TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Iônicas e Ligações Moleculares

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Muitos átomos possuem sua última camada incompleta tendendo a perder, ganhar ou compartilhar elétrons, para que possam tornar-se estáveis. Este fenômeno de perda, ganho ou compartilhamento para que o átomo fique estável é chamado de regra do octeto.

Para completar a última camada, e enquadrando-se na regra do octeto, dois átomos ligam-se entre si, fazendo uma ligação química. As ligações químicas podem se apresentar em três tipos diferentes: eletrovalente, metálica, e covalente, as que estarão descritas a seguir.

Ligações eletrovalentes ou iônicas: ocorre entre uma substância metálica (íon positivo) e outra ametálica (íon negativo), onde o átomo metálico cede elétrons para o átomo ametálico. Ocorrendo este fenômeno, são formadas as substâncias iônicas.

Representação de uma ligação iônica

Ligações metálicas: ocorre entre metais, os quais se mantêm unidos numa disposição organizada por grande força de atração. Devido que na camada de valência, os elétrons se movimentam livremente, mantendo assim a atração eletromagnética pelos cátions.

Representação de uma ligação metálica

Ligações covalentes: ocorre o compartilhamento de elétrons entre dois átomos, podendo ser eles metais, ametais ou até mesmo o hidrogênio. Quando há a ocorrência deste fenômeno são formadas substâncias moleculares.

Representação de uma ligação covalente

As substâncias moleculares, mesmo sem possuir íons em sua composição, apresentam pólos elétricos, isso se deve pela diferença da eletronegatividade dos elementos presentes. Sendo possível a divisão em:

Polares: quando há diferença de eletronegatividade, sendo diferente de zero. A força de atração é denominada dipolo-dipolo.

Apolares: aplicam-se quando há igualdade na eletronegatividade, sendo esta igual a zero. Sendo a força de atração que ocorre nos estados sólidos e líquidos é denominada de dipolo induzido-dipolo induzido.

A semelhança das forças que atuam nos componentes, podendo ser iônica ou intermolecular, esta relacionado a solubilidade de uma substância (soluto) em outra (solvente). Sendo assim, substâncias iônicas e moleculares polares, tendem a se solubilizar com facilidade em solventes polares, e assim ocorre da mesma forma com substâncias apolares. Mesmo sem ter a total precisão do quanto uma substância é solúvel em outra, pode ser dito, que a dissolução ocorre quando as forças de ligação entre as moléculas do solvente, de um lado, e entre as partículas do soluto, de outro, são do mesmo tipo e magnitude.

Podendo assim, ser simplificado que uma substância é somente solubilizada por outra semelhante, em questão de polaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com