TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS PROCESSOS PSICOLÓGICOS I

Monografia: PRINCIPAIS PROCESSOS PSICOLÓGICOS I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Monografia  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL

JUNDIAI

PSICOLOGIA

RAFAEL MARCELLINO DE OLIVEIRA

GICELI GOLÇALVES DE SOUZA

CARLIANE DE JESUS RIBEIRO

THAIS APARECIDA SILVA DIAS

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I

ATPS – O DESAFIO

Profª Mª. Sonia Maria Pessoto dos Santos

JUNDIAÍ

2014

AUTORES

RAFAEL MARCELLINO DE OLIVEIRA RA: 8204949681

GICELI GOLÇALVES DE SOUZA RA: 8205976614

CARLIANE DE JESUS RIBEIRO RA: 8207929416

THAIS APARECIDA SILVA DIAS RA: 8412150959

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I

ATPS – O DESAFIO

Atividade Complementar apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina de Processos Psicológicos Básicos I

Profª Mª. Sonia Maria Pessoto dos Santos

JUNDIAÍ

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 12

2 RESUMO DO TEXTO: PSIOLOGIA HISTÓRICA-CULTURAL E DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA: NOVO ENTENDIMENTO PARA O TDAH 13

2.1 Introduções (Resumo do texto TDAH) 13

2.2 Do “Reflexo de orientação” á atenção voluntaria: o caminho de humanização proposto pela psicologia Histórica- Cultural 14

2.3 O processo de desenvolvimento da atenção: do interpsicológico para intrapsicológico 15

2.4 Das possibilidades educativas que se abrem na contramão da concepção

hegemônica 17

2.5 Considerações finais (Resumo do texto TDAH)......................................................18

3 RESUMOS DO FILME “O SOM DO CORAÇÃO”...................................................20

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS .22

REFERÊNCIAS .23

1 INTRODUÇÃO

O seguinte ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) vem com o intuito de nos fazer adquirir maior conhecimento sobre o assunto proposto, que é a psicologia histórico-cultural e o desenvolvimento da atenção voluntaria e o novo atendimento para o TDAH (Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade) a fim que possamos ter o maior entendimento sobre o transtorno e o seu desenvolvimento psicológico, sua humanização e seu funcionamento no meio educativo. Este trabalho é realizado em cima do texto de Hilusca Alves Leite e Silva Calvo Tuleski e do filme O Som do Coração de August Rush. Através destes meios o trabalho será elucidado para maior compreensão do tema proposto.

2. RESUMO DO TEXTO: PSIOLOGIA HISTÓRICA-CULTURAL E DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA: NOVO ENTENDIMENTO PARA O TDAH

2.1 Introduções (Resumo do texto TDAH)

.

Este artigo falara a respeito do transtorno de déficit de atenção/ Hiperatividade ou TDAH. Este transtorno é caracterizado através de um a padrão excessivo, onde há desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade apresentam um comportamento acima do esperado.

Atualmente a idéia mais difundida e aceita é que a pessoa com TDAH tem problemas na transmissão e receptação de neurotransmissores como a norepinefrina e a dopamina, que causam um desajuste no organismo do individuo. As áreas do córtex que estariam envolvidas nesta falhas com os neurotransmissores seriam os lobos frontais. Acredita se que a etiologia da TDAH seja genética, tendo a sim transmissão hereditária, o que reforça a opinião que o ambiente não contribui para o desenvolvimento do problema. O que fortalece a idéia que o melhor tratamento é à base de remédio.

