TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo como ponto de partida o desenvolvimento dos seres humanos, torna-se importante saber um pouco mais sobre o nosso próprio desenvolvimento. Para tanto, registre ideias que podem demonstrar e reconhecer que os fatores influenciam o desenvolvimento humana sendo este a hereditariedade (fatores inatos) ou a interação com o meio ambiente (fatores adquiridos).

O desenvolvimento dos seres humanos, ele ocorre a partir do seu nascimento, um bebe sempre está interagindo com as pessoas ao seu redor, agindo de forma parecida com as pessoas que convive, adquirindo conhecimentos novos. Um filho que convive com a mãe, vai adquirir os hábitos da mãe. Tentando imita - lá para adquirir os mesmos costumes que ela.Uma criança que convive com uma pessoa que não seja de sua família, irá adquirir conhecimentos diferentes. Já os fatores hereditários, já nascem com a criança, e ela passa a desenvolvê-los através do tempo conforme for necessário a ela utilizá-los.

O desenvolvimento humano é um processo caracterizado pela continuidade (mudanças quantitativas) ou pela descontinuidade (mudanças qualitativas).

O desenvolvimento do ser humano tem como principal fator de influência, a aquisição de novos conhecimentos. A soma desses fatores contribui para o fator de desenvolvimento, não só da estrutura física quanto também psicologica. É de estrema importância adquirir o maior número de conhecimentos para melhor se adaptar ao meio em que vive. E quanto maior for a qualidade dessas informações, mais rápido e mais fácil esse se encaixa á sociedade.

O processo de desenvolvimento nos seres humanos caracteriza-se mais por fatores internos (ligados á sua biologia, pensamentos e emoções) ou a fatores externos (como a socialização ou a cultura)?

O desenvolvimento humano sofre influência do meio interno, levando em consideração a hereditariedade, o crescimento ou a maturação fisiológica. Essas influências estimulam fatores essenciais ao desenvolvimento humano. Porém, esse processo não seria completo sem a influência do meio externo, que complementa esse desenvolvimento, socializando o individuou e aplicando a cultura local para que ele posse se desenvolver seguindo costume local, ou seja, ao grupo em que faz parte.

Portanto, não são um ou dois fatores isolados, mas são vários os que influenciam diretamente no desenvolvimento ou percepção

O desenvolvimento humano pode ser considerado um processo estável ou, pelo contrário, um processo em constante mudança? Justifique:

O desenvolvimento humano é um processo em constante movimento, pois diante de tantas influências que nós passamos, e experiências que adquirimos, faz com que nosso desenvolvimento sempre esteja mudando e evoluindo.

Cada período de desenvolvimento é uma nova mudança. Como a infância, a adolescência e a fase adulta. Cada uma com suas características e processos que o indivíduo precisa passar pra melhor se desenvolver na fase seguinte. Garantindo um conhecimento mais amplo e novas experiências. A mudança é necessária, para melhor se adaptar a outros meios. Por isso vivemos em constante mudança, para adquirirmos conhecimentos novos, e porque cada fase da vida exige uma atenção diferente, para melhor aproveitamento.

O desenvolvimento humano contribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com