TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO I DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Por:   •  6/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

LABORATÓRIO I DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS

MESTRANDA LAUREN MARCILENE MACIEL MACHADO

Eduarda Rodrigues Bianchini

Felipe Lorenzoni Weissheimer

 

CICLONAGEM

Santa Maria, RS

17 de junho de 2019

1 OBJETIVOS

        Essa prática experimental objetiva, através de ensaio de ciclonagem, medir as dimensões do ciclone e determinar sua configuração. Além disso, pretende-se caracterizar as partículas de polietileno branco de acordo com o diâmetro médio (dp). Ainda, intenciona-se estimar o diâmetro de corte do ciclone (D*) para diferentes vazões dadas e construir a curva do diâmetro de corte em função do número de Reynolds (Re). Por fim, objetiva-se estimar a eficiência individual de coleta (η), o rendimento real (ηR) e o rendimento teórico (ηT) do ciclone em questão.


2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais

        Fez-se uso de um módulo experimental mostrado na Figura 1. Esse é composto por painel de comando elétrico e pneumático, soprador centrífugo, sistema de alimentação de partículas, válvulas de direcionamento, tubo de Venturi, manômetro inclinado contendo água, dutos plásticos, ciclone e filtro de mangas. Além do módulo experimental, usou-se balança, termômetro, paquímetro, fita métrica e amostra de polietileno branco.

[pic 1]

Figura 1 – Módulo experimental para a realização dos experimentos.

2.2 Métodos

        Inicialmente, caracterizou-se as partículas de polietileno branco por paquimetria e determinou-se o diâmetro médio das partículas através da Equação 1.

[pic 2]

        Após, mediu-se uma quantidade de 500g dessas partículas e inseriu-se na alimentação do sistema. Ligou-se o soprador e aguardou-se alguns segundos para limpar o sistema. Aumentou-se o fluxo de fluido até a velocidade de 20m/s. Abriu-se a alimentação e aguardou-se a alimentação da totalidade das partículas. Ao final, desligou-se o equipamento e mediu-se a massa total de partículas que ficaram retidas no coletor do ciclone (underflow). Verificou-se a temperatura do ar para estimar as propriedades.

        Para a determinação da velocidade na seção cilíndrica do ciclone, usou-se a Equação 2, onde vc representa a velocidade na seção cilíndrica, Q a vazão de escoamento e Dc uma dimensão característica do ciclone.

[pic 3]

        A fim de determinar-se o número de Reynolds para as diferentes vazões de escoamento, usou-se a Equação 3, onde Re representa o número de Reynolds, Dc uma dimensão característica do ciclone, vc a velocidade na seção cilíndrica, ρ e μ a densidade e viscosidade do fluido que escoa, respectivamente.

[pic 4]

        Calculou-se o diâmetro de corte para o ciclone em questão através da Equação 4, onde D* é o diâmetro de corte, Dc uma dimensão característica do ciclone, K uma constante dada, ρf e μ a densidade e viscosidade do fluido que escoa, respectivamente, ρpm a densidade média das partículas, f e g dados iguais a 1.

[pic 5]

        Ainda, determinou-se a eficiência individual de coleta e os rendimentos teórico e real através das Equações 5, 6 e 7, respectivamente. Nessas, η representa a eficiência individual de coleta, dp o diâmetro médio das partículas obtido no paquimetria, D* o diâmetro de corte do ciclone, ηR o rendimento real do ciclone, mR a massa retida no coletor, mE a massa total de partículas alimentada e ηT o rendimento teórico do ciclone.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

        A partir da caracterização de dez partículas de polietileno branco por paquimetria, obteve-se os dados contidos na Tabela 1. Usando-se da Equação 1, obteve-se que o diâmetro médio das partículas (dp) é de 0,3255cm.

Tabela 1. Dimensões obtidas por paquimetria

Partícula

M

m

x

1

0,37

0,26

0,27

2

0,45

0,25

0,35

3

0,43

0,26

0,33

4

0,37

0,26

0,27

5

0,37

0,24

0,36

6

0,35

0,26

0,30

7

0,45

0,25

0,37

8

0,45

0,25

0,38

9

0,31

0,27

0,30

10

0,42

0,24

0,32

Média

0,40

0,25

0,33

        Realizou-se a medida das dimensões características do ciclone para a determinação do seu tipo. Com as medidas obtidas, pode-se aproximar sua configuração à Lapple e obter o K para esse ciclone. Os resultados estão descritos na Tabela 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (219.5 Kb)   docx (602.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com