TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS DE VOLUME E CALIBRAGEM

Por:   •  14/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

             Faculdade Anhanguera[pic 1]

MEDIDAS DE VOLUMES E CALIBRAGEM

PROFESSOR FRANCISCO PAULA

ENGENHARIA QUÍMICA

Letícia Fabiana Ra 7773822850

Felipe Eduardo Cpf 397.942.018-39

Adriana Silva Ra 4884802151

Elaine Lopes Ra 7745806496

Fábio Guilherme Ra 1877738171

Emerson Martins Cpf 316.676.178-00

Nailton Lavor Ra 211513812321

Joel Gomes Ra 213492312321

Paloma Brito 216464812321

MEDIDAS DE VOLUME E CALIBRAGEM

Resumo: Esta aula prática teve a finalidade de, a partir dos experimentos,(executar medições de volumes com vidrarias TC e TD)e a partir dessa medição extrair dados, como possíveis e eventuais erros (provenientes do uso de vidraria volumétrica, tais como pipeta volumétrica, proveta e balão volumétrico.)  que podem acarretar sérios problemas de precisão em um experimento.

Palavras- chaves: vidraria TC, vidraria TD, Calibração de pipeta volumétrica.

  1. INTRODUÇÃO

O experimento foi dividido em três partes: 1) o uso correto de vidraria para conter volume (TC); 2) o uso correto de vidraria para transferir volume (TD) e 3) a calibração de uma pipeta volumétrica. Em todas as etapas, foi treinada a prática da pipetagem com a pera e a leitura do menisco e na última etapa, o uso correto da balança para a pesagem de líquidos. Habilidades desenvolvidas nesta atividade: aprender a calibrar, manusear e utilizar corretamente os instrumentos mais simples e comuns de um laboratório, sendo-nos apresentados como forma de iniciação e tarefa prévia aos demais experimentos.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em PROVETAS GRADUADAS e de um modo mais grosseiro, em BECKERS em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (BALÕES VOLUMÉTRICOS, PIPETAS VOLUMÉTRICAS e GRADUADAS e BURETAS). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.

Para obterem-se resultados melhores com medidas bem precisas e com os menores erros possíveis é necessária a calibração de equipamentos e aparelhos, utilizando como referência um sistema padrão.

Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões

Devido à existência desses erros, a determinação da vidraria a ser utilizada é essencial para a garantia de medições de volumes mais exatos. Os aparelhos usados para esse processo são divididos em TC (para conter) aqueles calibrados para conter certo volume que não será transferido totalmente, como por exemplo: buretas, provetas e pipetas graduada, e TD (para dispensar) calibrados para transferir um determinado volume, como por exemplo, balões e pipetas volumétricos.

Qualquer um destes instrumentos tem inscritas algumas informações importantes, tais como:

  • Volume máximo (capacidade); Graduação da sua escala, normalmente em mililitros;
  • Tolerância (limite máximo do erro);
  • Traço de referência, no caso de pipetas ou balões volumétricos;
  • Temperatura de calibração (temperatura a que deve ser feita a medição e que é, normalmente, 20C).

 Erros de Paralaxe: são erros associados à incorreta posição do observador.A leitura deverá ser feita de modo a que a direção do olhar coincida com a linha tangente à parte interna do menisco se este for côncavo (ex: água), ou à parte externa do menisco se este for convexo (ex: mercúrio).

É de muita importância estar limpos os instrumentos utilizados nesse experimento, a limpeza é fundamental para evitarmos imprecisões nos cálculos que irão ser realizados.

  1. METODOLOGIA

A técnica de medição do volume de uma amostra depende do estado físico da amostra (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Para medir volumes de líquidos pode-se usar diversos instrumentos, de acordo com a precisão requerida,porém para cada um é importante observar certos cuidados no manuseio e na leitura correta do volume da amostra.Os resultados obtidos podem ser expressos em unidades SI, metro cúbico (m³), ou em unidades submúltiplos deste, como o centímetro cúbico (cm³) e o decímetro cúbico (dm³), ou litro (L) e mililitro (mL) que é o caso mais frequente.

Nesta atividade o método utilizado foi o experimental  e consistiu em medir e comparar os volumes de vidrarias TD e TC, quanto a precisão, e  a execução de um método de calibração de pipetas.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS
  • Pipeta volumétrica20 mL
  • Proveta de 250 mL.
  • Balão volumétrico de 250 mL.
  • Pera.
  • Água destilada q.s.p. (quantidade suficiente para).
  • Erlenmeyer.
  • Balança analítica.
  • Termômetro.
  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        Os procedimentos foram realizados em cinco etapas e em cada etapa obteve-se os seus resultados, sendo eles:

Procedimento 1: Uso correto de um instrumento volumétrico (TC) para conter volumes.Mediu-se 250 ml de água em uma proveta seca e transferiu-se o conteúdo para o balão volumétrico, ajustando o menisco com o auxílio de uma pipeta.

Procedimento 2: Uso correto de um instrumento volumétrico (TD) para transferir volumes. Mediu-se 20 ml com o auxílio de uma pera e da pipeta volumétrica seca e transferiu o conteúdo para o balão volumétrico, também seco. Esta etapa foi repetida até completar o volume do balão de 250 mL.

Procedimento 3: Calibração de uma pipeta volumétrica. Para realização deste procedimento,mediu-se, utilizando-se de um termômetro, a temperatura da água destilada e do laboratório.Verificou-se as condições da balança quanto ao funcionamento, nivelamento e limpeza e em seguida,realizou-se a tara e a pesagem do erlenmeyer, previamente limpo e seco. O próximo passo foi efetuar as medições de volume de água, utilizando -se de uma pipeta, acertando-se o menisco e transferindo o volume pipetado para o erlenmeyer. O volume de água destilada medida foi 20 mL a 25ºC.Na sequência, o erlenmeyer com água foi pesado e sua massa anotada. Este procedimento foi repetido por 5 vezes.As massas foram registradas na tabela 1. Para a obtenção do volume real, as massas determinadas ,foram calculadas aplicando a equação 2 e registrados na tabela 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (264 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com