TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorgânica Preparação de Hexaaminocobalto

Por:   •  25/2/2022  •  Abstract  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

Prática 1 – Preparação de Hexaaminocobalto (III)

1) Escreva com as suas palavras o que você entendeu da pratica 1.

A prática em questão aborda alguns conceitos e propriedades relacionados aos complexos de cobalto com aminas. O cloreto de hexaaminocobalto (III) é feito a partir de uma reação lenta de oxirredução, já que a barreira energética é elevada.

Com a produção da amônia nas primeiras etapas, é adicionado o cloreto de cobalto hexahidratado e aquecido. O aumento do calor e da possibilidade de configuração do sistema permitem uma estabilização do complexo, produzindo o gás amônia, um indicador que a reação foi favorecida.

O carvão ativo tem um importante papel no experimento, pois ele é o responsável por adsorver o gás amônia da solução através da estrutura porosa e introduz mais uma molécula de amônia no cobalto, resultando em um produto intermediário.

A água oxigenada é responsável por oxidar a Co 3+ e deixar bem evidente a cor alaranjada. Com a neutralização da hidroxila através do ácido clorídrico, há produção de água e enfim o produto final, que contém a mesma cor alaranjada, porém com a estrutura química diferente.

2) Qual a função do NH4Cl?

O NH4Cl serve como fonte de amônia para formar o complexo através da coordenação com o cobalto (III).

Prática 3 – Determinação de Cloretos Ionizáveis em Compostos de Coordenação de Cobalto (III)

1) Escreva com as suas palavras o que você entendeu da pratica 3.

A prática 3 aborda sobre cloretos ionizáveis em dois compostos de cobalto, sendo o cloreto de hexaaminocobalto (III), de coloração amarela, e o cloreto de pentaaminoclorocobalto (III), de coloração roxa.

Por mais que ambas substâncias tenham três cloros em sua composição, algumas propriedades mudam em vários sentidos, como a cor (visto nas práticas anteriores), estrutura e a condutividade molar.

Após os compostos serem diluídos em água e com o indicador difenilcarbazona acrescentado, são levados para a titulação com nitrato de prata. Observa-se nesta parte após realizar os cálculos, que a condutividade molar do cloreto de hexaaminocobalto (III) é maior (0,0299 mol/L) que a do cloreto de pentaaminoclorocobalto (III) (0,198 mol/L), já que são liberados três íons cloro no primeiro, e dois íons cloro no segundo.

Conclui-se que a condutividade molar está associada com a concentração de íons em uma solução. Quanto maior a quantidade de íons, maior a concentração. Vale ressaltar que a diferença nas estruturas reflete diretamente nos fatos observados. O cloreto de hexaaminocobalto (III) possui os três cloros fora da esfera de coordenação, já o cloreto de pentaaminoclorocobalto (III) possui apenas dois, e o outro está ligado com o cobalto.

2) Considere duas soluções aquosas, uma de cloreto de hexaminocobalto(III)(S1) e outra de cloreto de pentaminoclorocobalto(III) (S2). Observou-se em laboratório que a solução S1 apresenta maior condutividade molar que a S2. Justifique esta observação.

Após ser ionizado, o composto S1 libera três íons cloro, já o composto S2 libera somente dois. A condutividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com