TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Físico-química

Por:   •  5/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A análise quantitativa é o conjunto de técnicas e métodos que tem a finalidade de determinar a quantidade dos componentes em amostra. A análise quantitativa tem papel fundamental na indústria, já que quantifica controlando assim as matérias-primas em fase de produção permitindo avaliação da qualidade dos mesmos. Nos laboratórios, análises quantitativas auxilia em trabalhos e estudos com matérias-primas, processos tecnológicos, melhoria dos padrões de qualidade dos produtos, análise de amostras, etc (TERRA & ROSSI, 2005).

Na análise quantitativa utiliza-se métodos gravimétricos e volumétricos. A gravimetria utiliza a separação e pesagem de um determinado elemento ou composto em sua forma mais pura possível. A volumetria ou titulação é um método utilizado para determinar o volume de uma solução que contém uma concentração conhecida necessário para reagir com uma segunda solução  em que a concentração é desconhecida e deve ser determinada. As análises volumétricas são realizadas com mais frequência pois é mais rápido e mais fácil sua repetição (SILVA, 2016).

Para compreender a realização de uma análise volumétrica é preciso entender alguns termos: solução padrão é um reagente com concentração exata conhecida; titulação é o processo em que o reagente padrão é adicionado em uma solução de analito até que a reação entre os dois esteja completa; retrotitulação é o processo em que o excesso da solução padrão utilizado para consumir um analito é determinado por uma outra solução padrão; ponto de equivalência é o ponto na titulação em que a quantidade de reagente padrão equivale a quantidade de analito; o indicador é um ácido ou base orgânicos fracos usado para causar uma alteração visível próximo ao ponto de equivalência (SERUDO, 2015).

Titulação é um processo em que se adiciona um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma das propriedade. Quando o intuito é encontrar uma concentração, normalmente são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se verificar a variação de outra grandeza, como a massa nas titulações gravimétricas, ou a absorção da luz nas titulações espectrofotométricas (MATOS, 2011).

A análise volumétrica envolve a titulação de substâncias ácidas com uma solução padrão alcalina (Alcalimetria) e titulação de substâncias básicas com uma solução padrão ácidas (Acidimetria). A solução padrão sempre será um ácido forte ou uma base forte pois assim o ponto final será mais nítido. O ponto de final é determinado por um indicador químico (indicador ácido-base).Para escolher o indicador adequado deve-se ficar atento para como o pH varia nas imediações do ponto de equivalência (PE), já que o indicador tem um intervalo de pH em que ocorre a variação da cor, a chamada zona de transição. (MATOS, 2011). Os erros que podem ocorrer relacionados com o indicador é quando o pH em que o indicador muda de cor difere do pH do ponto de equivalência, esse erro pode ser evitado com a escolha cuidadosa do indicador. Outro erro tem origem na habilidade limitada da nossa visão em distinguir a cor intermediaria do indicador (SERUDO, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (380.8 Kb)   docx (203.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com