Entre os medicamentos vendido o metilfenidato teve um, crescimento no ano de 200 há 2008 de 1.616% e no Brasil no ano de 2008 foram vendidos 1.147.00 caixa deste medicamento. O metilfenidato é uma droga estimulante que tem a capacidade de atividade, excitação ou alerta no sistema nervosos central.Age no cérebro bloqueando a receptação de um neurotransmissor chamado dopamina durante as transmissões sinápticas. Com mais dopamina no córtex, os sintomas de impulsividade e hiperatividade ficam reduzidos, permitindo que o individuo controle seu comportamento e, conseqüentemente, “ dirija” a sua atenção.Porem fale ressaltar que o metilfenidato causa efeitos colaterais tais como: perda de apetite, náuseas,cefaléia, perda de sono, tristeza e irritabilidade, até os mais críticos como, convulsões, alucinações,tiques, problemas no crescimento e, em alguns casos, pode causar dependência.

O diagnostico da TDAH recomendado pelo DSM-IV é eminentemente clinico baseado nas questões propostas pelo manual, e deve ter avaliação de um medico. E como forma de apoio ao que foi “Detectado” recomenda-se a aplicação de testes psicrométricos, em geral o Wisc III para fornecer dados e auxiliar na conclusão do diagnostico. Embora o DSMI-IV peça um diagnostico com o parecer medico e psicológico o que ocorre na pratica é ao contrario, em relação às crianças foi constatado que os médicos apenas enquadram as crianças na listagem do DSM-IV, sem fazer uma analise mais criteriosa do contesto, pois tenhamos nota que as características do TDAH são uma alteração do que é esperado, portando todas as pessoas contem os sintomas listados da TDAH, o que ira levar ao diagnostico positivo seria, a aplicação de teste psicrométrico, em geral o Wisc III para fornecer dados e auxiliar na conclusão do diagnostico final, porém o que ocorre é que o diagnostico e dado apenas com o relato do paciente, no qual o mesmo relata os sintomas listados pelo DSM-IV e muitos caso o diagnostico e dado apenas em única sessão. As crianças são as mais atingidas com a falta de avaliação correta. Pois há uma forma de avaliação e intervenção para cada caso, como a indisciplina escolar, a prática do ensaio terapêutico acaba por que crianças indisciplinadas sejam indevidamente diagnosticadas e medicadas como portadoras de TDAH.

2.2 Do “Reflexo de orientação” á atenção voluntaria: o caminho de humanização proposto pela psicologia Histórica- Cultural

L. S. Vigotski (1896-1934). Psicólogo soviético que, juntamente com A. R. Luria (1902-1934) e A. N. Leontiev (1903 -1979), desenvolveu a teoria da Psicologia Histórica e cultural, considerava que o comportamento humano deveria ser estudado quanto nos seus aspecto biológico como histórico, tais como na relação do homem com os demais homem, quanto do homem com a natureza.Neste processo a própria natureza do homem se modifica e se desenvolve(Vigotski & Luria, 1996ª)

Seguindo esta linha de raciocínio Luria relaciona o trabalho como primeiro fator criador de novas formas de comportamento, embora a estrutura biológica do homem não tenha sofrido grandes alterações, por meio da atividade humana, altera se a forma de compreender o mundo e relacionar com outros homens. Ao elaborar equipamentos para intervir na natureza, os homens alem de modificar a natureza modifica o seu próprio comportamento, sua estrutura interna seu psiquismo. (Vigotski, 1927/1996, p. 368). Assim para Vigotski, a compreensão do singular deve partir primeiramente do entendimento do contexto sociocultural ao qual este homem pertence, pois, segundo o autor, personalidade caráter e comportamento de um individuam tem intima ligação com a evolução social, com os aspectos do grupo e, fundamentalmente, com as relações sociais de produção. O plano de investigação proposto por Vigotski é o Ontogênese e o Filogênese que seria:

Ontogênese - É uma metodologia de analise que contempla a com preensão da trajetória de transformação dos aspectos biológico-instintivos em culturas/sociais em um individuo singular.

Filogênese - O aspecto filogenético é bem como compreender as alterações ocorridas na evolução das espécies em seus aspectos biológicos que possibilitaram o surgimento da hominização, tendo como resultado posterior a transformação gradual do homem primitivo em homem cultural.

