TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacocinética

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

MICROBIOLOGIA  

                                     

Microbiota espécie que forma populações na pele e nas mucosas dependendo da fisiologia de cada região.

Contaminar grande número (presença), mas não invasão em um sítio específico.

Infecção é um processo de adesão; invasão de um sítio específico, por exemplo, corrente sanguínea, tecido epitelial; multiplicação e disseminação de microrganismos em hospedeiro suscetível. Há um aumento do número celular produzindo toxinas.

Qualquer microrganismo tem a capacidade de desencadear um processo infeccioso. Depende do meio e debilidade imunológica, do potencial do microrganismo.

 

                                       Bactérias

As bactérias de interesse médico podem apresentar formas esféricas ou comumente chamadas de cocos, cilíndricas ou bacilos e de espiral.

Quando as bactérias em forma de cocos se dividem, as células podem permanecer unidas umas às outras. Cocos aos pares são chamados de diplococos, cadeias de estreptococos e cachos estafilococos. Tétrades cocos em dois planos e cocos em cubos sarcina.

Diplobacilos e estreptobacilos.

Bactérias espiraladas podem ser como vírgulas, são chamadas vibriões e espirilos quando tem forma de saca-rolha. Mas corpo flexível são os espiroquetas.

A forma das bactérias é uma característica genética e geralmente são monomórficas, isto é, mantêm uma única forma.

Uma vez que os microrganismos são transparentes, é freqüente o uso de corantes para a melhor visualização. Os métodos mais utilizados são o de Gram e de Ziehl-Neelsen.

O método de Gram divide as bactérias em dois grandes grupos: Gram-positivos e Gram-negativos. O método consiste no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os seguintes reagentes: cristal violeta, lugol, álcool e fucsina. Ambas absorvem o cristal violeta e o lugol tornando-se roxas. Entretanto, ao serem tratadas com álcool as Gram+ não se deixam descorar, enquanto que as Gram- sim. Então as Gram- ao receber a fucsina deixam-se corar adquirindo uma cor avermelhada.  

                        ESTRUTURAS BACTERIANAS E SUAS FUNÇOES

Membrana citoplasmática ou membrana plasmática é uma estrutura que forma uma barreira responsável pela separação do meio interno e externo da célula. É composta de 60% de proteínas imersas em uma bicamada fosfolipídica de 40%.  A membrana dos procariotos difere quimicamente da membrana dos eucariotos pela ausência de esteróis. Mesossomos a membrana plasmática pode apresentar uma invaginações múltiplas. Na forma septal apresenta papel importante na divisão celular.  

Parede celular o conhecimento das diferenças da parede celular das Gram+ e Gram- é imprescindível para entender o mecanismo de ação dos quimioterápicos.

Gram+ pouca quantidade de lipídios

Gram- maior concentração de lipídios

As Gram+ contém peptidioglicanos (açúcar dissacarídeo e proteínas). Suas fitas são ligadas através das proteínas e entre o açúcar NAG-NAM (N-acetil glicosamina e N-acetil murânico) NAG-NAM

                                 |             Podendo ter até 50 fitas formando a parede (sobrepostas)

                         4 aminoácidos (ligadas covalentementente, cadeis laterais de tetrapeptídeos

                                 |               CLTs  é composta de L-alanina; D-glutamato; mesodiaminopimelato           

                          NAG-NAM      ou outro aminoácido diamínico e D-alanina).

As Gram- são mais virulentas, com resposta inflamatória mais potente.

Possuem uma bicamada lipídica (possue uma camada interna composta basicamente de fosfolipídios, e uma externa contendo (LPS) e proteínas) e algumas fileiras de peptidioglicano. Este último as torna mais suscetíveis a quebras comparando com as Gram+ são mais rígidas, evita a dessecação.

O LPS lipopolissacarídeo é um lipídio complexo ao qual está ligado a um polissacarídeo chamado de antígeno. O LPS também é chamado de endotoxina, pois provoca febre. Nós não temos este lipídio no organismo ele induz uma resposta inflamatória.

 Exceções: arqueobactérias não possuem peptidioglicanos típicos como o ácido murânico e D-aminoácidos, característicos das eubactérias. Algumas possuem paredes compostas exclusivamente de N-acetilglicosamina e outras proteínas.

Micoplasmas não possuem parede celular e seu citoplasma é limitado apenas por uma bicamada fosfolipídica associada a proteínas.

Cápsula, camada mucosa e camada S vários procariotos sintetizam polímeros que são depositados fora da parede celular e são chamados substâncias poliméricas extracelulares (SPE). O termo cápsula fica restrito a uma camada que fica ligada à parede celular como um revestimento externo de extensão limitada e estrutura definida. Os SPEs podem forma uma massa amorfa mais dispersa, parcialmente desligada da célula e chamada então de camada mucosa. A camada S encontrada em arqueobactérias, é composta de proteínas e glicoproteínas ligadas à parede.

As SPEs podem ser reservatório de nutrientes e água, aumento da capacidade invasiva (escorregadias), aderência (formação de biofilme). Podem aumentar o pode rinfectante de alguns tipos de bactérias; bactérias fixadoras de nitrogênio ligam-se a superfície de raízes leguminosas, bactérias formadoras de cáries Streptococos mutans produzem um polissacarídeo extracelular que se liga ao esmalte do dente epromove o acúmulo de outros microrganismos. Quanto maiso o número de bactérias aderidas, maior a produção de ácido pela fermentação microbiana da sacarose, resultando na desmineralização do esmalte do dente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com