TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito Tecnico de Densidade

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2
  • Conceito Tecnico de Densidade

Densidade consiste na massa de um material e o volume dele ocupado.

Cada material possui massas especificas, podem ser liquidos, solidos ou gases.

Através de metodos praticos pode- se medir a densidade de um líquidocom um aparelho chamado Densimetro. Onde, um tubo de vidro com uma haste graduada em densidades, na parte inferior existe uma parte mais larga e mais “Pesada”. Colocado o liquido desejado no densimetro, sua densidade e demonstrada exatamente na graduação da haste. Muito utilizado para verificação de adulteração de alguns tipos de produtos. A densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, o densímetro deve apontar esse valor; do contrário, o etanol foi adulterado.

Porém, a medida varia de acordo com sua temperatura, pois a temperatura provoca alterações no volume do material, com isso a densidade e alterada inversamente proporcional ao volume. Por exemplo, um balão consegue subir porque quando o ar é aquecido (temperatura aumenta), o seu volume também aumenta e a sua densidade diminui.

Portanto na hora de se medir a densidade e correto procurar saber em que temperatura se encontram e sobe qual pressão. Por exemplo: “A densidade do chumbo é de 11,34 g/cm3, a 20ºC e 1,0 atm”.

Um material menos denso flutua sobre um mais denso, assim como um material mais denso afunda num material menos denso. Além disso, à medida que muda de estado físico, uma mesma substância possui diferentes densidades.

 Se adicionarmos água ao álcool, a sua densidade vai aumentando gradativamente. Isso mostra que, em misturas, as densidades das substancias mudam. Por exemplo, se adicionarmos sal na água, a sua densidade irá aumentar.

Isso pode ser visualizado no caso do Mar Morto, que possui alta concentração de sal dissolvido em sua água, tendo densidade de 1,35 g/cm3. É por isso que qualquer pessoa flutua em suas águas; caso fosse em um rio comum, só não afundaria quem sabe nadar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com