TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA DO BORO E DO CARBONO

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 11

Curso: Licenciatura em Química[pic 1]

Disciplina: Química Inorgânica Experimental II- QUI- 401

Prof. André Rosa Martins

Investigação da Reatividade do Grupo 13 (boro e alumínio)

ESTUDANTE: Everaldo Gonçalves Bispo

Junho- 2013

Porto seguro – BA

1.  APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Everaldo Gonçalves Bispo no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Porto Seguro, no âmbito da disciplina QUI-041-Química Inorgânica Experimental II, ministrada pelo Prof. André Rosa Martins, durante o 1º semestre de 2013.

 

Porto Seguro – BA, 01 junho de 2013.

_______________________________

2. INTRODUÇÃO:

O Grupo 3A ou 13 da Tabela Periódica representado em algumas literaturas como família do boro é o primeiro dos grupos do bloco p, compostos por cinco elementos, os quais recebem a nomenclatura de metais, são eles: boro (B), alumínio (Al), gálio (Ga), índio (In) e tálio (Tl). Seus elementos possuem configuração eletrônica ns2 e np1. Os elementos desse grupo apresentam três elétrons no nível mais externo. Com exceção do Ti, que apresenta o estado +1, eles normalmente utilizam esses três elétrons para formar três ligações, levando-os ao estado de oxidação +3[1].

Os elementos do bloco p vão desde não metais, passando pelos metalóides, até os metais. Associada a esta tendência está uma variação da predominância de ligação covalente a iônica nos compostos dos elementos, a qual pode ser interpretada em termos do aumento do raio atômico e a respectiva diminuição da energia de ionização ao descermos no grupo [1].

Quando comparados com os metais alcalinos terrosos, pode-se dizer que as propriedades desses elementos como metais são inferior aos metais alcalinos terrosos. Nesse grupo o boro é considerado um não-metal, o que contrasta com os outros elementos deste grupo, que são classificados como metais, seu óxido e seu hidróxido são ácidos, como resultado do tamanho pequeno do seu átomo. Normalmente forma três ligações covalentes com ângulos de 120 entre si, utilizando orbitais híbridos sp2. Ele forma compostos com octetos incompletos ou deficientes de elétrons já que só tem três elétrons na camada de valência [2].

O nome boro provém de palavra árabe que significa "branco". É sempre encontrado combinado na natureza, usualmente como sais de boratos. O boro elementar tem brilho semimetálico opaco e é um semicondutor elétrico é o segundo elemento mais duro, depois do diamante e existe em várias modificações cristalinas. [3].

O alumínio tem seu nome ligado ao de um de seus compostos, o alúmen, palavra latina que significa "sabor adstringente". O gálio provém do latim, Gallia (França). Índio tem o seu nome da cor índigo, pois sua linha espectral tem essa cor. Tálio provém do grego, significando "ramo verde" ou "broto"; as linhas espectrais do tálio são verdes. [3]

O alumínio é o elemento metálico mais abundante e o terceiro elemento em peso da crosta terrestre. A maior parte do alumínio ocorre nos alumino silicatos, argilas, micas e feldspatos. O mineral de alumínio é a bauxita, uma mistura complexa de hidróxido de alumínio hidratado e óxido de alumínio do qual ele é obtido o alumínio é um elemento com caráter anfótero, sendo capaz de reagir com soluções aquosas diluídas de ácidos e bases fortes [4].

Os três últimos membros mais pesados do grupo 13 são todos raros e encontrados, principalmente, como impurezas nos minerais de zinco, chumbo e cádmio, como também em muitos minerais contendo alumínio. Por causa de sua escassez, são usados apenas em pequenas quantidades. O gálio foi utilizado como impureza nas fabricações de semicondutores e como componente de ligas. O sulfato de tálio (I) é extremamente tóxico e é útil para combater roedores e formigas [4].

3. OBJETIVOS.

  • Observar a reatividade de elemento do Grupo 13;
  • Observar a reatividade de alumínio metálico com diferentes substâncias;
  • Observar a reatividade de íon alumínio em meio básico;
  • Observar o comportamento ácido do óxido de alumínio;
  • Observar a reatividade de compostos contendo boro.

4. PARTE EXPERIMENTAL.

4.1.Experimento nº 1; Observar a reatividade de alumínio metálico com diferentes substâncias.

Tomou-se cinco tubos de ensaios, numerando-os de 01 a 05. Colocou-se aproximadamente 1,0 g de alumínio em cada tubo aos quais foram adicionados as seguintes soluções: 2,0 mL de solução de ácido clorídrico, 1,0 mol.L-1 no tubo nº 01;  2,0 mL de solução de ácido sulfúrico, 1.0 mol.L-1 no tubo nº 02; 2,0 mL  de solução de hidróxido de sódio, 1,0 mol.L-1 no tubo nº 03; 2,0 mL  de solução de cloreto de cobre no tubo nº 04, Mediu-se então o pH das misturas.

4.2.Experimento nº 2; Observar a reatividade de íon alumínio em meio básico.

Em um béquer de 50ml foi adicionado 5,0ml de solução de cloreto de alumínio, concentração de 1,0mol.L-1, e 3 gostas de fenolftaleína. Foi acrescentado, gota a gota, solução de hidróxido de sódio até tornar o meio básico. Analisando e anotando os resultados.

4.3.Experimento nº 3;  Observar o comportamento ácido do óxido de alumínio.

Nesse experimento foram utilizados dois béqueres os quais foram numerados de 01 à 02, em cada béquer foi adicionado cerca de 2,0 g de alumina, no béquer nº01,foi adicionado 5,0 mL de água destilada, no béquer nº 02 foi adicionado solução de ácido nítrico [6,0 0 mol.L-1].

4.4.Experimento nº 4;  Observar a reatividade de compostos contendo boro.

Em um primeiro béquer foi adicionado 5,0 mL de ácido bórico [2,0 mol.L-1] e 3 gotas de fenolftaleína. Foi acrescentado, gota a gota, solução de hidróxido de sódio [1,0 mol.L-1] até o meio se tornar básico.

No segundo béquer foi colocado 5,0 mL de solução de ácido bórico [2,0 mol.L-1], 1,0 mL de solução de ácido sulfúrico [1,0 mol.L-1] e 3,0 mL de glicerol.

Em um tubo de ensaio, foi acrescentado cerca de 1,0 g de ácido bórico e logo após foi aquecido analisando e anotando os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (586 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com