TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Químicas

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS SERTÂO

EIXO DAS TECNOLOGIAS
ENGENHARIA CIVIL E PRODUÇÃO

BELÃNE GABRIELI GUIMARÃES DOS SANTOS

ERICSON SIMIÃO ALVES

JULIANO NUNES BARBOSA DA SILVA

LIGAÇÕES QUÍMICAS

DELMIRO GOUVEIA

2016

BELÃNE GABRIELI GUIMARÃES DOS SANTOS

ERICSON SIMIÃO ALVES

JULIANO NUNES BARBOSA DA SILVA

LIGAÇÕES QUÍMICAS

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação junto à disciplina LABORATÓRIO DE QUÍMICA, no curso de ENGENHARIA CIVIL e ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, na Universidade Federal de Alagoas.

Prof. Raniere Henrique Pereira Lira


DELMIRO GOUVEIA

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO GERAL.............................................................................................4

2 OBJETIVOS..............................................................................................................5

3 MATERIAL UTILIZADO............................................................................................6

4 METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS.................................................................7

5 RESULTADOS..........................................................................................................8

6 CONCLUSÃO..........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11


1 INTRODUÇÃO GERAL

O relatório descreve os ensaios práticos realizados no Laboratório de Química, no dia 5 de Agosto de 2016, sobre reações químicas, com o intuito de identificar os tipos de ligações químicas. As ligações químicas podem ser divididas em duas categorias gerais: ligações iônicas (ou eletrovalentes) e ligações covalentes. Ao adicionarmos as substâncias em água, ou seja, o Cloreto de Sódio, a Glicose, o Cobre, o Álcool Etílico e a Acetona, foi possível identificar quais os tipos de ligações estavam presentes.

Em cada substância forças de atração chamadas de ligações químicas mantém os átomos juntos, a maneira pela qual os átomos formam essas ligações químicas está relacionada com suas estruturas eletrônicas. Para que fosse possível a identificação dos tipos de ligações químicas presentes, foi necessário a análise de diversos fatores. Tais como: o ponto de fusão e ebulição dos compostos da mistura, a condutividade térmica e a coloração da mistura, entre outros.


2 OBJETIVOS

O presente trabalho tem como objetivo verificar através das experiências práticas realizada em laboratório, o comportamento das substâncias a partir da mistura feita com água destilada e o cloreto de sódio, glicose, cobre, álcool etílico e acetona, e identificar o tipo de ligação com base nas observações feitas.


3 MATERIAL UTILIZADO

Equipamentos utilizados:

- Béqueres de 200 mL

- Emissor de chama

- Espátula

- Bastão de vidro

Substâncias utilizadas:

- Cloreto de Sódio (NaCl)

- Glicose (C6H12O6)

- Cobre (Cu)

- Água (H2O)

- Álcool Etílico (CH3CH2OH)

- Acetona [CH3(CO)CH3]


4 METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS

O experimento teve sua divisão em quatro partes, na qual em cada parte foram feitos testes com as substâncias afim de definir o seu tipo de ligação. Verificando se as mesmas se misturavam no caso das substâncias líquidas e se dissolviam no caso das substâncias sólidas, verificou-se também os pontos de ebulição e fusão, e quais conduziam corrente elétrica.

1ª Parte (Miscibilidade)

Essa etapa consiste em adicionar uma pequena quantidade de água em béqueres e em seguida misturar as substâncias líquidas (acetona e álcool etílico) à água com a ajuda de um bastão de vidro, observando o comportamento de cada substância.

2ª Parte (Dissolução)

Utilizando uma espátula colocou-se cada substância sólida, o cobre, glicose e cloreto de sódio, em um béquer com água e tentou dissolvê-los, em seguida verificou se as substâncias eram solúveis em água.

3ª Parte (PF’s e PE’s)

Com a ajuda de um emissor de chamas, as substâncias foram aquecidas a cerca de 300°C, afim de observar o comportamento do seu estado físico em resposta à mudança de temperatura.

4ª Parte (Condução elétrica/térmica)

Na última etapa utilizando-se de clipes como eletrodo, foi verificado se cada substância e cada mistura conduzia corrente elétrica ou não. Conectando uma lâmpada ao circuito de modo a observar se a corrente passava de uma ponta a outra para ascende-la.

5 RESULTADOS

Através do experimento foi verificado que ao misturar o Álcool Etílico à água, resultava em uma mistura homogênea e incolor, onde não era possível diferenciar visualmente uma substância da outra, portanto ele é miscível em água. A Acetona ao ser misturada à água também foi verificada ser miscível, resultando em uma mistura homogênea e esbranquiçada.

A Glicose ao ser adicionada à água e agitada com um bastão de vidro, dissolveu-se por completo, não resultando em mudança de coloração da mistura. O Cloreto de Sódio também apresentou o mesmo comportamento. O Cobre, como era de se esperar, não foi solúvel em água, apenas afundou por ser mais denso e não apresentou nenhuma outra reação.

Os testes de aquecimento controlado não foram realizados, mas tomando como base seus pontos de fusão e ebulição verifica-se que à temperatura ambiente o Álcool Etílico e Acetona se encontram no estado líquido, enquanto a Glicose, o Cobre e o Cloreto de Sódio estão no estado sólido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com