TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: CONCEITOS TECNICOS

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO

MICHELLE

O SEGREDO DE LUÍSA

FICHAMENTO: CONCEITOS TECNICOS

EUNÁPOLIS,

16 DE OUTUBRO DE 2008

O SEGREDO DE LUÍSA

FICHAMENTO: CONCEITOS TECNICOS

Trabalho apresentado à disciplina de Empreendedorismo do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Estado da Bahia, 6º semestre, sob a orientação da professora Salete Vieira.

EUNÁPOLIS,

16 DE OUTUBRO DE 2008

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa / Fernando Dolabela. – Rio de Janeiro: sextante, 2008.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo mostrar aos discentes a funcionalidade de um plano de negócio. Dessa forma possibilitando aos mesmos uma base para a elaboração do plano que será desenvolvido em sala de aula. Embora o plano do livro O Segredo de Luísa seja de um PRODUTO diferente do objeto de estudos dos discentes, que será a elaboração de um plano negócio voltado para setor de SERVIÇOS, servirá como um norteador para a atividade proposta pela professora.

O livro relata a história de Luísa, uma garota que cursa odontologia para agradar aos pais. Luísa tem um sonho de transformar a goiabada que a tia fabrica em sua principal fonte de renda. É então quando Luísa decide buscar informações e montar o seu plano de Negócio da goiabada, mostrando todas as dificuldades e quais caminhos seguir para conseguir realizar o seu sonho.

O que é um empreendedor

“É alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”. (p.23)

Porque ensinar empreendedorismo

O empreendedor deve ser alguém que apresente alto comprometimento com o meio ambiente e com a comunidade, dotado de forte consciência social. (p. 49)

Sigilo

É importante que a idéia seja discutida, criticada. As idéias são diferentes das oportunidades e nascem no interior das pessoas. (p.51)

Importância das perguntas

No ensino do empreendedorismo não funciona a metodologia tradicional... a grande virtude do empreendedorismo é a capacidade de formular as perguntas pertinentes, que geralmente não apontam para uma só verdade, para uma única “resposta certa”, mas para vários caminhos e diferentes alternativa. (p. 52)

A intuição

É o subproduto direto do treinamento e da experiência que foram estocados como conhecimento. A criatividade surge durante o processo de solução de problemas, que, por sua vez, depende do conhecimento, incluindo certa espécie de conhecimento que permite ao especialista compreender situações rápidas e produtivamente. (p. 56)

Idéias e oportunidades

Atrás de uma oportunidade sempre existe uma idéia, mas apenas um estudo da viabilidade, que pode se feito por meio do Plano de Negócio, indicará seu potencial de transformar-se em bom negócio. (p.60)

O fator mais importante da empresa

Conhecimento profundo do produto, perseverança, capacidade de trabalho e de quebrar paradigmas, criatividade, motivação para ganhar dinheiro e ainda sonhos e idéias. (p. 63)

Serendipity

“Propensão a descobrir coisas por acaso ou em lugares inesperados” (p. 68)

O mentor

Será um crítico em um parceiro para discussões e brainstormings. (p. 71)

Internalidade

É a autopercepção do indivíduo do indivíduo como alguém que influi sobre os eventos. (p. 89)

Feedback

Um denominador comum entre empreendedores de sucesso é o desejo de saber como estão indo e em que ponto estão. (p. 90)

Teste de utilidade de produto

Tem a vantagem de não ser muito caro e de fornecer informações interessantes sobre diversos pontos. (p. 100)

Sistemas de suporte

Os sistemas de suportes são constituídos por todas as forças sociopolíticas e econômicas, atuando quer sob a forma de ações concretas, quer sob a forma de construção de arcabouço legal e ambiente propícios para que o empreendedor e a pequena empresa se encontrem em tratamento e as condições necessárias a seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com