TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO – PROJETO TCC ADMINISTRATIVO – ENCARREGADO DO SETOR DE MATERIAL SEMESTRE DEZEMBRO DE 2019

Por:   •  7/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO – PROJETO TCC ADMINISTRATIVO – ENCARREGADO DO SETOR DE MATERIAL

SEMESTRE DEZEMBRO DE 2019

Aluno (a):

Matrícula:

Empresa:

Endereço da empresa:

Telefone da empresa:

Site/e-mail da empresa:

Relatório referente ao período de

  1. INTRODUÇÃO

Quando dei início ao curso de Administração tinha o de crescimento profissional, e a especialização tendo em vista a área de atuação, e a função na qual desempenhava no Exército Brasileiro. Graças a faculdade, e ao conhecimento agregado, pude ter uma grande evolução na função de Encarregado do Setor de Material de um batalhão de mais de 800 (oitocentos) homens.

Mesmo não atuando no mercado de trabalho, acompanho e vejo o   mercado cada vez mais competitivo, com isso devemos adquirir conhecimentos que possa nos agregar cada vez mais o conhecimento, para que possa nos levar ao crescimento. Dito isso, em um futuro não tão distante quero muito poder ser reconhecido no mercado, não sendo apenas mais um colaborador em uma empresa, e sim sendo “um”, sendo aquele profissional que foi essencial para o crescimento de uma empresa, sendo o marco na história dela.  Temos vários exemplos de empresas que começaram pequenas e cresceram.  E por trás de cada empresa há sempre um profissional que fez o seu diferencial dentro daquela organização, do planejamento e da gesta que levou aquela empresa ao sucesso.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Exército Brasileiro contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

Desempenho a função de Encarregado do Setor de Material (almoxarife), do 57º Batalhão de Infantaria Motorizada Escola – REI, como principais atividades desenvolvidas, sou responsável por toda e entrada e saída de material, desde armamento a material de escritório, e confecção de documentação para a aquisição de materiais de necessidade do batalhão, de modo a dar maiores condições de para nossos militares, poderem cumprir com excelência as missões impostas pelo escalão superior.

  1. PROGRAMACAO DAS ATIVIDADES
  1. Controle de material que entra e sai da unidade;
  2. Consolidação de demandas de material das seções, e verificar sua real necessidade e confecção de documentação para aquisição de material (parte requisitória)
  3. Fiscalização de obras;
  4. Execução das atividades de aquisição, alienação de material, e contratação de obras e serviços realizados na unidade;
  5. Confecção de documentação que autoriza o pagamento pelo setor de finanças;
  6. Organização mensal da documentação referente aos serviços executados;
  7. Confecção de edital de compras, e termo de referencia para pregão eletrônico;
  8. Manuseio do sistema SIAFI e SIASG.
  9. Controle de estoque;
  10. Inventario de material;
  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
  1.  Controle de material que entra e sai da unidade:

Todo material que entra e sai da unidade, de acordo com o Regulamento de Administração do Exército – RAE, e de responsabilidade do encarregado de setor de material, função na qual exerço. Para tanto quando um material chega na unidade, esse material entra no almoxarifado para a inspeção, e averiguação se o mesmo está em perfeitas condições e de acordo com o descrito no documento que o acompanha, quer seja uma nota fiscal ou uma guia. Após isso é confeccionado um documento chamado parte de entrada, para documentar que o material deu entrada n unidade, com ou sem alteração.

Nos casos de saída do material, a seção responsável por onde este material está saindo deve leva-lo ao almoxarifado, para que seja realizado o mesmo processo de inspeção, e confeccionado uma guia de transferência, ou recolhimento para o seu destino.

  1. Consolidação de demandas de material das seções, e verificar sua real necessidade e confecção de documentação para aquisição de material (parte requisitória):

As seções do batalhão de acordo com suas necessidades confeccionam um documento relatando suas demandas para o almoxarifado, muitas vezes essas demandas são um pouco exageradas, com isso cabe a mim, a consolidação dessas demandas, e realizar o comparativo do material utilizado, nos outros meses e anos para que seja realizada a aquisição de material sem desperdício, ou sem a real necessidade. Após esse estudo é confeccionado uma parte requisitória, documento que formaliza a aquisição de material.

  1. Fiscalização de obras:

Após realizarmos um empenhos, e confeccionarmos um contrato de obras para manutenção de uma área especifica, fico responsável pela fiscalização dessas obras, averiguação de documentação da empresa contratado, se ela esta em dia com suas obrigações e com seus funcionários, e após o termino da obra confecciono um relatório, com cronograma da obra, serviços realizadas e fotos do antes e depois.

  1. Execução das atividades de aquisição, alienação de material, e contratação de obras e serviços realizados na unidade:

Como já dito no item 4.2, após a confecção da parte requisitória é realizado através do sistema SIAFI, a aquisição do material/contratação da empresa propriamente dito, gerando um documento chamado empenho. Esse documento comprova a aquisição do material. Após a entrega desse material e fiscalização, é realizada a parte de entrada desse material, para que o mesmo entre na contabilidade da unidade, e dê entrada no sistema SISCOFIS, para que após isso possa ser distribuído a sua seção de destino.

  1. Confecção de documentação que autoriza o pagamento pelo setor de finanças;

Após o recebimento do material, e verificado que ele está em plenas condições conforme descrito na nota de empenho, é verificado se a nota fiscal que acompanha o material está de acordo, com suas deduções, e valores conforme nota de empenho, que é o documento que origina a nota fiscal. Após isso é realizado através do sistema SIASG a liquidação da nota, e a mesmo é entregue ao setor de finanças para pagamento.

  1. Organização mensal da documentação referente aos serviços executados;

Todo mês é realizada uma auditoria interna por mim, de todos os documentos confeccionados pelo minha seção, após essa auditoria os documentos são guardados em caixas com identificação do mês/ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com