TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Química Geral e Inorgânica

Por:   •  26/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Laboratório de Química Geral e Inorgânica / Bacharelado em Física dos materiais e Licenciatura em Física / Turma 2022

Título: Teste de Chamas

Ana Lucila Galvani, R.A. 221026118 Gabriela Soares Castro, R.A. 201026465

Izabela Caroline de Oliveira, R.A. 221025529

Professor: Fenelon Martinho Lima Pontes Campus de Bauru

17/10/2022

  1. INTRODUÇÃO

O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado na Química e também na Física para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.

Esse teste consiste em fornecer certa quantidade de energia a um elemento químico (neste caso, o calor emitido pela chama), para que parte dos elétrons que estão na última camada de Valência, absorvem essa quantidade de energia e passem para um nível mais elevado. Assim ocorrendo o chamado estado excitado, que quando cessado com a volta dos elétrons a seu estado normal, libera a energia absorvida em forma radiação.

Geralmente cada elemento libera uma onda de radiação com características diferentes, devido aos diferentes comprimentos de onda que cada elemento emite. Sendo que, o ser humano é capaz de enxergar esses comprimentos de ondas através de cores: quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor, um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa. Com isso, consegue-se identificar a presença de certos elementos através do teste de chama.

[pic 2]

  1. OBJETIVOS

Identificar a coloração emitida por alguns compostos observando sua interação com a chama.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1. MATERIAIS
  • Bico de Bunsen;
  • Sais (KCl, BaCl , CaCl , NaCl, LiCl, CuSo        e SrCl ).

  1. MÉTODOS

Foi usado o método de borrifação, onde cada uma das composições foi borrifada sobre o bico de Bunsen, assim foi analisada as cores obtidas pela interação de cada um deles durante o contato com a chama.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

  • KCl: Cloreto de potássio é um haleto metálico salino, de fórmula química KCl. É composto por potássio e cloro. É inodoro e tem uma aparência de cristal vítreo branco ou incolor. O sólido se dissolve prontamente em água e suas soluções têm um sabor salgado. Quando exposto a chama, foi obtida a cor Violeta. (Figura 1)

[pic 3]

Figura 1 - Cloreto de Potássio

  • BaCl : é uma substância muito utilizada no setor de metalurgia em sais de têmpera, com a finalidade de aumentar a dureza de ferro-ligas

e/ou aços (tratamento térmico de metais). Após ser exposta ao fogo, foi obtida chama de cor Amarela. (Figura 2)

[pic 4]

Figura 2 - Cloreto de Bário

  • CaCl : Cloreto de cálcio é um composto químico formado por cálcio e cloro. Extremamente solúvel em água, é um sal que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente e comporta-se como um típico haleto iônico. Quando foi borrifado sobre o Bico de Bunsen, foi obtido chama de cor laranja. (Figura 3)

[pic 5]

Figura 3 - Cloreto de Cálcio

  • NaCl: O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção

de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. Após ser exposto sobre o Bico de Bunsen, obtivemos a chama de cor laranja. (Figura 4)

[pic 6]

Figura 4 - Cloreto de Sódio

  •         LiCl: Cloreto de lítio, comporta-se claramente como um composto iônico típico. O sal é higroscópico, altamente solúvel em água e polar. Ele é mais solúvel em solventes orgânicos polares, como metanol e acetona do que o cloreto de sódio ou o cloreto de potássio. Quando foi exposto sobre o Bico de Bunsen, obteve-se a chama de coloração avermelhada ou rosa. (Figura 5)

[pic 7]

Figura 5 - Cloreto de Lítio

  • CuSo : Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidrada ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzenta, enquanto na sua forma

pentahidratado (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele é azul brilhante. É usado como catalisador em reações químicas. Suas soluções aquosas são de cor azul e em contato com a chama obtém- se a coloração verde azulado. (Figura 6)

[pic 8]

Figura 6 - Sulfato de Cobre

  • SrCl : composto inorgânico consistido de estrôncio, de metal alcalino- terroso e o cloro halogênio. Trata-se de um sólido iônico cuja fórmula química é SrCl        devido à eletronegatividade dos compostos envolvidos. As propriedades físicas e químicas deste composto dependem de sua forma hidratada ou anidrada. Isso ocorre porque as interações eletrostáticas mudam à medida que as moléculas de água são adicionadas à rede cristalina de SrCl 2. Quando aquecido com fogo os compostos de estrôncio brilham com chama avermelhada, reação que pôde ser observada no experimento realizado. (Figura 7)

[pic 9]

Figura 7 - Cloreto de Estrôncio.

Símbolo

Nome

Teoria

Cor experimental

KCl

Cloreto de Potássio

Violeta

Violeta

BaCl

Cloreto de Bário

Verde Amarelado

Verde Amarelado

CaCl

Cloreto de Cálcio

Vermelho Alaranjado

Vermelho Alaranjado

NaCl

Cloreto de Sódio

Amarelo

Laranja

LiCl

Cloreto de Lítio

Avermelhado

Avermelhado

CuSo

Sulfato de Cobre

Verde Azulado

Verde Azulado

SrCl

Cloreto de Estrôncio

Vermelho

Vermelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com