TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E TECNOLÓGICA

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCN

LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E TECNOLÓGICA

PROFESSOR: ADRIANO GOMES DE CASTRO

 

 

 

 

 

 

 

 

EXPERIMENTO 4: ACIDEZ E BASICIDADE

 

 

 

 

 

 

 

TERESINA, SETEMBRO DE 2018

ANDREIA MARIA CHAVES MEDEIROS

FABRICIO SOARES DE SOUSA

MATEUS BRANDAO OLIVEIRA

 

EXPERIMENTO 4: ACIDEZ E BASICIDADE

[pic 1]

TERESINA, SETEMBRO DE 2018

SUMÁRIO

1.        RESUMO        4

2.        INTRODUÇÃO        4

3.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        5

3.1        MATERIAIS        5

3.2        PROCEDIMENTO        5

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        6

5.        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. RESUMO

O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético, a legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para o vinagre. No experimento foi realizada a titulação de amostras de vinagre, sendo possível determinar a concentração do ácido acético de 3,495% com desvio padrão de 0,021%, e comparando com a concentração do rótulo da embalagem, que é de 4 %, foi possível concluir que o teor de ácido acético presente no vinagre foi menor do que o esperado.

  1. INTRODUÇÃO

O vinagre é um composto ácido conhecido desde a antiguidade como um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. O mesmo é porem um composto bastante utilizado no preparo de alimentos. O ácido acético é um dos principais componentes dos vinagres, não importando o substrato alcoólico.

A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre.

O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo do processo de acetificação. Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário as bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre.

No experimento realizado, foi realizada uma titulação entre um ácido fraco e uma base forte (uma solução de NaOH com concentração molar de 0,1 mol/L), comparando o teor de ácido acético de uma pequena amostra de vinagre de álcool - fermentado acético de álcool e água – com declarada acidez volátil de 4,0% exposta no rótulo do produto, buscando descobrir se os valores encontrados para concentração de ácido acético é a mesma contida no rótulo do produto.

Os cálculos serão realizados através da comparação entre o número de mols do volume de ácido acético utilizado e da solução de hidróxido de sódio titulados. Através de simples cálculos estequiométricos, análises dimensionais e comparações de grandezas diretamente proporcionais.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

  1. MATERIAIS

Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Química da UFPI, foram utilizados neste experimento:

  • Conta Gotas;
  • Erlenmeyer de 250 ml;
  • Bureta;
  • Pipeta volumétrica de 50 ml;
  • Proveta de 100 ml;
  • Béquer de 500 ml;
  • Solução de fenolftaleína;
  • Solução de NaOH com 0,1 mol/L;
  • Vinagre de Álcool;
  • Água destilada.

  1. PROCEDIMENTO

O primeiro passo foi pipetar 5 ml de vinagre, figura 1, transferidos para um erlenmeyer de 250 ml, onde logo em seguida foram adicionados 50 ml de água destilada, tendo assim, uma solução de ácido acético a fim de realizar a titulação do vinagre. Foram gotejadas duas a três gotas de uma solução de fenolftaleína na solução de ácido acético. E uma bureta foi completada com uma solução de NaOH, figura 2, com concentração de 0,1 mol/L, fornecida previamente, figura 3, e foi iniciada a titulação, onde a solução de NaOH foi sendo gotejada bem lentamente sobre a solução de ácido acético, figura 4, dado que o mesmo estava sendo agitado cautelosamente durante o processo já dito.  

Com o fim da titulação a solução começou a tomar uma leve mudança de coloração, indo para um tom rosa claro, até que a solução        de ácido acético atingisse seu ponto de viragem, onde ocorreu término da titulação. O ideal seria que a titulação do ácido acético fosse realizada mais duas vezes; porém devido a um erro grosseiro, esquecer a adição de fenolftaleína na solução de ácido acético: Foi possível somente contabilizar um total de duas titulações, figura 5, que serviram para posterior análise.

No caso do erro grosseiro durante a segunda titulação, foi adicionado fenolftaleína somente após serem titulados mais de 34 ml de NaOH na solução de ácido acético; o que causou instantaneamente a alteração da cor da solução para um forte tom roxo, figura 6.

[pic 2]                               [pic 3]

[pic 4][pic 5]

                     

[pic 6]                               [pic 7]

[pic 8][pic 9]

                                       

[pic 10]                               [pic 11]                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (455.8 Kb)   docx (777.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com