TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos Com Produtos Domésticos

Por:   •  6/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

PROJETO: EXPERIMENTOS COM PRODUTOS DOMÉSTICOS

Nome dos(as) aluno(as):  Maria Clara Souza Santos e Maria Victória Santos de Souza Silva

Disciplina:  Química Experimental

Turma: 1º A

Docente: José Tiago Pereira Barbosa

TEMA:

Pasta de dente de elefante

OBJETIVO:

Demostrar as reações que ocorrem entre:

Água oxigenada e iodeto de potássio

Água oxigenada e fermento biológico seco

 

JUSTIFICATIVA:

O experimento “Pasta de Dente de Elefante’ foi escolhido por ser um experimento com materiais acessíveis e que possui uma reação visualmente interessante.

METODOLOGIA:

Materiais

  • 90mL de água Oxigenada volume 40
  • 5g de Fermento biológico seco
  • 20-30mL de detergente de pratos
  • Corante alimentício (opcional)
  • Água
  • Garrafas PET de tamanhos variados
  • Iodeto de potássio
  • Erlenmeyer

Procedimento experimental (com fermento biológico)

Em um copo coloque um sache de fermento biológico seco e adicione aos poucos a água morna, até que se forme uma mistura liquida, reserve.

Na garrafa PET, coloque toda água oxigenada e algumas gotas de corante alimentício, adicione uma quantidade generosa de detergente e misture-os, por fim, adicione toda a mistura de fermento biológico com água.

Procedimento experimental (iodeto de potássio)

Em um Erlenmeyer de 250 mL adicione um frasco de água oxigenada de 40 volumes (90mL) e cerca de 30 mL de detergente e misture-os, em um béquer de 50m adicione uma pequena quantidade de iodeto de potássio em estado sólido e dilua-o com água destilada. Leve o Erlenmeyer até uma pia ou coloque-o dentro de um recipiente aberto. Adicione o iodeto de potássio a mistura da proveta, imediatamente saia de perto e observe a reação que ocorre.

EXPLICAÇÃO DO EXPERIMENTO:

A base para a pasta de dente de elefante é a rápida decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2). O peróxido de hidrogênio se decompõe naturalmente em água e gás oxigênio de acordo com esta reação química:

2H2O2 (l) → 2H2O(l) + O2 (g)

Tanto o iodeto de potássio (KL) quanto a enzima catalase (encontrada no fermento) atuam como catalizadores para a reação:

Os fungos da levedura fazem com que o peróxido de hidrogênio se decomponha e corte uma molécula extra de oxigênio. A levedura se torna um catalisador, pois faz com que o peróxido de hidrogênio libere uma molécula extra de oxigênio. Essa molécula se transforma em gás e, assim que entra em contato com o sabão, faz espuma que jorra do recipiente e o iodeto de potássio, também funciona como um catalisador, acelerando a decomposição da água oxigenada por meio do íon iodeto, conforme as equações abaixo representam.

H2O+ I- → H2O + OI-
H
2O+ OI-→ H2O + I+ O2

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:

Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/pasta-dente-elefante.htm>. Acesso em: 26 maio. 2023.

HELMENSTINE, A. Elephant toothpaste - two ways to make it. Disponível em: <https://sciencenotes.org/elephant-toothpaste-two-ways-to-make-it/>. Acesso em: 24 maio. 2023

LE BOURLEGAT, C. Pequenos cientistas 11: pasta de dente de elefante. Disponível em: <http://www.falamae.com/2014/09/pequenos-cientistas-11-pasta-de-dente.html/>. Acesso em: 24 maio. 2023.

SCIENCE BUDDIES; FINIO, B. Make elephant toothpaste. Scientific American, [s.d.].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com