TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração e caracterização

Por:   •  22/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CÂMPUS MEDIANEIRA

técnico em química

TQ34D – bioQUÍMICA

 

matheus bertoldi

RAFAEL SANTOS FLAUZINO

victor muniz

relatório de bioquímica:

extração e caracterização do amido

medianeira, agosto de 2014


  1. Introdução

Os carboidratos são moléculas compostas de átomos de carbono ligados a uma hidroxilia e a um hidrogênio, que eram inicialmente representadas pela fórmula Cn(H2O)n, originando daí o seu nome (carboidratos=hidratos de carbono). Possuem de 3 à 7 átomos de carbono em suas formas mais simples, denominadas monossacarídeos. Essas estruturas mais simples podem formar polímeros, gerando assim polissacarídeos como, por exemplo, o amido.

O amido é um carboidrato resultante da polimerização de amilose e amilopectina e é usado por plantas como reserva energética. As plantas o acumulam em várias partes, como tubérculos, raízes, e grãos, que são de grande importância na alimentação humana.

Além de possuírem importância na alimentação, também podem ser usados para diversas utilidades, como preparo de cola, preparo de adoçantes, fabricação de papel e tecidos e por meio da fermentação, pode se produzir etanol (álcool etílico).

No presente trabalho será abordada a extração do amido da batata para a caracterização do mesmo na batata, alimento encontrado frequentemente na dieta humana, de duas formas diferentes. Além disso, serão utilizadas duas formas de extração do mesmo, com objetivo de compará-las.


  1. objetivos

  1. objetivos gerais

Analisar métodos de caracterização e precipitação do amido.

  1. objetivos específicos

Demonstrar a extração, caracterização e precipitação do amido da batata


  1. fundamentação teórica

Os carboidratos (ou hidratos de carbono), são biomoléculas necessárias para a produção de energia em células não fotossintéticas e o principal elemento da dieta em muitas partes do mundo. São constituídas principalmente por carbono, hidrogênio, oxigênio, com fórmula empírica (CH2O). Entretanto, isso não pode ser definido como fórmula geral, pois alguns carboidratos contêm nitrogênio, fósforo ou enxofre. Além disso, os carboidratos podem ser considerados como poliidroxialdeídos, quando o grupo OH se encontra no primeiro ou no último carbono da cadeia, ou poliidroxicetonas, quando o grupo OH se encontra em qualquer outra posição da cadeia principal. (LEHNINGER, 2006)

Podem ser divididos em três classes principais:

  • Monossacarídeos: açúcares simples constituídos por uma única unidade de poliidroxicetona ou poliidroxialdeído.
  • Dissacarídeos: constituídos por duas unidades de monossacarídeos, unidos por ligações glicosídicas que em células são capazes de formar glicoconjugados com outras moléculas não açúcares.
  • Polissacarídeos: polímeros de açúcar que contêm mais de 20 unidades de monossacarídeo, alguns polissacarídeos possuem cadeias lineares, enquanto outros são ramificados. Diferem no tipo de ligação glicosídica, possuindo assim funções biológicas diferentes.

Os polissacarídeos ou glicanos são as formas de carboidratos mais encontrados na natureza e diferem uns dos outros na identidade das unidades de monossacarídeos repetidas, assim podem ser divididos em homopolissacarídeos, que contêm somente uma espécie monomérica como o amido, e heteropolissacarídeos, que contêm dois ou mais tipos diferentes. Alguns homopolissacarídeos como o amido são formas de estocagem de combustível.

O amido é considerado o material de reserva celular dos vegetais e das bactérias, encontrado principalmente em sementes, tubérculos, raízes. É um polímero de glicose, insolúvel em água e formado por duas estruturas diferentes: amilose que possui estrutura longa, não ramificada e amilopectina possui peso molecular elevado e possui uma estrutura altamente ramificada

Dessa forma, o amido consiste estritiralmente de uma mistura de dois homopolímeros de glucose: a amilose e a amilo pectina. A amilose é um polissacarídeo de duas unidades de D-glucose unidas por ligações glicosídeas do tipo alfa 14. A amliopectina é altamnte ramificada, possuindo unidades de D-glicose ligadas por alfa 14 e pontos de ramificação alfa 16. (VARGA et al, 2005).

[pic 1]

Imagem 1 - Estrutura  simplificada do amido

Quando se aquece uma suspensão de amido em água os grânulos, estruturas que armazenam a amilose e a amilopectina, se desintegram e formam uma solução coloidal de amido.

Para determinar e caracterizar a presença de carboidratos em uma solução alguns mecanismos são necessários. As principais reações utilizadas para essa caracterização quando se trata de amido na batata são:

Reação de Molisch, na qual os carboidratos são desidratados a um derivado furfural ou hidroximetil-furfural, que condensam-se com o alfa-naftol do reativo de Molisch, dando origem a uma coloração violeta. Caso for uma reação positiva, forma-se uma zona trifásica com coloração violeta e verde na interfase.;

Reação de iodo, em qual utiliza-se o lugol (mistura de iodo e iodeto de potássio). Sua reação consiste em formar um complexo azul escuro devido a hélice da amilose, enquanto o complexo formado com a amilopectina se dissocia devido ao aquecimento ocorrido pela perda da estrutura helicoidal. O complexo se dissocia por aquecimento devido a perda da esturutura helicoidal, mas volta-se a formar quando a solução é resfriada (UFPR, 2005).


  1. resultados e discussões

  1. eXTRAÇÃO E PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO DE AMIDO

Raspou-se uma batata com espátula, transferindo-se as raspas para um béquer de 250 mL. Neste béquer, adicionou-se cerca de 100 mL de água destilada sob agitação vagarosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (714 Kb)   docx (577.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com