TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÍCOLAS

Por:   •  8/6/2016  •  Seminário  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

VISITA TÉCNICA AO LABORATÓRIO DE SOLOS

ALUNOS: THAMIRIS FERREIRA DE SOUZA E MARIA RITA DE ALMEIDA MORAES ARAÚJO

DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÍCOLAS

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS

INTRODUÇÃO

Ao refletir sobre instrumentação e pratica que colocaremos em ação na nossa futura profissão é de essencial interesse o conhecimento de formas, estruturas e equipamentos que se pode utilizar durante o trajeto, para isso neste presente trabalho buscou-se relatar a visitas feita ao laboratório de analise de solos e plantas  do IFES – Campus Itapina.

Sabe-se que toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas de conduta para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. É importante manusear corretamente as substâncias químicas e os equipamentos com os quais se vão trabalhar, a fim de evitar acidentes pessoais ou danos materiais.

  1. LABORATÓRIO DE ANALISES DE SOLOS

A visita ao laboratório de solos foi feita sobre a surpevisao e orientação do técnico Pertterson Texeira no dia 23 de maio de 2016, o laboratório de solos do ifes compus itapina não tem por finalidade a prestação de serviço, e sim a pesquisa e extensão, inicialmente o técnico contou a historia do laboratório que foi fundado em 1997 logo após  convidou as alunos a observa toda a estrutura do laborario, equipamentos e estrutura fisica, mostrando todos os intens de segurança presente neste ambiente, pois para trabalhar em um laboratorio de solos deve ter muita atençao sempre pois sempre tem que mexer com produtos que são perigosos então sempre que entra em um laboratorio tem que estar de jaleco calças jeans e calçado fechado para previnir qualquer tipo de acidente, contudo o laboratorio e equipado com diversos equipamentos contra esses tipos de acidente.

Setas de sinalização

[pic 1]

Indicam a saida em caso de incêndio  para a vitima conseguir chegar a saida de emergência se arrastando pelo chão .

Ducha e lava olhos

[pic 2]

Em caso do trabalhador se acidentar com algum produto quimico se for na pele ultiliza-se o chuveiro e em contato com olhos , usa-se o lava olhos.

Saída de emergência e lâmpada de emergência

[pic 3]

Em caso de qualquer acidente ultiliza-se as saidas de emergencia e em caso de falta de luz as lampadas de emergencia se acendem indicando a saida e iluminando o ambiente.

O laboratório de solos do ifes itapina ja ganhou o título várias vezes de melhor do Brasil, tendo excelência e sendo referência na área de analise de solos.

Após mostrar a estrutura fisica do laboratório o técnico apresentou os equipamentos .

Fotômetro de chamas  

[pic 4]

Para indentificar  no solo matéria orgânica e fósforo remanescente.

Bureta digital

[pic 5]

Equipamento de alta precisão para alcaçar exatidao a quantidade de produto na solução

Balança analitica

[pic 6]

Essa balança tem alta prescisao pesa com quatro casas decimais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (385.8 Kb)   docx (324.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com