem e outro. Esse tipo de amostra é muito utilizado para análise de esgoto doméstico. A amostra em réplicas é quando a amostra é coletada de modo sequencial e independente, em um determinado período de tempo ou espaço. Esse tipo análise e muito utilizado para amostras de água de rios e lagoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com