Vigotski não concebia que se estudassem tais linhas de desenvolvimento em separado, mas como uma ruptura na linearidade biológica, deste modo, a superação por incorporação do orgânico ao desenvolvimento histórico-cultural nada mais é do que á impossibilidade de dissociar a unidade do individual/social e do biológico/cultural.

Encontramos indivíduos desatentos e hiperativos, pode se pensar que a sociedade atual vem produzindo indivíduos sem “foco atencional” ou “sem alto controle” e qual o critério que estabelece nesta forma de produção de comportamento para destingir o saudável do patológico? A resposta para esta indagação foi buscada entre as relações políticas, econômicas, no trabalho e na educação.

2.3 O processo de desenvolvimento da atenção: do interpsicológico para intrapsicológico

Os estudos de Vigotski demonstram que formas superiores de comportamento estão alicerçadas sobre as formas interiores. As condutas inferiores são inatas, os comportamentos reflexos ou instintivos. Já as superiores, voluntarias, precisam ser desenvolvidas e para isso é necessário a inserção do individua num ambiente cultural. Isso ocorre porque os elementos mediadores que fizeram surgir a forma superior de comportamento foram internalizados. Um exemplo é a alfabetização onde o som das letras e o processo da escrita, emitem sons que ficam internalizada e a escrita torna-se mais rápidos e automatizados

Ao estudar o desenvolvimento psíquico, Vigotski (1931/2000a) defendia que fizesse a analise das funções psíquicas do ponto de vista dinâmico. Esta analise acontece pós ao nascimento do entendimento de uma determinada função superior, esta perspectiva teórica permite discutir possíveis “falhas’’ que implica em problemas como o déficit de atenção. E de acordo com este método, ao discutir tais “falhas”, há que se buscar compreender a origem delas, principalmente na situação social desenvolvimento do individuo em questão.

O autor afirma que toda função psíquica superior foi primeiramente externa porque ocorre em uma relação social entre duas pessoas. Assim, toda função que não é inata na criança aparece duas vezes, primeiramente no plano social- interpsicológico – e, mais adiante, enquanto função psicológica internalizada – intrapsicológica. Isso ocorre com todas as funções superiores: atenção voluntaria, memória lógica, formação de conceitos, desenvolvimento da vontade (Vigotski 1931 / 2000 b). Para que ocorra a internalização, isto é, a transposição do meio inter para o intrapsicológico, uma função superior, é imprescindível que haja mediação. A mediação ocorre quando ao nascer à criança encontra o ambiente dado, não reconhecendo o mesmo como criado pelo homem, e o utiliza conforme recebe indicação para fazê-lo (Markus, 1974). A partir dessa indicação terá inicio ao desenvolvimento das funções superiores

Vigotski salienta que este processo de maturação é fundamental no primeiro ano de vida da criança e não se interrompe ao longo de toda infância, nem mesmo na vida adulta. No entanto conforme ocorre o desenvolvimento, tal processo passa a ser dirigido por fatores socioculturais. É quando a sociedade apresenta ao individuo tarefas para as quais necessitara da regulação efetiva de seu comportamento e atenção. Na atenção involuntária, alem das reações de orientação ocorridas mediante aos casos em que a atenção do homem é atraída por estímulos fortes, novos ou interessantes (que estejam de acordo com as necessidades), como sons e cores diferenciados, é também possível medir, no bebe, mudanças no ritmo respiratório, constrição dos vasos sanguíneos periféricos e dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça (Luria, 1979a, b). Contudo, a atenção involuntária não é capaz de organizar o comportamento do sujeito. É responsável por despertar o interesse para algo, mas não se mantém por muito tempo.

