TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDEXAÇÃO DA CELA UNITÁRIA DO NaCl

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

INDEXAÇÃO DA CELA UNITÁRIA DO NaCl[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

Instituto de Química

                                        Ana Cristina / Patrícia Cruz

RESULTADO E DISCUSSÃO

Os retículos iônicos são formados por íons negativos, os ânios, que ocupam as posições do retículo cristalino, sendo os cátions distribuídos nos interstícios tetraédricos ou octaédricos formados na rede.

As ligações iônicas que mantêm unidos os cátions e os ânions são ligações não direcionais, por isso o número de ânions que circundam os cátions deve ser o maior possível, e deve estar distribuído de maneira simétrica para minimizar as forças repulsivas e maximizar as forças atrativas. Nesses sólidos, a estrutura depende diretamente da relação entre o raio do cátion e o do ânion, variando, portanto, de um composto para outro [1]. O NC 6 indica que a estrutura do NaCl é formada a partir de um arranjo CFC de íons Cl-  com os íons Na+ ocupando os interstícios octaédricos da estrutura.  Os sólidos iônicos geralmente são duros, frágeis, têm um elevado ponto de fusão e são quebradiços. Essas propriedades indicam a presença de fortes interações atrativas entre cátions e ânions. Esses sólidos não conduzem corrente elétrica, entretanto, quando passam à fase líquida, tornam-se bons condutores de eletricidade.

Abaixo é possível identificar o gráfico e a tabela feitos a partir da varredura realizada no difratômetro de raio X, com os seguintes parâmetros instrumentais:  λ=1,5418 angstrons, gerador a 40 KV e 30 mA, modo de varredura contínua a 2º min-1 e passo de 0,020º, faixa em 2θ de 15 a 85º.

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

Tabela 1: Tabela para identificar os parâmetros da cela.

        O sistema cúbico de face centrada (CFC), apresenta um átomo em cada vértice, mais um átomo no centro de cada face do cubo, logo tem em seu interior o volume de 4 átomos [2].[pic 5]

Figura 1: Estrutura Cristalina do NaCl.

        

        CONCLUSÃO

                 Nos sólidos iônicos, a estrutura depende diretamente da relação entre o raio do cátion e o do ânion, variando, portanto, de um composto para outro logo, os padrões de difração, são específicos para cada tipo de cristal. A estrutura do NaCl é formada por um arranjo CFC de íons Cl-  com os íons Na+ ocupando os interstícios octaédricos da estrutura. Os padrões de difração, são específicos para cada tipo de cristal. Assim podemos notar que uma das principais aplicações para o método difração de raios-X, seria descobrir a composição de diversos materiais.

REFERÊNCIAS

[1] A rede cristalina. Disponível em:

Acesso em 24 de março de 2015.

[2] A rede cristalina. Disponível em

.  Acesso em 24 de março de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com