TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA QUÍMICA ANALÍTICA

Por:   •  20/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA QUÍMICA ANALÍTICA

RELATÓRIO:

DETERMINAÇÃO DO PH DO SOLO UTILIZANDO FITA DE PH

Recife, 06 de Dezembro de 2018

DOCENTE: Mª José de Filgueiras Gomes

DICENTES:

Adelândia Santos, Arielena Augusta, Dayvid Elison, Isabela Thamires, José Fernandes,

Larissa Batista e Layla Fernandes.

OBJETIVO:

Relatório apresentado com o objetivo de complementar

a nota referente a 2º Verificação do Aprendizado.

Período: 1°/ Turma: SA1

Turno: Matutino

pH do solo utilizando faixa de pH

  1. Resumo/ Objetivo

Com o propósito de apresentar o pH da amostra dos solos arenoso, argiloso e adubado coletados, foi feito uma prática laboratorial que evidência se o solo se encontra básico ou ácido com o auxilio da faixa de pH para a determinação desejada fazendo a comparação dos mesmos.

  1. Introdução

O pH é o potencial hidrogeniônico de uma mistura liquida, ou seja, ele determina a concentração dos íon hidrogênico dentro de uma amostra qualquer.  Os solos podem ser naturalmente ácidos em função da própria pobreza em bases do material de origem ou devido a processos de formação que favorecem a remoção de elementos básicos como K, Ca, Mg, Na (Lopes e cols., 1991).

O PH do solo é um fator importantíssimo para a aplicação de uma cultura em determinada área, basicamente o PH define o nível de acidez (concentração de íons H+) ou a alcalinidade (concentração de íons OH-) do solo, com uma faixa que vai de 0 a 14, sendo 7 um PH intermediário (neutro). Os solos possuem um PH muito variado entre 3,0 à 9,0 dependendo da região onde está localizado, a faixa de PH ideal para a maior parte das planta situa-se entre 6,0 e 7,0 no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponível às raízes, sendo que essa faixa varia dependendo da cultura.

A acidez do solo pode ter origem pela absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas, pela reação ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo  e também pelo alto índice de  precipitação que lixivia quantidades importantes de bases permutáveis, no entanto, essa acidez pode ser corrigida com a incorporação no solo de substâncias alcalinas como calcário.

Já um solo alcalino ou básico comum em áreas com chuvas escassas, como em regiões áridas, pois, a baixa taxa de pluviosidade faz com que sais de cálcio e potássio, entre outros, acumulem-se no solo elevando o seu PH, assim com solos muito ácidos, solos alcalinos demais são inviáveis para fins agrícolas. O aparelho que permite medir o pH de solos é denominado de phmetro, onde é ele que faz a leitura das características ácidas ou básicas.

Por esses fatores a determinação do PH do solo é de extrema importância para a agricultura, pois, revela a necessidade de aplicar-se ou não uma correção do nível do PH através de procedimentos como calagem para saber se determinada cultura irá se desenvolver a medida que o solo se apresenta ácido ou básico, deste modo, tomando as devidas providências para proporcionar as plantas um crescimento saudável.

Ressaltando que, a fita de pH é uma fita que apresenta diversos quadradinhos que quando embebida em uma solução cada quadrado muda para uma cor diferente onde essas cores são comparadas com uma escala que vem impressa na embalagem podendo medir o pH com mais precisão em faixas menores de pH.

  1. Materiais e reagentes

- Béquer

- Funil

- Papel filtro

- Bastão de vidro

- Amostra de solo Argiloso

- Água destilada

- Fitas para medição de pH

  1. Procedimentos experimentais

Inicialmente, o solo foi aquecido na chapa aquecedora existente na capela de exaustão a uma temperatura de 300°C (Figura 1).

[pic 2]

Figura 1.

Após o resfriamento da amostra de solo preparou-se o funil, colocando-se o filtro e umedecendo o mesmo com um pouco de água destilada (Figura 2). Logo após foi colocado sobre o funil um béquer e após todo esse preparo, iniciou-se a deposição da amostra de solo argiloso sobre o papel filtro e posteriormente adicionou-se água destilada até completar todo o espaço no papel filtro (Figura 3). O solo argiloso por ter características mais compacta foi necessário a utilização de um bastão de vidro para mexer a solução para que a filtração ocorresse de forma mais acelerada. Em seguida, após um breve instante notou-se o fluimento da solução. Foi colhido 5 ml da solução e então com ajuda de fitas de medição de pH, mediu se o pH naquela concentração que representava o pH de todo solo argiloso. Verificou se um pH ácido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (480.3 Kb)   docx (410.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com