Assim, a historia da atenção voluntaria esta intimamente ligada ao desenvolvimento cultural do ser humano. Esta surge, segundo Vigotski (1931/200c), pelo esforço de domínio de atenção para a execução de uma atividade, e esse esforço não existe se o mecanismo da atenção funciona de forma automática. Com o esforço de dominar e orientar a própria atenção ocorre um grande trabalho interno do sujeito, que pó ser medido mediante a resistência da atenção voluntaria. A primeira etapa do domínio da linguagem, e por sua vez da atenção. A mãe orienta atenção da criança quando lhe pede, indica ou pergunta alguma coisa, com isso, a mãe reorganiza a atenção da criança e, separando a coisa nomeada do fundo geral, organiza com ajuda de sua própria linguagem os atos motores da criança (Luria 1989, p95). Neste processo, o ato motor da criança divide-se entre duas pessoas: a criança e a mãe. Tem inicio com as alocuções da mãe e termina com ações da criança.

Em etapa posterior do desenvolvimento, na qual a criança já é capaz de dominar a língua, começa a dar ordem a si própria. A linguagem interna acontece de forma abreviada e interna. A linguagem interna tem a função de regulação da conduta, com isso, desenvolve-se a ação voluntaria consciente na criança, mediada pelo pensamento verbal, conforme Luria (1986).

2.4 Das possibilidades educativas que se abrem na contramão da concepção hegemônica

A TDAH está vinculada as formas de transmissão social dos comportamentos e, por conseguinte, das funções psicológicas superiores e, por conseguinte, das funções sociais das. Para a Psicologia Histórico-Cultural, o individuo organiza sua conduta a parti do que lhe é transmitido no seu ambiente sociocultural, contudo, habito e comportamentos são apropriados pelas crianças.

A atenção voluntaria destacas-se a importância da educação e do ensino sistematizado como transmissor desses estímulos-meios externos que irão reorganizar a conduta da criança. A atenção voluntaria tem como características o fato de o sujeito estabelecer determinadas tarefas com determinados fins que devem cumprir. Na atenção voluntaria a inclinação e a concentração não depende da particularidade dos objetos em si, mas sim das tarefas na qual o sujeito se propõe. Desta forma a atenção voluntaria pode ser entendida como uma manifestação da vontade. Os atos voluntários, atos que manifestam a vontade do sujeito, são aqueles que têm como objetivo alcança um fim determinado consciente. O fim que o indivíduos se propõe deriva das exigências sociais. Para alcançar tais fins, com freqüência, tem que renunciar á satisfação de suas necessidades imediatas e reprimir seus desejos se estes estiverem em contraposição com os fins sociais propostos. Disto, derivam as dificuldades internas, comuns quanto se realizam os atos voluntários.

É importante considerar que, para a Psicologia Histórico-Cultural, conforme foi proposto por Leontiev (1983). De acordo com este autor toda e qualquer atividade é eliciada e dirigida por um motivo e é necessidade que irá criar o motivo (sendo que este nem sempre é consciente). Ao ensinar qualquer conteúdo ao estudante, é importante que este saiba qual a relevância daquilo que esta sendo ensinado. Quando este compreende qual a relevância da escrita na sua vida, ou seja, que através dela pode se comunicar com os demais e pode ler o que outros escreveram, terá motivos para aprender e sentira a necessidade de submeter seu comportamento voluntariamente para que a aprendizagem ocorra. Cabe observar que a atenção voluntaria e o controle voluntaria do comportamento são funções superiores que, conforme comentado se desenvolve a partir das apropriações do ambiente cultural.

