TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS PELA REAÇÃO COM DIFERENTES REAGENTES

Por:   •  20/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri[pic 1][pic 2]

Disciplina: Química Analítica Qualitativa

Docente: Profª. Helen Rose

                Data de realização do experimento: 17/11/2015

                Discentes: Lavínia Mota e Marcos Becker

PRÁTICA 3: IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS PELA REAÇÃO COM DIFERENTES REAGENTES

Diamantina, 24 de Novembro de 2015

Resumo

Através do preparo de soluções feitas no laboratório e as reações destas de acordo com os solutos e/ou solventes nele apresentados, foi possível identificar os cátions presentes em cada amostra analisada. Pelo aumento de temperatura, mudança na coloração final das soluções foi possível definir os reagentes existentes em cada uma das misturas.

Introdução

        


Objetivo

        Identificar diferentes cátions através de vários reagente químicos

Parte experimental

        Materiais e reagentes utilizados:

- Tubos de ensaio;

- Estantes para tubos de ensaio;

- Fita de pH;

- Chapa aquecedora e agitador magnético;

- Centrífuga;

Reagentes: hidróxido de sódio, amônia, cloreto de amônio, tiocianato de amônio, ácido clorídrico, peróxido de hidrogênio, ferrocianeto de potássio, dióxido de chumbo e dimetilglioxima.

Metodologia

        

  1. Reação com NaOH.

Foi adicionado em 7 tubos de ensaio diferentes 4 gotas de solução 0,1mol/L de nitratos dos cátions Al3+, Cr3+, Fe3+, Ni2+, Co2+, Mn2+ e Zn2+. Em seguida adicionou-se 5 gotas da solução de NaOH 4mol/L em cada tubo. Observou-se anotando as cores dos precipitados formados. Adicionou-se excesso de NaOH 4molar aos precipitados formados e verificou-se quais foram dissolvidos pelo excesso do reagente.

  1. Reação com NH3.

Adicionou-se em 7 tubos de ensaio distintos 4 gotas de solução 0,1mol/L de nitratos dos cátions Al3+, Cr3+, Fe3+, Ni2+, Co2+, Mn2+ e Zn2+. Sucedeu-se adicionando gota a gota, 5 gotas de NH3 4molar. Observou-se anotando as cores dos precipitados formados. Prosseguiu-se adicionando NH3 aos precipitados formados e identificou-se qual destes dissolveram pelo excesso de reagente. A cor final da solução foi registrada.

  1. Reação com NH3 em presença de NH4Cl.

Em 7 tubos de ensaio foi colocado 5 gotas de solução 0,1mol/L de nitratos Al3+, Cr3+, Fe3+, Ni2+, Co2+, Mn2+ e Zn2+ em cada tubo. Em seguida adicionou-se 5 gotas de NH4Cl 4molar e gotas de NH3 até o meio ficar alcalino. Percebeu-se e registrou-se os casos e as cores dos precipitados formados.

  1. Ensaios com reagentes específicos (reações de identificação).

  • Fe3+ (Ferro)

Tiocianato de amônio (NH4SCN): em um tubo de ensaio foi colocado 5 gotas de Fe(NO3)3  0,1 molar, 6 gotas de HCl 6 molar (verificou-se se o pH estava entre 2 e 3) e 5 gotas de solução NH4SCN 1 molar. Observou-se a cor produzida por essa mistura.

  • Al3+ (Alumínio)

NaOH: colocou-se em tubo de ensaio 5 gotas de solução de nitrato de alumínio a 1 molar e adicionou-se gotas de NaOH 4 mol/L até formar um precipitado gelatinoso. Continuou-se acrescentando NaOH até a completa dissolução do precipitado. Foi acrescentado gotas de HCl 6 mol/L e observou-se a reprecipitação.

  • Cr3+ (Cromo)

Reação com H2O2 / NaOH a quente: Colocou-se em tubo de ensaio 5 gotas de solução de nitrato de cobre agregando 5 gotas de água e NaOH 4mol/L até formar um precipitado gelatinoso. Aumentou-se a quantidade de NaOH às soluções precipitadas até a sua completa dissolução. Adicionou-se em seguida 10 gotas de H2O2 3%. Aqueceu-se à ebulição por 2 a 3 minutos, de modo que o desprendimento do oxigênio fosse cessado. Observou-se a formação de uma solução amarelada.

  1. Reação com Ferrocianeto de potássio

Inseriu-se em um tubo de ensaio 5 gotas de K4(Fe(CN)6) 1 mol/L. Notou-se a formação de um corpo de fundo branco-acinzentado de K2Zn3(Fe(CN)6)2.

  • Mn2+ (Manganês)

Oxidação a permanganato com PbO2/HNO3: colocou-se em um tubo de ensaio 1 gota de solução de nitrato de manganês 0,2 mol/L, cerca de 10 gotas de ácido nítrico 6 mol/L e uma pequena quantidade (ponta da espátula) de PbO2. Aqueceu-se à ebulição e deixou-se decantar a mistura.

Precipitação de MnO(OH)2: neutralizou-se 2 gotas de cloreto manganoso e 8 gotas de NaOH 6 mol/L, observou-se a formação do precipitado de cor branca. Agregaram-se algumas gotas de H2O2, pouco a pouco agitando o composto. Esquentou-se por cerca de 3 minutos até cessar o desprendimento de O2. A mistura foi levada a centrífuga e após acelerar a sedimentação das fases foi lavado com água destilada quente o precipitado (na chapa aquecedora). Verificou-se a mudança de cor do precipitado de branca para marrom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (331.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com