TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Químicas Interatômicas

Resenha: Ligações Químicas Interatômicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Resenha  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  347 Visualizações

Ligações Químicas Interatômicas

Ligações Interatômicas - União que ocorre entre átomos para formar novas substâncias químicas.

Existem três tipos de ligações interatômicas:

Substâncias iônicas

Substâncias metálicas

Substâncias moleculares

Substâncias iônicas: Essa ligação ocorre quando dois átomos com diferença elevada de eletronegatividade estabelecem uma relação entre eles, em que o que possui maior eletronegatividade traz para si o elétron do átomo menos eletronegativo. Assim, a ligação iônica se caracteriza pela doação de elétrons, diferentemente da interação molecular, em que há apenas um compartilhamento de elétrons. Geralmente, as ligações iônicas são feitas entre átomos dos metais com os não-metais, pois possuem grande diferença de eletronegatividade (os não-metais tendem a "roubar" os elétrons dos metais).

Substâncias moleculares: é uma substância formada basicamente por moléculas.As substâncias moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que as compostos iônicos, as interações entre as moléculas são muito pequenas.Essas substâncias não conduzem corrente elétrica no estado solido nem do liquido.

Substâncias metálicas: São substâncias caracterizadas por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada,um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza.Conduzem corrente elétrica tanto no estado sólido quanto no liquido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com