Nos escolares iniciantes, é importante que o processo de ensino se faça interessante, para isso, é preciso que haja uma boa preparação do conteúdo e do material a ser utilizado. “A utilização de quadros, desenhos, modelos, a realização de experimentos, apresentação de exemplos concretos e ilustrações da vida cotidiana, tudo isto permite atuar sobre as emoções dos escolares, tornarem o ensino interessante, excitar a atenção” (Smimov & Gonobolin, 1960, p.195). Em geral, os alunos ficam atento ás explicações que lhes soa compreensíveis. Muitas vezes, o aluno deixa de prestar atenção porque não compreendeu algo, e aquilo já não tem mais significado para ele “atenção se fixa melhor quando se exige do aluno um trabalho mental a seu alcance, mas o obriga, no entanto a certo esforço de sua parte” (Smimov & Gonobolin, 1960). Os autores observam que a atenção voluntaria é, antes de tudo, a atenção que organizada para fins determinados, tem-se que o ensino escolar é o melhor meio para educar a atenção voluntaria. Contudo, é indispensável que os estudantes compreendam a importância que a atenção tem para que ocorra sua aprendizagem (Smimov & Gonobolin, 1960, p.197).

2.5 Considerações finais (Resumo do texto TDAH)

O interesse maior é o de problematizar o TDAH como um transtorno de ordem biológica, bem como questionar o tratamento para os casos “diagnosticados” que, em sua maioria, são feitos á base de medicamentos. A intenção é a partir do entendimento de desenvolvimento da atenção apontado pela Psicologia Histórica-Cultura, propor outro olhar para esses casos e uma nova direção para a investigação do mesmo fenômeno, que enfoque o desenvolvimento humano sob outro prisma, que não somente maturacional. Na esfera do trabalho, a economia neoliberal favoreceu a implantação de um ritmo diferenciado da atividade. Possibilidade a flexibilização dos serviços dos serviços ao atrelar a produção ás demandas de mercado, em que se produz o que é necessário com o mínimo de excedente.

A flexibilidade exige nesse novo modelo de trabalho vem acarretando esfacelamento das funções mentais dentre elas a atenção, constituindo indivíduos “multifocais”. Porém, parece mais conveniente “definir” que o TDAH também acomete indivíduos adultos a repensar as questões supracitadas. Parece que o critério posto, que define o que é saudável e patológico no sujeito “multifocal”, é sua capacidade ou não de gerar “dividendos”.

Considerando que estes adultos vivem neste cotidiano conturbado de trabalho e participam da educação das crianças, e, conforme exposto anteriormente, a atenção voluntária começa a se desenvolver já nos primeiros anos, na convivência com as figuras cuidadoras, depende, pois, da qualidade de tais mediações é possível projetar o impacto que terá no desenvolvimento infantil o “modelo multifocal” característica de grande parte dos adultos na atualidade. Além disso, neste direcionamento dos ensinamentos escolares para o mercado de trabalho,ou á exclusão dele, implicando na superficilalização dos conteúdos, o aluno não é preparado para repensar ou transformar a sociedade mas sim para se adaptar a ela (Martins, 2004), da ação, da utilização e da interação, esse modelo ficou conhecido como saber fazer, saber usar e saber comunicar, onde o individuo deve aprender a aprender.é o fenômeno que Gentili (2004) denomina de “macdonaldização” da escola, organizada conforme as linhas de produção dos fast foods.

Tendo como norte teórico a psicologia Histórico-Cultural ao se discutir o problema da desatenção e comportamento hiperativos no atual estágio de desenvolvimento da sociedade, uma vez que esta teoria não descarta os componentes biológicos no desenvolvimento do sujeito, mas explica que estes são superados por apropriações feitas a partir do ambiente cultural. E, alem disso, tal enfoque oferece novas perspectivas para a pesquisa em relação ao desenvolvimento da atenção voluntaria, permitindo o aprimoramento de praticas psicológicas e educativas capazes de promover os processos atencionais em crianças adolescentes e adultos.

