TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Síntese do Acetato de Isopentila

Por:   •  23/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO


Introdução

A síntese do acetato de isopentila, também conhecido como óleo de banana, é uma prática comum em laboratórios de química orgânica e é frequentemente realizada por estudantes universitários em cursos de química. O acetato de isopentila é um éster com um agradável aroma frutado, semelhante ao da banana, e é usado em perfumes, sabonetes, cremes e outros produtos cosméticos. A síntese do acetato de isopentila é realizada pela reação do ácido acético com o álcool isopentílico (também conhecido como álcool amílico) na presença de um catalisador ácido, geralmente o ácido sulfúrico. A reação produz acetato de isopentila e água como produtos. Neste trabalho acadêmico, apresentaremos uma visão geral da síntese do acetato de isopentila, discutindo as condições ideais de reação e as aplicações práticas do acetato de isopentila.

Questionário da prática

Respostas

1.         [pic 2]

2.        Retirando água do sistema, já que a retirada dela aumenta a formação do acetato de isopentila, deslocando o equilíbrio da reação no sentido do produto

3.        Pq como o ácido acético estará em excesso , não há necessidade de realizar a sua pesagem, já que o será o álcool isopentilico que será o reagente limitante.

4.        O ácido sulfúrico atua como um agente secante, retirando a água da reação e deslocando o equilíbrio no sentido que favoreça a formação do acetato de isopentila.

Referências

March, J. Advanced Organic Chemistry: Reactions, Mechanisms, and Structure. 6th ed. Wiley, 2007. Capítulo 11, pp. 595-597.

Mohrig, J.R., Noring Hammond, C., Schatz, P.F., and Morrill, T.C. Techniques in Organic Chemistry: Miniscale, Standard Taper Microscale, and Williamson Microscale. 3rd ed. W.H. Freeman and Company, 2010. Capítulo 18, pp. 203-209.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (249.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com