TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorgânica - Metais Alcalinos

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA QUÍMICA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

GABRIELA CORDEIRO DE PAULA

GUILHERME VIEIRA

THAIS THEOMARIS DOS SANTOS GRABOWSKI

PRÁTICA 1: ESTUDO DE ALGUMAS PROPRIEDADES DOS METAIS ALCALINOS

PONTA GROSSA

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1 Lítio        

1.2 Sódio        

1.3 Potássio        

1.4 Rubídio        

1.5 Césio        

1.6 Frâncio        

2.        MATERIAIS E MÉTODOS        

3.        PROCEDIMENTO        

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIAS        

7.        QUESTÕES        


  1. INTRODUÇÃO

O Bloco “s” da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico s. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "s" são: Metal alcalino: grupo 1,  Metal alcalino-terroso: grupo 2 , Hidrogênio e hélio.

Na prática realizada estudamos algumas propriedades dos metais alcalinos, elementos do Grupo 1 (1A) da Tabela Periódica, constituindo uma família ou uma série química. Formada pelos seguintes metais: Lítio (Li), sódio (Na), potássio(K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).

Os metais alcalinos apresentam configuração eletrônica terminada em ns1. O único elétron existente na camada de valência está relativamente afastado do núcleo, e protegido pela camada interna preenchida. Por isso esse elétron pode ser removido com facilidade. Em contraste, os elétrons internos estão próximos ao núcleo, mais firmemente ligados, sendo muito difícil removê-los. Reagem muito facilmente com água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substancias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com oxigênio produzindo óxidos.

1.1 Lítio

O lítio (grego lithos, pedra ) é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7 u, contendo na sua estrutura três prótons e três elétrons. Foi isolado pela primeira vez em 1817, por J. A. Arfvedson.

Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É o metal mais leve, a sua densidade é apenas metade do que a da água. Como os demais metais alcalinos é monovalente e bastante reativo, porém menos que o sódio, por isso não é encontrado livre na natureza. No teste da chama torna-se vermelho, porém se a combustão ocorrer violentamente a chama adquire uma coloração branca brilhante.

É um elemento empregado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias elétricas e, seus sais, no tratamento de transtorno bipolar.

1.2 Sódio

O sódio é um elemento químico de símbolo Na (Natrium em latim) , de número atômico 11 ( 11 prótons e 11 elétrons ) e massa atómica 23 u. Foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy por meio da eletrólise da soda caústica fundida (se a eletrólise for feita com solução de soda cáustica, irá se obter hidrogênio e oxigênio apenas).

Semelhante aos outros metais alcalinos é um metal macio, leve e de coloração prateada. É muito abundante na natureza, encontrado no sal marinho e no mineral halita. É muito reativo, no teste de chama arde na cor amarela, se oxida com o ar, reage violentamente com a água e é muito corrosivo quando entra em contato com a pele. Não é encontrado livre na natureza. Decompõe a água produzindo um hidróxido com desprendimento de hidrogênio. Normalmente não arde em contato com o ar abaixo de 388 K (115 °C).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (126.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com