Praticas que partem da premissa de que há uma unidade indissociável entre individuo/sociedade e entre biológico/cultural e aprofundamento teóricos ainda mais radical, referente aos pressupostos norteadores da Psicologia Histórico-Cultural. Neste sentido alguns desafios se apresentam aos pesquisadores atuais: a fidelidade aos pressupostos marxistas e o acesso as fontes dos autores elaboradores desta teoria e seus continuadores. Muito há para fazer em pesquisas voltadas a esta temática

3. RESUMO DO FILME “O SOM DO CORAÇÃO”

O filme relata a historia do menino órfão Evan Taylor que no meio do filme passa a se chamar August Rush, para que não seja encontrado pelo Jeffries, que é a pessoa responsável por encontrar um lar as crianças do abrigo. Evan acreditava que “Tudo o que você tem que fazer é se permitir ouvir”, e que “Às vezes o mundo tenta tirá-la de você, mas eu acredito na musica como algumas pessoas acreditam em contos de fadas”. Esta sua ligação com musica faz com que ele acredite que musica o liga aos seus pais, e mesma pode ter juntado os dois no primeiro encontro, e os unira novamente.

O filme conta uma historia de romance que aconteceu no ano de 1995, onde Lyla Novacek uma violonista, e Louis Connelly um violonista e cantor de uma banda de Rock, após a sua apresentação em lugares distintos se encontram num terraço de um prédio, e tem uma noite incrível juntos, e por este motivo combinam de se encontra nesta mesma manha. Porem o pai de Lyla Novacek á força entrar num carro enquanto Louis Connelly assiste tudo e grita o nome dela do outro lado da rua, mas mais para frente Lyla descobri que esta grávida e já com a barriga grande resolve ir atrás de e Louis Connelly que ainda não sabe desta gravidez, mais Lyla é atingida por um carro. E no hospital ao acordar ouve de seu pai que o filho avia morrido no acidente. O que é uma mentira já que o menino sobreviveu e o pai de Lyla o deu para adoção, assim separando pai, mãe e filho.

Evan Taylor ainda no abrigo conhece Jeffries o novo conselheiro tutelar, que o oferece o seu cartão, com isto mais tarde Evan foge do orfanato e vai para cidade de Nova York. Onde o menino em meio a tanto som fica meio desorientado e perde o cartão do Jeffries e sai andando sem rumo até que avista um menino de rua ganhando dinheiro se apresentando, o mesmo o leva ao o abrigo onde os meninos de rua se escondem, após ter comprado pizza. Neste esconderijo ele conhece Wallace o homem que explorava vários meninos de rua para obter dinheiro com suas apresentações musicais pelas praças, que ao ver dom Evan faz o mesmo com ele e quando descobri que ele esta sendo procurado pelo assistente social muda seu nome para August Rush.

Com o passar dos 11 anos Lyla Novacek se tornou professora de musica, mais não tocava e Louis Connelly tornou se agenciador de banda, mas também não tocava, pois a separação causou trauma nos dois e fez com que se afastassem de suas atividades. O pai de Lyla, já encontrado no seu leito de morte revela a ela que seu filho esta vivo. E Louis após ir a uma festa de aniversario de um companheiro de sua antiga banda, resolve ir atrás de Lyla, que já sabendo da existência do seu filho, começa sua incansável busca que resulta no encontro com Jeffries, onde ela acaba vendo pela primeira vez a face de seu filho.

O esconderijo de Wallace e os meninos de rua é invadido pela policia, devido a denuncia feita por Jeffries, e Evan junto com todos foge do local e vai parar numa igreja, lá mais uma vez seu dom é relvado e admirado pelo reverendo, que o leva para escola de musica Juilliard, a mesma escola para qual sua mãe retornou a tocar devido a descoberta de sua existência, e neste mesmo tempo Louis também voltou a tocar. E na escola de musica Evan compõe pela segunda vez uma musica, na qual é convidado a reger a Orquestra filarmônica de Nova York no Central Park.

