TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Ambiental

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 9

IMPACTO AMBIENTAL

Resumo

O impacto ambiental é toda ou qualquer ação do homem que cause alguma mudança na natureza, este podendo ser positivo ou negativo. De acordo com a norma da ISO 14001,

Impacto Ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.

Juridicamente, o conceito de impacto ambiental refere-se exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente, danos causados à natureza por fenômenos ocorridos por ela mesma, não podem ser classificados como causadores do impacto ambiental.

Considerações Iniciais

Nos dias de hoje, muito ouvimos falar sobre as consequências do impacto ambiental. Com tamanha demanda de consumo, há também uma exploração maior da natureza e assim a necessidade de renovar seus recursos.

A primeira lei ambiental foi criada em 1863 na Inglaterra com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes no ar pela indústria de vidro na época. Desde então, com o passar dos anos a preocupação foi só crescendo e se espalhando pelo mundo.

Em 1980 foi criado a EIA/RIMA (Estudos de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto sobre o Meio-Ambiente), passando a proteção ambiental de defensiva (a que havia até então) para soluções corretivas. Nesta década, dois grandes acidentes ecológicos aconteceram: um vazamento de gases tóxicos na Índia e um acidente nuclear em uma usina na Ucrânia. A partir daí essa preocupação deslanchou e novas leis foram sendo criadas com o intuito de proteger o meio ambiente.

A nossa necessidade de possuir uma melhor qualidade de vida nos levou a maior exploração da natureza, com isso veio também a necessidade de ressarci-la de alguma forma.

Estão surgindo cada vez mais estudos e leis em uma busca incansável por “recuperar” nosso ecossistema. O protocolo de Kyoto criado em 1997, é um exemplo claro dessa preocupação mundial. Assinado pelos países industrializados, teve como objetivo reduzir a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa até 2012.

Efeitos

Quando vemos o termo “Impacto Ambiental”, logo associamos a efeitos negativos que o homem causou a natureza, mas não é bem assim. O Impacto Ambiental pode ser tanto positivo quanto negativo, isso dependerá de como ele ocorrerá.

Como exemplo do impacto positivo, podemos falar sobre a reestruturação da natureza. Grandes empresas como a Dell, a Microsoft, entre outras, possuem essa preocupação. O plantio de Árvores (recuperação de matas), a reciclagem de materiais que demoram muito tempo para se decompor, a reutilização desses materiais, a construção de obras de revitalização, dentre outros que modificam o ambiente para um fim positivo, também é chamado de Impacto Ambiental, mas este, positivo.

Apesar disso, os impactos negativos são muito maiores do que os positivos. A destinação incorreta de resíduos ou poluentes sem o devido tratamento ocasiona danos na maioria das vezes irreparáveis. O corte indevido de árvores e o não plantio de novas, a queima incorreta de materiais, o desvio de cursos d’agua, a retirada de minerais da terra, a poluição industrial, o excesso de lixo industrial produzido, entre outros fatores, contribuem para que esse impacto seja cada vez maior.

Algumas empresas destinam clandestinamente seus lixos de resíduos poluentes ou tóxicos e sem o devido tratamento, a fim de ter menor custo com este. Esse lixo pode afetar tanto cursos d’água, como o ar, contaminando todo o ecossistema a seu redor.

A legislação brasileira determina dois tipos de medidas ambientais: as compensatórias e/ou mitigadoras. A medida compensatória é quando algo foi danificado na natureza e não pode ser “consertado”, esta é compensada de alguma outra forma. Como por exemplo, quando se retira um mineral da terra. O mineral não tem como repor, mas outras medidas podem ser adotadas para que aquele ambiente seja compensado pelo dano que lhe foi causado. Já a medida mitigadora, é quando pode adotar-se uma ação para minimizar algum efeito causado ao ambiente. Exemplo disso seria o desmatamento para produção de papel. Este mesmo que retirado, pode ser replantado, não causando tanto dando aquele ambiente.

T.I. Verde

Atualmente o uso da tecnologia é relevante, pois trouxe rapidez e facilidade ao acesso a informação, ajuda e facilita o cotidiano das pessoas para tarefas diárias como pagar contas ou fazer compras, trouxe também um grande avanço na medicina através de exames que se utilizam da tecnologia entre tantas outras vantagens.

Porém com a evolução da tecnologia, geram-se mais equipamentos, o que resulta em efeitos prejudiciais ao meio ambiente, tais como: degradação por meio do descarte incorreto de lixo eletrônico, grande quantidade de uso de papel, aumento do consumo de energia e outros efeitos.

A TI Verde surgiu tendo como foco principal diminuir essas consequências, isso não significa que não se pode usufruir das tecnologias, mas sim usá-las de forma que beneficiem ambos os lados, aplicando práticas sustentáveis.

As empresas que direta ou indiretamente utilizam meios tecnológicos para realizar suas funções de trabalho, automaticamente encontram-se inclusas no cenário de aplicabilidade de TI Verdes, tanto as empresas que fabricam equipamentos eletrônicos, quanto as que são consumidoras desses produtos. Como as práticas são aplicadas de acordo com o perfil organizacional de cada empresa deve-se analisar de forma cautelosa toda sua estrutura, para que assim sejam identificadas as práticas corretas a serem implantadas a fim de proporcionar benefícios ao meio ambiente e a organização.

Ao aplicar a TI verde, uma empresa eleva seu status perante a sociedade, com isso torna-se referência até mesmo para a concorrência, conseguindo a preferência e a confiança de seus clientes. Mas mesmo que as práticas sejam para o bem estar de todos, ainda assim, existe certa rejeição por parte das organizações que já possuem equipamentos tecnológicos, isso se deve principalmente ao fato dela ter que adquirir equipamentos mais sustentáveis, e consequentemente gerar despesas que nem todos os empreendedores estão dispostos a pagar.

Atualmente as práticas de TI Verde consistem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com