TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE COMBATE A CORROSÃO: ANODIZAÇÃO E GALVANIZAÇÃO

Por:   •  18/2/2016  •  Seminário  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

FERNANDA KLUG

JOÃO PEDRO MACHADO

LUIZ RICARDO CARDOSO

NATHáLIA rockenbach

sABRINA SAYURI

TUANY GALDINO

VITOR HUGO DE CAMPOS LUIZ

YAGO firmino goulart

Métodos de combate a corrosão:

ANODIZAÇÃO E GALVANIZAÇÃO

Tubarão

2015

MÉTODOS DE COMBATE A CORROSÃO

A corrosão pode ter consequências diretas e indiretas, sendo algumas delas da natureza econômica, como: substituição do equipamento corroído, paralisação do equipamento por falhas ocasionadas pela corrosão, contaminação ou perda de produtos, entre outros.

O estudo do processo corrosivo depende de três variáveis: dependentes do material metálico, da sua forma de emprego e do meio corrosivo. O estudo do conjunto dessas variáveis permitirá indicar o material mais adequado para determinado meio corrosivo.

Existem métodos práticos adotados para diminuir a taxa de corrosão dos materiais:

  • Na modificação do processo - consiste na proteção catódica;
  • Na modificação do meio corrosivo - adição de inibidores de corrosão;
  • Na modificação do metal - aumento da pureza e tratamento térmico;
  • Nos revestimentos protetores - tratamento químico da superfície metálica.

Inibidores de corrosão – introdução

Inibidor é uma substância ou mistura de substâncias que, quando presente em concentrações adequadas, no meio corrosivo, reduz ou elimina a corrosão. Para que a utilização dos mesmos seja satisfatória os aspectos levados em consideração, são:

  • Causas da corrosão – identificar problemas que podem ser solucionados com o emprego dos inibidores;
  • Custo da sua utilização – é para verificar se excede ou não o das perdas originadas pelo processo corrosivo;
  • Mecanismo de ação dos inibidores a serem usados – verificar sua compatibilidade com o processo em operação e com os materiais metálicos utilizados;
  • Condições adequadas de adição e controle – verificar se haverá formação de resíduos, efeitos tóxicos, perda de inibidores e possíveis reações entre inibidores e contaminantes.

Quanto à classificação dos inibidores, se dividem desta maneira:

Devido à sua composição

  • Orgânico – tioureia, benzotriazol;
  • Inorgânico – cromato de sódio (Na2CrO4), nitrito de sódio (NaNO2).

Devido à sua ação oxidante:

  • Oxidante – íon nitrito (NO2-);
  • Não oxidante – compostos orgânicos.

ANODIZAÇÃO

A Anodização é um processo galvânico que cria um filme de óxido sobre certos metais por meio da imersão em um banho eletrolítico. Diversos metais como alumínio, nióbio, tântalo, titânio, tungstênio, zircônio têm resultados característicos de formação de camada de óxido.

Neste trabalho vamos tratar especificamente do alumínio e a anodização tem por finalidade acelerar e controlar a formação da camada de óxido de alumínio na sua superfície, originando uma camada protetora superficial, isolante e com alta dureza. O processo de anodização transforma a estrutura amorfa do alumínio em duros cristais translúcidos que conferem um aspecto, brilhante ou fosco, sem perder a beleza e a nobreza do metal. Através de tratamentos químicos ou mecânicos, obtêm-se os acabamentos pretendidos, normalmente, foscos ou brilhantes.

As camadas de óxidos formadas podem ser coloridas através de corantes orgânicos ou por sais metálicos.

A anodização é precedida de operações preliminares, que tem por objetivo preparar a superfície para receber o tratamento em condições de conferir-lhe diversos aspectos e características.

O sistema para a anodização compõe-se de uma cuba contendo um eletrólito, de água e ácido, cujo ânion contenha oxigênio, como o ácido sulfúrico, oxálico, crômico, fosfórico e outros. Ao sistema adaptamos um gerador de corrente contínua. No polo positivo/anodo conectamos as peças de alumínio a serem tratadas e no polo negativo/catodo são conectadas chapas ou barras de material resistente ao meio, tal como grafite, chumbo, níquel, aço inoxidável ou qualquer outro condutor que não reaja com o banho de anodização.

Com a aplicação da corrente elétrica, ocorrerá no anodo, (peças de alumínio), a eletrólise do ácido liberando o oxigênio que reagirá com o alumínio, transformando sua superfície em óxido de alumínio (alumina). Esta película de alumina, além de fornecer uma excelente proteção contra a corrosão, é extremamente dura, transparente, anidra, porosa, e sua espessura aumenta proporcionalmente ao tempo de exposição no eletrólito.

GALVANIZAÇÃO

Conceito de galvanização

A galvanização é um processo químico que consiste em revestir superfícies de peças metálicas com outros metais, mais nobres. Esse processo tem por objetivo proteger uma peça de metal da corrosão, aumentar a durabilidade desse metal, diminui os custos da manutenção, melhora sua condutividade, aumenta a dureza superficial (maior resistência contra danos mecânicos, durante seu manuseio, transporte e instalação) e melhorar acabamento estético ou decorativo à mesma. Trata-se de um processo de revestimento de superfícies por meio da eletrólise  onde o metal a ser revestido funciona como cátodo (negativo) e o metal que irá revestir a peça funciona como o ânodo (positivo ).

A galvanoplastia é aplicada em vários ramos da atividade econômica: na indústria automobilística, na indústria de bijuterias, na construção civil, na indústria de utensílios domésticos, na informática, na indústria de telefonia e na recuperação de objetos decorativos.

Galvanização a fogo

Pesquisas demonstram que a corrosão é a principal responsável pela grande perda de ferro no mundo. Entre os processos de proteção já desenvolvidos, um dos mais antigos e bem sucedidos é a zincagem por imersão a quente, ou, como é mais conhecida, Galvanização a fogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com