TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE DO ACETATO DE ISOPENTILA (ÓLEO DE BANANA)

Por:   •  21/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – Ap

SÍNTESE DO ACETATO DE ISOPENTILA (ÓLEO DE BANANA)

Macapá – Ap

Instituto Federal do Amapá – Colegiado de Química

Química Orgânica Experimental

Título do experimento: Síntese do Acetato de Isopentila (óleo de banana).

Data de realização do experimento:

Turma:

Nomes completos: Juscelina Parente e Samyla Dias.

INTRODUÇÃO

As reações químicas têm como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade, de modificarem, melhorando os já existentes ou como meio de perceberem os segredos e os mecanismos destas reações. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com propriedades mais acentuadas, mas concentradas do que as existentes na natureza ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais ou ainda produtos sem quantidades superiores aquelas que são possíveis extrair de fontes naturais. Ainda na idade Média se desenvolveu o habito de cultivar ervas flavorizantes em casa. Uma vez que se atribuía poderes mágicos a algumas delas, foram empregadas por medico, farmacêutico e alquimistas. Esses dois últimos destilaram essências de hortelã e outros produtos, dando os primeiros passos para uma indústria imprescindível ao homem contemporâneo, que também aprendeu a sintetizar substancias que se quer encontramos na natureza. Nesse cenário estão os ésteres. Os ésteres são compostos de larga distribuição na natureza. Os mais simples apresentam odor agradável; por outro lado, ésteres com massa molecular elevada não se destacam por seu odor, mas por constituírem óleos, ceras e gorduras. As propriedades organolépticas de frutas e flores são derivadas a presença de ésteres simples (o aroma geralmente é formado por uma mistura complexa de substancia em que predomina um éster simples). O odor e o sabor natural dificilmente podem ser reproduzidos com exatidão. Um éster não é usado individualmente para imitar o sabor natural. A formula que imita o sabor natural do abacaxi, por exemplo, inclui 10 compostos (ésteres e ácidos carboxílicos) que podem ser facilmente sintetizados em laboratório e sete óleos de origem natural.

MATERIAIS E REAGENTES

 Álcool isopentílico

 Ácido acético glacial

 Ácido sulfúrico concentrado

 Solução de bicarbonato de sódio 5%

 Cloreto de cálcio

 Cloreto de cálcio anidro

 Balão 250 mL

 Proveta 25 mL

 Pipeta graduada 20 mL

 Copo de Bécker 250 mL

 Erlenmeyer 125 mL

 Funil de separação 250 mL

 Pedras de porcelana

 Condensador de refluxo

PROCEDIMENTO

  1. Em um balão de fundo redondo 250mL, adicionou-se 15mL de Alcool Amílico iso, em seguida adicionou-se 20mL de ácido acético glacial e 4mL de ácido sulfúrico concentrado.
  2. Colocou-se o balão para aquecer com a solução com pedras de vidro no fundo.  
  3. Colocou-se no refluxo em série por 40min.
  4. Após o aquecimento, deixou resfriar e na capela transferiu-se o material para o funil de decantação, em seguida acrescentou-se 55mL de agua gelada. Separou-se a fase aquosa inferior.
  5. Adicionou-se á fase orgânica 25mL da solução de bicarbonato de sódio 5%, inverteu-se o funil e abriu a torneira para a saída do gás carbônico, repetiu-se o processo até eliminar todo o gás carbônico.
  6. Em seguida removeu-se novamente a camada inferior e verificou-se a basicidade.
  7. Após verificar a basicidade, lavou-se a fase orgânica com 5mL de solução saturada de cloreto de sódio para ajudar na separação.
  8. Separou-se novamente, e transferiu-se a fase orgânica para um elermayer de 50mL e adicionou-se uma espátula de cloreto de cálcio anidro em seguida filtrou-se e observou-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com