TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais e métodos

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

2.Materiais e métodos

Para avaliar o estado da qualidade ecológica (ecos) e desenvolvimento após o derramamento de óleo, todos os três componentes ambientais (água, sedimentos, organismos) foram estudados. A colheita começou cerca de um mês após o acidente e foi realizado 3 vezes dentro de um período de  8 meses (de Outubro de 2000, Dezembro de 2000 e Maio de 2001).

Um mapa dos locais de amostragem pode ser visto na Fig. 1. Em especial concentrações de hidrocarbonetos foram medidos na água, nos sedimentos e as amêijoas (Venus verrucosa) habitando as águas rasas dos habitats da área de estudo. Por outro lado, o funcionamento dos ecossistemas bentônicos, como uma resposta ao estressor, foi seguido pelo estudo detalhado da estrutura e composição da comunidade empregando largamente utilizados indicadores ecológicos.

Em todo o 14º as estações de amostragem foi escolhida como uma das que no local do acidente (estação).  O resto dos pontos amostrais são distribuídas radialmente em torno do local do acidente em diferentes profundidades (offshore e estações costeiras) e com a direção de cinco sites. Três destes sites nomeadamente Avlida (AV), Dilesi (D) e Pigadakia em Chalkoutsi (P) foram severamente atingidas pelo acidente, como evidenciado pelos sinais aparentes na sua zona costeira. Outro local de amostragem incluiu a boca de Asopos river (S), que é conhecido por ser a principal fonte de poluentes de origem industrial. UM quinto local de amostragem manteve-se inalterada e foi selecionado como um local de referência [Oropos (OU) ].  Na Tabela 1, apresentamos as características dos pontos de amostragem e os parâmetros amostrados em cada um dos três cruzeiros realizados na área de estudo. A  Água salgada foi coletado em 1 m de profundidade por meio de uma amostragem de água dispositivo constituído por um suporte para garrafa ponderada com uma cor amarelo-garrafa de vidro (UNESCO,1984).  Dissolveu-dispersos petróleo hidrocarbonetos (DDPH) foram extraídos com n-hexano e determinada por fluorescência (kexc ¼ 310 nm, kemm ¼ 360 nm).  Os resultados são expressos em criseno equivalentes.

Superfície amostras de sedimentos foram coletadas com um grab.

A metodologia analítica para a determinação de hidrocarbonetos totais (THC) foi baseado no do Comité Olímpico Internacional (COI) sugestões (UNEP,  1992).  Resumidamente, as amostras de sedimento foram liofilizados, normas internas foram adicionados e material orgânico foi extraído em um aparelho de Soxhlet com uma mistura de diclorometano e metanol 2:1, os extratos foram saponificados com metanol nonsaponified KOH e o material foi extraído com hexano-n e limpou-se e fracionados por cromatografia em coluna de sílica.

As duas frações contendo hidrocarbonetos alifáticos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) foram analisados por cromatografia gasosa-espectrometria de massa (HP 6890 GC-MS) no modo de verificação completa. A CP sil8-MS coluna analítica foi utilizada (30 m · 0,25 mm, 0,25 pol.lm espessura do filme) com a seguinte temperatura do forno: 60 ºC (1 min) a 290º C (15 min) com uma taxa de 15 °C/min.

[pic 1]Fig. 1. Localização dos pontos de amostragem. (triangulo ) As estações offshore; (bolinha ) as estações costeiras.

Organismos marinhos foram coletados por meio de mergulho. Mais especificamente, os moluscos bivalves Venus verrucosa L. , 1758, que é um molusco comestível formando extensas das populações da área era utilizada como um bioindicador organismo. O tecido mole foi removido e liofilizados. Amostras de misturas de 20 corpos-de-prova foram analisados. Os hidrocarbonetos foram determinados no material seco seguindo o mesmo procedimento como para as amostras de sedimento.

A amostragem de plataforma continental foi realizado usando um Ponar grab (0,05 m2, área de amostragem).

As amostras foram peneiradas in situ com um peneiro de 1 mm de diâmetro, e armazenado em garrafas de plástico com uma solução de formalina a 4%, coradas com Rosa de Bengala.

As amostras foram posteriormente classificados no laboratório, a olho nu ou estereoscópio, e na maioria das amostras foram identificados até o nível de espécie. Com base nos resultados quantitativos e qualitativos, foram calculados os seguintes parâmetros biológicos Ecológico-: (i) o número de espécies (S), por unidade de amostragem e por estação, (ii) a densidade de populações expressa como o número de indivíduos perm2 (N / m2), (iii) o índice de diversidade de comunidade (H) (Shannon e Weaver, 1963) e (iv) o índice de uniformidade de distribuição (J0) (Pielou, 1969).

Para acompanhar a reação das comunidades bentônicas para o derramamento de óleo ao longo do tempo, um índice biótico recém-desenvolvido para habitats bentônicos fundo macio chamados Bentix foi aplicada aos dados ao longo dos três períodos de amostragem na sequência do acidente.

onde Este índice é baseado nas percentagens relativas de espécies tolerantes e sensíveis plotados na fórmula: BENTIX ¼ fð6 _ %GIÞ þ 2 _ ð%GII þ %GIIIÞg=100, onde GI é o grupo de espécies sensíveis à perturbação, GII o grupo de ordem espécies oportunistas tolerantes e segunda e GIII os primeiros oportunistas ordem grupo.

O índice Bentix dá um esquema de classificação (Tabela 2) de cinco classes de estado ecológico (ECOS) que vão de mal a alta (Simboura e Zenetos, 2002). A matriz de similaridade foi construído utilizando a medida de Bray-Curtis de semelhança e uma análise de classificação foi realizada com escalonamento multidimensional não-métrico (MDS) em log de x+1 transformada dados.

As análises anteriores foram realizadas utilizando o pacote de software PRIMER (Clarke e Warwick, 1994)

        DISCUSSÃO

As medidas diretas de poluição por petróleo nas zonas costeiras,têm demonstrado elevada poluição atmosférica em Izmit Bay (Gueven et al., 1997) atribuído aos óleos brutos de diferentes origens, considerando que em Istambul estreito quantidade de óleo causado pelo petroleiro Prestige Nassia diminuiu gradualmente em água salgada, mas aumento de sedimentos (Guven et al., 1996).

A partir de resultados de DDPH medidos na água na área, é evidente que praticamente não há quantidades significativas de hidrocarbonetos derramados do acidente se manteve na coluna de água 1 mês após o acidente e esta é, de acordo com estudos anteriores, como o caso do Cabo Norte derramamento de óleo em Rhode Island (Reddy e Quinn, 2001).

Em relação ao pico de concentração do THC em sedimentos, os resultados são reforçados pela relação de resolver/ resolvido compostos (U/R). De acordo com este critério(Mazurek e Simoneit, 1984) valores de U=R > 4 sugerem a presença disseminada de petróleo importantes relacionadas com os resíduos. Na verdade, o maior U/R os valores foram registrados em estações S (19,6 em dezembro e 22,8 em Maio) e 3B (17,9 em outubro diminuindo de 11,9 em Maio)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (192.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com