TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Adaptado do Arquivo do Relatório Final

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

Relatório de Aula Prática – QUI A14

Material adaptado do arquivo do Relatório Final – PIBIC/UFBA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Salvador, Bahia

15/06/2022

RESUMO (150 a 300 palavras)[pic 8]

INTRODUÇÃO (Máximo 1 página)[pic 9]

PARTE EXPERIMENTAL[pic 10]

[pic 11][pic 12]

Procedimento:

1.0 A partir da decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio:

a)Em um tubo de ensaio, adicionar 5 mL de peróxido de hidrogênio e uma pequena quantidade de dióxido de manganês. Tampá-lo imediatamente com uma rolha atravessada por um tubo de saída de gases e submergir a saída deste tubo em um outro tubo de ensaio grande, virado para baixo. Retirar o tubo de ensaio contendo o gás recolhido e introduzir uma haste incandescente.

2.0 – Obtenção e propriedades de óxidos (Demonstrativo – CAPELA)

  1. De um metal: Pegar um pedaço de fita de magnésio ( 2 cm) e lixar, segurar com uma pinça e aquecer em uma chama de lamparina ou bico de gás, até observar alguma transformação. Recolher o produto dessa reação em um tubo de ensaio contendo água destilada e gotas de fenolftaleína.

  1. De um ametal: Adicionar, com cuidado, aproximadamente 1 mL de ácido sulfúrico concentrado a uma solução contendo 0,5 g de sulfito de sódio dissolvido em aproximadamente 3 mL de água. Fechar imediatamente o tubo com uma rolha atravessa por um tubo em U e recolher o gás desprendido em um tubo com água. Medir o pH.

3.0 - Obtenção de enxofre

Colocar cerca de 2 mL de ácido sulfúrico diluído em um tubo de ensaio. Adicionar 2 mL de solução de tiossulfato de sódio. Esperar até observar mudança no aspecto da solução.

4.0 - Fusão do enxofre (Demonstrativo – CAPELA)

[pic 13]

RESULTADOS E DISCUSSÃO (Mínimo 2 páginas)[pic 14]

[pic 15]

3- O enxofre naturalmente é encontrado na forma sólida, com coloração amarela e a conformação mais estável é chamada rômbico, sua estrutura (S 8) fo rma anéis dobrados.

Ao aquecermos o enxofre promovesse a quebra parcialmente dessas ligações com influência da quantidade de temperatura, o enxofre fundido ainda permanece com moléculas de S8 mais se torna um fluido pela capacidade dos anéis escorregarem entre si, como aquecimento contínuo ainda nesse líquido cor de palha faz com que os anéis se quebrem e logo após os fragmentos se juntam formando moléculas muito longas e embaraçadas. Com isso o enxofre torna-se viscoso e sua coloração se torna marrom-avermelhada.

Quando aquecimento o enxofre se decompõe liberando o dióxido de enxofre (SO2) na forma de gás, o SO2 reage com as moléculas de água na atmosfera formando ácido sulfuroso (H2SO3). T estando com papel tornassol azul a natureza do gás liberado, o resultado apresenta ácido pela alteração de cor.

S(s) + O2(g) SO2(g)

SO2(s) + H2O(l) H2SO3(aq)

4 - Ao aquecer o enxofre , sólido de cor amarela, até o seu ponto d e fusão, 115,2°C , observou-se uma cor caramelizada. Escorremos o líquido em um bécker, contendo água em temperatura ambiente, em torno d e 25°C . Assim, ao entrar em contato com a água, o enxofre líquido se transformou em sólido novamente, formando o enxofre monoclínico . Formou-se um sólido em formato oval de cor amarela. É estável entre 96°C e 119 °C , no entanto , à temperatura ambiente, a forma monoclínica transforma -se lentamente na ortorrômbica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (489.9 Kb)   docx (311.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com