TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Elemento químico Alumínio

Por:   •  24/4/2015  •  Artigo  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Neste Atividade foi elabora em grupo com o objetivo de adquirir a competência e habilidade que costas nas diretrizes curricular. representada nesse trabalho acadêmico da disciplina de Química, A primeira etapa da atps desenvolvida os quatro passos do tema alumínios. Abordamos os seguintes assuntos de como é estriado a matéria prima, processo de purificação, as propriedade da matéria e a utilização para o dia dia.

Sumario

1. Introdução......................................................................................01

2. Desenvolvimento-Monografia.......................................................02

3. Referencia ......................................................................................02

Introdução

O

tema deste trabalho é sobre o elemento químico Alumínio ilustrado pela primeira etapa da atps através do desafio feito pelos quatro passo o texto é resultado das pesquisa feita pelo grupo no objetivo de adquirir competência e habilidade necessária que costa na grade curricular.

Alumínio

O alumínio e encontrado na natureza através da extração da bauxita caracterizado como uma rocha sedimentar é considerada a mais importa matéria-prima para sua produção, que contem cerca de 35% a 55% de oxido de alumínio, logo o alumínio primário é obtido através do oxido de alumínio presente na bauxita e o secundário através da reciclagem. O processo de produção é dado pela purificação da bauxita pelo processo de Bayer e se dividem em quatro etapas, a primeira etapa pelo processo de digestão na onde a bauxita é moída em seguida e misturada em uma solução chamada licor verde, segunda etapa clarificação é a fase a onde acontece a separação do licor verde, terceira etapa precipitação é a fase onde acontece o esfriamento e separação do licor verde, quarta etapa calcinação é levada para retirar os resíduos do licor verde sendo seca em seguida é desidratada gerando cristais alumina puro de um aspecto arenoso e branco. As sua principais característica físicas e química são sua representação pelo símbolo Al, com propriedade de elementos químicos metálico trivalente, com alta condutibilidade térmica e elétrica, boa resistência a corrosão pois ao entra em contato com a

agua gera uma película protetora chamada alumina, sua característica física em temperatura ambiente é solido cristalino de cor branca-prateada e sem odor. Ele é o metal mais utilizado no mundo por ser 100% reciclável e a sua reciclagem gasta apena 5% da custo da produção primaria. A lamina de alumínio é altamente refletiva que é dada pela evaporação do alumínio no vácuo formando um revestimento que reflete tanto na luz visível como infravermelho, sendo o processo mais utilizado em refletores automotivos e é um ótimo condutor elétrico pode conduzir tanto corrente quanto um condutor de cobre que é duas vezes mais pesado e proporcionalmente mais caro por isso é muito utilizado na engenharia, arquitetura e indústria. Por ser um material leve, maciço, e resistente e bom condutor de energia e calor essas propriedade explica a utilização do alumínio para fabricação de utensilio para cozinha exemplo panelas, na indústria é usado para fabricação de latas é usado em titãs na forma de pó de alumínio, na eletricidade é usado para cabos suspensos, na fabricação aeronáutica e automotiva, em material de limpeza, equipamento médicos em fim é um material importante para múltiplas atividades econômicas.

tabela

Propriedades Extensivas e Intensivas do Alumínio

Em físico-química é feita uma distinção entre propriedades extensivas e intensivas. Uma propriedade extensiva é aquela que depende da quantidade de matéria na amostra. Uma propriedade intensiva é aquela que independe dessa quantidade de matéria.

No caso do alumínio são propriedades extensivas a Densidade = 2,7kg/m³ ; a Temperatura = No caso de temperatura ambiente é sólido, seu ponto de fusão é 660,45° C e seu ponto de ebulição é 2520° C ; Pressão = 1 mm Hg a 1284° C e Propriedades Intensivas o Volume = 9,99 cm-³ e a Massa = 26,98154 g/mol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com