TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Equilíbrio Químico

Por:   •  20/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

As reações químicas normalmente podem acontecer de várias formas. Em alguns casos, essas ocorrem de forma completa, de forma que os reagentes são consumidos durante o processo. As reações podem se classificar como irreversível, por exemplo, quando queimamos uma folha de papel, a mesma passa a não existir mais, de forma que é praticamente impossível recuperar sua forma original (SOUZA, 2017).

Berthollet (1803), define em seu livro que equilíbrio químico é como a situação em que a proporção entre os reagentes e produtos de uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Ou seja, o equilíbrio químico é atingido quando, as velocidades das reações direta e inversa ficam iguais.

Teoricamente, toda a reação química ocorre em dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos, e o contrário, produtos se transformando em reagentes de volta. Em algumas reações, denominadas reversíveis, certas quantidades de produtos são formados, estes produtos tendem a dar origem aos reagentes. O conceito de equilíbrio químico se restringe às reações reversíveis.


  1. OBJETIVOS
  1.  Objetivo geral

O objetivo deste trabalho é o de apresentar os principais conceitos e informações a respeito do Equilíbrio Químico, bem como sua teoria relacionada e aplicações em problemas mais comuns.

  1.  Objetivos específicos

  • Explicar sobre a reversibilidade das reações químicas;
  • Abordar constante de equilíbrio, bem como a relação entre a velocidade da reação e a constante de equilíbrio;
  • Apresentar os principais conceitos sobre equilíbrio heterogêneo e gasoso;
  • Demonstrar as notáveis aplicações da teoria.

  1. DESENVOLVIMENTO

O Equilíbrio Químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual a velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes (LIMA, 2016).

Segundo PAULA (2017), inicialmente, é preciso entender que a reação química é um processo em que os reagentes se combinam e formam novas substâncias com propriedades diferentes. Nisso, algumas reações se processam, enquanto outras “param” antes de estarem completas. Esse fenômeno tem a ver com a reversibilidade da reação. Em uma reação reversível, os reagentes formam os produtos, mas os produtos reagem entre si, e regeneram os reagentes.

  1.  Reversibilidade de Reações Químicas

Reações químicas dificilmente conseguem atingir toda a eficiência. Isso ocorre primariamente porque existem produtos reestabelecendo os reagentes iniciais, sendo assim, assume-se que toda reação é reversível, mesmo que essa tal reversibilidade seja quase nula.

Assim, é essa tal reversibilidade que determina, por exemplo, o rendimento de uma reação, que é a quantidade de produto em relação à de reagentes ou a força de um ácido ou de uma base, a partir da ionização e dissociação dos mesmos (LIRA, 2017).

Figura 1 – Exemplo de reação reversível

[pic 1]

Fonte: Próprio Autor, 2017

Temos como um exemplo de reação reversível a produção de amônia (NH3) a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2), nos quais fazem parte do Processo de Haber, na qual pode ser vista na figura 1. Nesta reação, quando as moléculas de nitrogênio e as de hidrogênio colidem entre si, existe uma chance de a reação entre essas moléculas ocorrerem, assim como quando existe a possibilidade de dissociação das moléculas de amônia, quando elas colidem entre si, reorganizando em H2 e N2.

Vale lembrar que quando uma reação atinge o seu equilíbrio ela não para. A mesma continua se processando, porém a reação direta e a inversa acontecem na mesma velocidade, assim sendo, a proporção entre os reagentes e produtos não variam.

  1.  Constante de Equilíbrio

A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio, onde Kc representa o valor das constantes de equilíbrio em uma temperatura determinada, em função da concentração das espécies em mol L-1 ou [ ] mol L-1 (SANTOS, 2016).

Segundo FOGAÇA (2016), em seu texto denominado “Lei da velocidade das reações químicas”, a velocidade de uma reação é diretamente proporcional às concentrações dos reagentes, conforme pode ser observado no caso genérico da figura 2, onde ‘v’ corresponde a velocidade da reação, ‘k’ à constante característica de cada reação e ‘α’ e ‘β’ aos expoentes que são determinados experimentalmente.

Figura 2 – Exemplo de Caso

[pic 2]

Fonte: FOGAÇA, 2017

Porém, vale salientar que se essa for uma reação elementar, ou seja, com uma etapa somente, é possível escrever esta mesma expressão da seguinte forma: . Isso significa que os coeficientes serão os respectivos expoentes na expressão (FOGAÇA, 2017).[pic 3]

Figura 3 – Exemplo de Caso

[pic 4]

Fonte: FOGAÇA, 2017

Caso estivermos lidando com uma reação reversível, que em um determinado momento se encontra em equilíbrio químico, então é possível realizar a expressão da velocidade tanto para a reação direta, como para a inversa, onde Vd corresponde a velocidade da reação direta e Vi a velocidade da reação inversa, como pode ser visto na figura 3.


  1.  Equilíbrio Heterogêneo

O equilíbrio heterogêneo é aquele no qual pelo menos uma substância está em uma fase diferente das outras (ARAUJO, 2017). Por exemplo, a pressão de vapor de um líquido é descrito como sendo a pressão exercida por um vapor quando ele está em um estado de equilíbrio dinâmico com seu líquido, conforme pode ser visto na figura 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com