TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Laboratório de Química

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Relatório Da Aula Prática I

Introdução ao Laboratório De Química

[pic 2]

Curso

Polo

Aluna

Matrícula

Data

Química

São Gonçalo

Ruana De Oliveira Thomé

19214070150

07/08/2019

1. Introdução: A aula prática demonstra o uso de instrumentos de proteção individual e coletivo de uso obrigatório indispensável, além de também apresentar instrumentos para manipulação e conservação satisfatória de substâncias e suas peculiaridades. A 1º aula praticada teve por objetivos: discutir normas de segurança, apresentar recursos, materiais e instrumentos disponíveis no laboratório, destacando-se o bico de Bunsen e a balança eletrônica de precisão.

 

 2. Normas de Segurança  – As normas de segurança, descritas na apostila de Pratica 1 visam assegurar a integridade física do(s) indivíduo(s) nas atividades em laboratório, eliminando os riscos consequentes, assim como o devido cuidado dado pelo orientador caso haja alguma anormalidade no percorrer da prática.

2.1 – Equipamentos de proteção individual (EPI): jaleco de algodão, óculos de segurança, calças ou bermudas jeans, luvas, sapatos fechados sendo indispensável cabelo comprido com coque, uso vedado de lentes de contato retirada de adereços (brincos longos, pulseiras etc), reconhecimento das rotas de evasão, conhecimento da forma correta de descarte de resíduos (produtos de reações, vidraria quebrada etc).

2.2 – Equipamentos de proteção coletiva (EPC): capela, chuveiro, lava olhos, extintor e areia.

3 – Principais Vidrarias – Todos os materiais têm seus devidos fins, sendo necessário ao fim de cada experimento a devida higienização dos instrumentos e armazenamento adequado.

I- Anel ou Argola:Preso à haste do suporte universal, sustenta o funil na flotofiltração de ensaio: Usado principalmente na realização de reações em pequena escala. III- Becker (ou béquer): De uso geral como recipiente ou no preparo de soluções. IV- Bastão de vidro: Usado para agitar soluções ou para transferir líquidos de um recipiente para outro. V- Conta Gotas: Utilizado quando se deseja adicionar a uma reação/solução apenas algumas gotas de um determinado líquido. VI- Vidro de relógio: Usado na pesagem de amostras ou como tampa do becker. VII- Erlenmeyer: Uso em titulações e no preparo de soluções. Sua forma afunilada permite a agitação manual do recipiente. VIII- Balão volumétrico: No preparo de soluções, é utilizado para medir com precisão um volume único. IX- Proveta graduada: Permite medidas volumétricas de baixa precisão. X- Pipeta graduada: Efetua medidas mais precisas do que a proveta e é usada para transferir pequenos volumes de líquido) XI - Pipeta aferida/volumétrica: Tem a marcação de um volume definido, sendo utilizada para medir com precisão um só volume. XII Pipeta Pasteur: Usada para lavagem de vidrarias com solventes não aquosos ou então para transferências. XIII - Pipetador tipo Pera : Acoplado a uma pipeta para “sugar” (S) ou “expelir” (E) líquidos através da pipeta.   XIV - Estufa: Aplicada para aquecimento e/ou secagem, tendo sua temperatura controlada por termostato. XV - Termômetros: Mede a temperatura de substâncias ou do ambiente. XVI- Pinça de Madeira: Utilizada para segurar tubos de ensaio em aquecimento, evitando queimaduras nos dedos. XVII- Pinça Metálica ou Tenaz: Serve para manipular objetos aquecidos. XVIII- Balão de Fundo Redondo: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um evaporador. Utilizado também em reações com desprendimentos gasosos. XIX- Balão De Fundo Chato:Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. XX- Papel Filtro:Serve para separar sólidos de líquidos. O filtro deve ser utilizado no funil comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (389.2 Kb)   docx (249.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com