Ao longo do preparativo para o concerto Wallace aparece para levar Evan de volta para rua e continuar a negociação de sua venda com outro explorador de menino de rua. E Evan coagido por Wallace volta para ruas, onde encontra Louis que toca uma musica junto com ele, e da um conselho ao menino, no qual ele não tinha o conhecido de ser o seu filho. Neste conselho ele diz ao menino para que ele vá ao concerto sem se importar para as conseqüências, já que o mesmo era de uma grande importância para o menino

E na noite do concerto acontece a magia da musica, onde Lyla Novacek toca pela primeira vez depois de muito tempo no Central Park e Louis Connelly se apresenta com sua banda no antigo bar onde eles já aviam apresentado. Evan Taylor que se apresentara como August Rush, junto com um amigo de rua segue o conselho de Louis e foge de Wallace, avisando o que ele nunca mais iria voltar, e a sim ele vai para o concerto e sobe ao palco para reger sua musica, onde na grade que divide o palco da platéia o momento tão esperado acontece, Louis Connelly e

Lyla Novacek se encontram através de um toque de mão e juntos assistem a apresentação do filho e regente Evan Taylor, que os reconhecem como pai e mãe, se reencontrando pela segunda vez em suas vidas.

“Á musica esta em tudo ao nosso redor, tudo o que precisamos fazer é ouvir”

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O filme relata que o meio e a hereditariedade podem influenciar na nossa formação. Ao longo do filme podemos ver as historia de Evan Taylor que através de uma ligação com os seus pais biológicos desenvolve o dom da musica herdado de ambos os lados pai e mãe, que também são músicos. O meio em que ele vive que é um orfanato. O ocorri o auxilia a busque sua origem sua essência e tudo a sua volta gira em torno disso, notamos no filme que Evan torna tudo como um som de musica, como no momento em que ele escreve sua primeira partitura escutando o som que vinha do lado de fora da igreja.

Podemos notar ao longo do filme que Evan Taylor sofre de um transtorno chamado TDAH devido ao fato de que o menino se sente meio atordoado com vários sons ao mesmo tempo. Como por exemplo, no momento em que ele chega à Nova York, onde corre o risco de ser atropelado por não conseguir prestar atenção somente no atravessar a rua, e sim se dispersou no som ao seu redor devido a sua audição apurada. Outro momento que evidenciamos o transtorno é o momento em que ele pede “Desculpa” e justifica dizendo “às vezes eu não ouso bem e não faço o trabalho de casa como deveria fazer”, neste momento ele quer dizer que às vezes se distrai em meio às notas que vão surgindo a sua mente e perde o momento em que o trabalho de casa é passado ou até a concentração durante a execução do trabalho.

A TDH observada no Evan Taylor demonstra que o transtorno existente pode ser trabalhado, já que seu foco esta direcionado a uma atividade cultural na qual ele pratica. Pois como todo musico é exigido uma disciplina, é esta que vai educar a falta de atenção de Evan. Outro modo de trazer atenção dele é fazer com que ele compreenda a importância que a atenção tem para que ocorra seu aprendizado. Já que podemos contar com á musica para trazer a atenção voluntaria dele, a atenção voluntaria destacas-se a importância da educação e do ensino sistematizado como transmissor desses estímulos-meios externos que irão reorganizar a conduta da criança, no caso do Evan, reorganizar para que ele possa focar sua atenção na atividade em que ele estiver praticando como atravessar a rua sem perder o foco. No caso deste menino o interessante é que a TDAH é associada pela habilidade da musica, onde qualquer som ele transforma em nota ou som musical

REFERÊNCIAS

Filme O SOM DO CORAÇÃO (August Rush). Direção: Kirsten Sheridan. Drama.

CJ Entertainment | Southpaw Entertainment | Odyssey Entertainment. 2007. 1 DVD (112

minutos), EUA.

Texto: LEITE, Hilusca Alves; TULESKI, Silvana Calvo. Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvimento da atenção voluntária: novo entendimento para o TDAH. Psicol. Esc. Educ.

(Impr.), Maringá, v. 15, n. 1, jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572011000100012&script=sci_arttext>.

Acesso em: 14 jun. 2014.

...

Baixar como  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »