TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores ácido-base

Por:   •  13/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução

Soluções são misturas homogêneas, reuniões de duas ou mais substâncias que apresentam uma única fase. Nas soluções encontram-se solutos e solventes.

Solvente é a substância em maior quantidade e soluto a em menor quantidade, porém a água é uma exceção, independente da quantidade ela é sempre considerada solvente.

A diluição de soluções acontece quando acrescenta-se solvente a uma solução, em muitos casos a água, por ser um solvente universal, gerando consequências na solução como aumento de volume, diminuição da concentração. Entretanto a massa do soluto permanece inalterada.


2 Objetivos: Preparar solução líquida com soluto sólido.

Calcular as concentrações da solução preparada antes e depois do diluição de uma alíquota da mesma.


3 Materiais e métodos:

3.1 Materiais e reagentes

• 2 Balões volumétricos de 100ml

• Espátula

• Vidro de relógio

• Béquer de 100ml

• Béquer de 50ml

• Balança

• Pisseta

• Permanganato de potássio (s)

• Sargento

• Bastão de vidro

• Pipeta graduada de 10ml

• Pêra ou pipetador

3.2 Procedimentos:

Quando o soluto for uma substância sólida, é importante observar a técnica de transferência do mesmo. Após o cálculo da massa necessária e de sua pesagem, o sólido deve ser transferido sem perdas, a um recipiente adequado para a dissolução do mesmo, geralmente um béquer. Este deve ter um diâmetro não menor do que o do vidro de relógio. Inclina-se o vidro de relógio sobre o recipiente, de modo a fazer que o sólido deslize lentamente sem levantar pó; se necessário, umedecer o material. As partículas do sólido retidas no vidro de relógio são, finalmente lavadas com um jato de água para dentro do recipiente; nesta operação, o recipiente é mantido inclinado para que o líquido escorrendo do vidro de relógio caia sobre o lado do recipiente e deslize pela parede, em vez de gotejar diretamente sobre a solução com eventuais projeções do líquido. O sargento, se utilizado, deve ser lavado e as águas de lavagem são incorporadas à solução.

 Solução de KMnO4:

- Calcular a massa de permanganato de potássio necessário para preparar 100ml de solução 0,05mol/l.

- Preparar a solução seguindo as orientações anteriores.


 Diluição da solução:

- Transferir cerca de 30ml da solução anterior para um béquer. Pipetar com o auxílio do pipetador ou pêra, 5ml dessa solução e transferir para um balão volumétrico de 100ml.

- Preparar a solução seguindo as orientações anteriores.

4 Resultados e discussões

        A experiência que foi realizada no laboratório de química, proporcionou aos alunos uma comprovação visível de que quando nos diminuímos a concentração da solução nos podemos interferir nas suas características e torna-la menos concentrada ou mais concentrada. Nós utilizamos permanganato de potássio para formar uma solução com 0,5mol/l de solução e podemos observar que o composto adquiriu uma coloração roxa devido o fato do permanganato ser um sal de coloração roxa. Após isto nos retiramos uma parte da solução e adicionamos mais água o que criou uma nova solução com menos concentração e também com uma coloração mais rosa e menos intensa que a coloração anterior.

        A primeira solução continha uma concentração maior de soluto em relação ao solvente, com isso, nós podemos observar uma coloração mais intensa. Como vimos em sala quando se diminui a concentração de uma determinada solução se pode alterar suas características (cor, viscosidade, condutividade elétrica,...), na experiência que foi realizada no laboratório podemos observar a mudança de cor de uma solução ao dilui-la mais tornando ela em uma solução que tenha menos concentração. O permanganato de potássio é um sal de cor roxa que ao entrar em contato com a água tende a deixar a solução com uma cor de roxo intenso, ao colocar água no permanganato de potássio foi possível observar no laboratório (a principio), uma coloração mais intensa que após se adicionar mais água acabou de tornando uma solução de menor concentração e propiciando uma coloração menos intensa.

        Ao separar uma parte da primeira solução e acrescentar mais água foi possível observar uma coloração menos intensa devido o fato de termos uma solução mias diluída que a anterior. Ao realizar essa experiência nos podemos observar uma mudança de características da solução ao diminuir sua concentração: a mudança de cor. Se diluirmos mais ainda a solução de permanganato de potássio com água acabaríamos por diminuir ainda mais sua coloração que a inicia era de um roxo intenso.


                  Segue abaixo os cálculos que foram desenvolvidos junto ao experimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com