TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PROCESSOS

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADA VILA VELHA[pic 1]

PROFESSOR:

CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PROCESSOS

TURMA: EQ9N

COMINUIÇÃO

INTRODUÇÃO

A cominuição é o processo de redução de tamanho das partículas, em geral (inclui a britagem e a moagem). Ela acontece mediante a aplicação de energia, criando impacto, atrição e abrasão, de modo que se torna possível separar (desagregar) uma substância da sua estrutura inicial liberando-a em fragmentos de diversos tamanhos e que normalmente corresponde a 80% de proporção de grãos liberados dentro de uma partícula mista.

A cominuição é uma operação de liberação de componentes de misturas heterogêneas de partículas sólidas dissolvidas em rocha. A rocha pode ser definida como uma dissolução em fase sólida das substâncias de interesse, dentro de uma solução de ganga. O grão será considerado como a unidade básica macromolecular do transporte. As partículas podem ser liberadas pela aplicação de energia, através da operação de britagem ou moagem.

A fragmentação de sólidos agrupa um conjunto de técnicas que visão a redução, por ação mecânica externa e as vezes interna, de um sólido, de determinado tamanho, em fragmentos menores. Tem por finalidade:

  • facilitar a extração de um constituinte desejado;
  • obedecer a um requerimento específico do produto;
  • aumentar a superfície de contato do sólido, que auxilia na redução do tempo de secagem, aumento da velocidade de extração de um soluto desejado pelo solvente, redução do tempo de algumas operações;
  • obter misturas mais homogêneas (quanto menor o tamanho das partículas, mais uniforme será o produto).

Na produção de alimentos, muitos materiais sólidos se apresentam em tamanhos muito grandes que exigem sua redução para ser processado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com