TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Química

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

Materiais.

Para o procedimento ter sucesso, foram utilizados alguns materiais:

  • 5 Pipetas Pasteur é um utensilio tipo conta-gotas, geralmente formado por um tubo de vidro de ponta afilada que, enchendo-se por sucção, serve para efetuar a transferência de pequenas porções de líquidos.
  • 1 frasco de Pisseta, que é um frasco que possui água destilada servindo para auxiliar na transferência de substâncias sólidas, dissolvendo-as. 
  • 8 Tubos de ensaio que foram usados para fazer pequenas reações e análises.
  • 1 Pera de borracha, que será utilizada para manuseios de líquidos perigosos, para poder proteger os alunos durante o experimento.
  • 4 Bequer de 50 ml,  usada para preparar reações, em maior escala que o tubo de ensaio
  • 10 mL de Etanol
  • 10 mL de Butanol
  • 10 mL de Hexano
  • 10 mL de Acido Acético
  • 10 mL de Acido Oléico

Objetivo

O objetivo desse experimento é  dar profundidade no estudo sobre a diferença de solubilidade de um soluto sobre diferente solventes. Dentro desse estudo, relacionar as substancias oferecidas em polar e apolar, observando a polaridade das moléculas com a solubilidade e propriedades físico químicas.

Procedimento.

Antes de começar o procedimento, a professora orientou que todos os alunos estivessem com seus jalecos, luvas e mascará, para se protegerem das substancias que serão utilizadas.

Após isso, foi solicitado que enumerassem os tubos de ensaio para assim poderem começar o experimento. Os líquidos que seriam utilizados já estavam separados na capela do laboratório. Com a pêra de borracha pegou-se os líquidos e foi passado para as pipetas, medindo a quantidade que era pedido pela a professora, apos medir a substancia os alunos despejaram com cuidado nos tubos de ensaio, fazendo isso nos oitos tubos de acordo com a tabela estabelecida pela a professora da matéria, os tubos foram preenchidos com os líquidos na ordem. [pic 1]

Como foi dito, os líquidos que seriam usados já estava separados na capela. A capela é uma casinha que possui um exaustor dentro do laboratório e é usada para realizar as reações que liberam gases tóxicos e manipulação de ácidos com concentração elevadas.

[pic 2]

 Nesse primeiro recipiente, enumerado como 1 foi solicitado que colocasse 4 mL de Água e 2 mL de Etanol.

No tubo numerado como 2, foi solicitado 4 mL de Agua e 2 mL de Butanol. Este liquido é um álcool, por isso também chamado por álcool butílico, é utilizado com solvente.     [pic 3]

  No tubo com o numero 3. Foi colocado a quantidade de 4 mL de água e 2mL Hexano. Como solvente, o Hexano desnaturante de álcool, em termômetros de baixa temperatura[pic 4]

[pic 5]

No recipiente a baixo, com o numero 4 colocou-se a quantidade de 4mL de água e cuidadosamente 2 mL de Acido acético. Oficialmente chamado ácido etanoico, é um ácido carboxílico, saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre. Quando ele está livre de água é conhecido como ácido acético glacial

[pic 6]

Neste recipiente, numerado como 5 foi adicionado 4mL de água e mais 2 mL de acido oléico. Lembrando que esse acido deve ser mantido em temperatura acima de 20º.

No recipiente 6 já não se usou mais a agua. Foi misturado 4 mL de Hexano com 2 mL de Etanol, as observações serão feitas nos dados experimentais. [pic 7]

[pic 8]

     No tubo de ensaio com o numero 7, também não foi utilizado água. A mistura foi de 4mL de Hexano para 2 Ml de Buanol.

[pic 9]

Neste recipente de numero 8, o ultimo do experimento, também não foi utilizado água. Colocou-se 4 mL de Hexano para 2 mL de Acido Oleico.

Dados experimentais.

No roteiro para o experimento poder ser realizado, foi informado a tabela a baxo, na qual foi completada pelos componentes do grupo:

Tubo

Primeiro Reagente

Segundo Reagente

Miscibilidade

Substância mais densa

1

4 mL Água

2 mL Etanol

sim

Agua

2

4 mL Água

2 mL Butanol

parcialmente

Agua

3

4 mL Água

2 mLHexano

não

Hexano

4

4 mL Água

2 mL de Ácido Acético*

sim

Acido acético

5

4 mL Água

2 mL de Ácido Oléico**

não

Agua

6

4 mLHexano

2 mL de Etanol

sim

Etanol

7

4 mLHexano

2 mL Butanol

sim

Butanol

8

4 mLHexano

2 mL de Ácido Oléico

sim

Acido olico

Em cada tubo foram observados a densidade do liquido misturado, observando quem seria mais denso ou menos denso. Os tubos de ensaio foram previamente agitados após a união das substancia para fazer observações pedidas pela orientadora.

Tubo 1: H2O ______________polar___________________________

             CH3-CH2-OH _____________________polar___________________

Ao reagir água com etanol no primeiro tubo de ensaio, notaram que sem agitar tem se uma substancia missivel, e ao agitar observaram que o O2 se desliga da substancia, mudando sua temperatura inicial, levantando algumas bolhas. desse modo observou que a água seria mais densa que o etanol. E solúvel devido à polaridade das substâncias. A água é uma substância polar; já o etanol possui, em sua molécula, uma parte polar e uma apolar. A cadeia carbônica consiste na parte apolar, enquanto a hidroxila constitui a parte polar da molécula. Assim, como a cadeia carbônica é curta, quando misturado à água, o etanol se comporta como uma substância polar, e por isso se dissolve completamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (474 Kb)   docx (542.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com