TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência Osmose

Artigo: Experiência Osmose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Artigo  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Experimento

Ao mergulhar fatias de batata em diferentes concentrações de sal e de água, os estudantes podem observar os efeitos da osmose na flexibilidade e tamanho delas. Trabalhe com pelo menos três concentrações diferentes de sal e uma solução somente de água. Antes do experimento começar deixe os alunos tocarem as fatias e observarem sua flexibilidade inicial. Instrua-os a manter o controle cada uma, rotulando a concentração de sal que entrará. Isso proporcionará uma representação gráfica da alteração da batata após a experiência. Deixe algumas fatias expostas ao ar para proporcionar aos alunos a referência de flexibilidade no final. Mergulhe-as por 15 a 30 minutos. Quanto mais tempo elas absorverem, melhores os resultados. Evite o uso de sal iodado nessa experiência, pois ele reage com os carboidratos na batata e escurece-a. Os alunos podem confundir a descoloração como um efeito da osmose.

Resultados

As fatias não mergulhadas devem permanecer exatamente com a mesma flexibilidade do início da experiência. A evaporação pode torná-las ligeiramente mais flexíveis. Quando embebidas apenas em água, elas ficam menos flexíveis ou completamente rígidas. Com o aumento da concentração de sal as rodelas devem ficar visivelmente menores e enrugadas. Dependendo da quantidade de sal utilizada, os alunos serão capazes de despedaçar as fatias de batata entre os dedos. Após desmanchá-las, eles devem reconstituir a sua forma inicial para comparar o seu tamanho antes e após o experimento.

Conclusões

A solução somente de água era hipotônica. A água correu para dentro das células de batata e inchou a fatia. As solução salina era hipertônica. A água deixou as células da batata e fez com que elas diminuíssem. Quanto maior for a concentração de sal, mais água é puxada da fatia de batata, na tentativa de criar equilíbrio na solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com