TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIGAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  12/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

LIGAÇÕES QUÍMICAS

Título da Prática: Propriedades dos Cristais

Objetivo:

O objetivo da pratica é observa a liberação do hidrogênio nas reações entre ácidos e metais.

1) Fundamento Teórico:

Os cristais estão organizados de forma tridimensional, se juntar essas partículas podemos obter força de Van der Waals, ponte de hidrogênio, ligações iônicas, covalentes e metálicas. E possuem varias classificações, como por exemplo: Cristal iônico, Cristais metálicos e Cristal covalente.

2) Materiais e Reagentes:

• Materiais:

Cadinho; Tripé; Triangulo de porcelana; Bico de bunsen; Estante; Tubos de ensaio; Pipetas graduadas; Pêra e Uma caixa de palito de fósforo.

• Reagentes:

Cloreto de Sódio; Cloreto de Cálcio; Sacarose; Ácido Sulfúrico concentrado; Ácido Oxálico; Sulfato de Cobre; Sulfato de Cobre hidratado; Hexano; Iodo (PA).

3) Procedimento Experimental:

1. Em um cadinho de porcelana colocar pequena quantidade de cloreto de sódio e a este aquecer por 10 minutos (utilize o tripé e triangulo de porcelana). Repetir o mesmo processo substituindo o cloreto de sódio por cloreto de cálcio. Observe o que acontece nos dois casos.

2. Dentro de um cadinho de porcelana colocar uma pequena quantidade de sacarose e a este acrescentar 2,0mL de ácido sulfúrico concentrado. Observar.

3. Em outro tubo de ensaio colocar pequena quantidade ácida oxálico, em um segundo tubo uma pequena quantidade de cloreto de sódio e em um terceiro tubo uma pequena quantidade de sulfato de cobre. Em cada um dos tubos coloque cera de 10mL de água destilada. Agitar e observar. Repetir o processo substituindo a água por hexano. Compare.

4. Em um cadinho de porcelana coloque pequena quantidade de sulfato de cobre hidratado, aquecer por 10 minutos. Observar.

5. Em um tubo de ensaio colocar pequena quantidade de iodo e aqueça o tubo, com o auxilio de uma pinça de madeira, até observar alguma mudança no estado físico do iodo.

4) Resultados Obtidos e Discussão:

1. No primeiro experimento após os 10 minutos o cloreto de sódio apresentou cristais mais definidos, porem não se fundiu. O cloreto de cálcio começou a se fundir e apresentou coloração amarela. A principal diferença do cloreto de sódio para cloreto de cálcio é o ponto de fusão.

2. No segundo experimento Após adicionar o ácido sulfúrico ocorreu uma reação exotérmica, onde houve a liberação de calor e de dióxido de enxofre. A coloração da sacarose mudou no decorrer da reação.

2 C12H22O11(s) + 2 H2SO4 (l)  24 C(s) + 24 H2O(g) + 2 SO2 (g) + O2 (g)

3. No terceiro experimento:

• Adicionando água destilada

Na primeira reação ocorreu a diluição do ácido oxálico que passou a ser ácido oxálico di-hidratado.

HOOC-COOH + 2H2O  (COOH)2-2H2O

Na segunda reação ocorreu a solubilização do cloreto de sódio. E a liberação de gases. De acordo com a reação.

2 NaCl(s) + 2 H2O(l)  2 NaOH(aq) + Cl2(g) + H2(g)

Na terceira reação ocorreu a diluição do sulfato de cobre. E a coloração da solução passou para azul por causa da presença dos íons Cu2+.

CuSO4 + 5 H2O  CuSO4- 5 H2O

• Adicionando Hexano

Na primeira reação o ácido oxálico foi solubilizado parcialmente devido o ácido oxálico se um ácido carboxílico ele possui uma parte polar e outra apolar. E o hexano é apolar, ou seja, semelhante dissolve semelhante.

Na segunda reação o cloreto de sódio na foi dissolvido pelo fato que todo composto que se ligam por meio de ligação iônica são polares. Lembrando que o hexano e apolar e só dissolve semelhante.

Na terceira reação também não houve solubilização porque o sulfato de cobre também é um composto iônico, ou seja, é polar.

4. No quarto experimento no decorrer do aquecimento pode se observar que ao perder sua água e passa a ter coloração verde bem clara o que representa que esta na sua forma de anidro (CuSO4).

CuSO4.5H2O(s)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com