TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Adaptado Para Crianças Autistas

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Pedagogia (Licenciatura)

Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

Tutor:         Aparecida Helena Ferreira Hachimine

Aluno (a): Camila Lacerda Dutra

Turma:

DGPED1901VITA0S

Unidade: 3

Relatório do Material Adaptado para crianças Autistas.

O autismo apresenta diversas características umas mais visíveis de serem identificadas e outras mais difíceis de serem percebidas. Alguns dos sintomas podem ser apresentados como:

Dificuldades da fala

Dificuldades nas relações interpessoais (alguns preferem viverem sozinhos em seu mundo, outros já escolhem uma pessoa para se relacionar, ou seja, ser amigo apenas de uma pessoa).

Apresentam dificuldades na leitura e escrita e são melhores em cálculos

Comunicam-se através de gestos quase não usam a fala

Alguns apresentam crises de risos e ataques eufóricos.

Incluir um aprendizado autista no âmbito escolar no ensino regular necessita de atenção, levando em consideração que, por mais que a escola tenha estrutura e

Metodologia especifica para trabalhar com essas crianças, a família é o gancho na interação com a escola, pois ambas devem manter uma constante participação, estando sempre em contato direto na vida do discente, para obter resultados significativos no desenvolvimento cognitivo e interpessoal dessas crianças.

[pic 2]     [pic 3]

Este material serve para estimular a coordenação motora fina da criança e proporcionar o desenvolvimento de habilidades de forma mais prazerosa, ela precisa chegar ao resultado encaixando as formas geométricas adequadamente no seu devido lugar, no começo pode ser meio complicado porque exige organização espacial, mais com varias repetições chega ao objetivo.

Criei mais um material adaptado para crianças autistas, o jogo da memoria, foi utilizado cartolina para confeccionar, lapis de cores e canetinhas, desenhei pequenos animais e suas sombras.

    [pic 4]

O material incentiva a relação entre os objetos, posições e sombras, é bom para desenvolver a concentração e a capacidade de memorização da criança, ela precisa achar qual é a sombra do animal correto e coloca-lo em cima.

[pic 5]

Referência Bibliográfica

PAGAN, Manuela. Estimule o desenvolvimento da criança com autismo  02/04/2014

https://www.minhavida.com.br/familia/galerias/14958-estimule-o-desenvolvimento-da-crianca-com-autismo. Acesso em: 05/05/2019.

FIALHO, Juliano. Autismo e Inclusão Escolar: A adaptação de material 20/11/2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (231.9 Kb)   docx (464 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com