TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Equilíbrio Químico

Por:   •  20/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Equilíbrio Químico

  1. Introdução

Nesta atividade laboratorial teve como objetivo determinar se o meio estava ácido ou base, a reação ocorreu nomeando–se de reação de neutralização. Ph e uma medida da concentração de cátions de hidrogênio em solução aquosa, seus valores variam entre o a 14, sendo 7 o equilíbrio ácido básico. Valores maiores que 7 serão soluções básicas e menores que 7 soluções acidas.

  1. Fundamentação Teórica

O conceito de Arrehenius caracteriza o ácido como toda substância que se ioniza em contato com a agua originando o cátion H+, a base em sua solução aquosa sofre dissociação iônica liberando então o aníon oH- ocorrendo a caracterização através do seu PH com indicadores revelando a presença de íons de hidrogênio mudando sua cor em relação a presença de h+ ou OH-.

  1. Materiais e Métodos

Hidróxido de sódio, ácido clorídrico, indicador fenolftaleína e agua destilada.

Primeiro adicionamos a agua destilada (40 ml) no erlenmeyer de 250 ml em seguida colocamos três gotas do indicador fenolftaleína, com cinco gotas de hidróxido de sódio na primeira etapa, na segunda etapa foram utilizadas duas gotas de hidróxido de sódio e na terceira etapa utilizou-se quatro gotas em seguida com o canudo conduziu o ar atmosférico para o erlenmeyer acidificando assim o meio.  

  1. Resultados e Discussão

Na primeira etapa utilizando 40 mL de agua destilada e três gotas do indicador fenolftaleína com cinco gotas de hidróxido de sódio identificamos que o meio básico para atingir a acidez levou um tempo maior levando em conta que a quantidade de hidróxido de sódio estava maior conduzindo  a uma maior dissociação do meio ácido da molécula de H+, a segunda etapa levou um tempo inferior pois a quantidade de hidróxido de sódio foi inferior, então a molécula de H+ conseguiu se dissociar e acidificar o meio de maneira mais rápida e eficaz, na terceira e última etapa com quatro gotas as moléculas de H+ levaram um tempo considerável para acidificar o meio, em relação a esses parâmetros podemos analisar que através da maior quantidade de hidróxido de sódio a molécula de H+ tem que se dissociar em quantidades maiores para assim tornar o meio ácido tornando as moléculas de H+ em superioridade as moléculas de OH-      é a mais importante etapa do relatório.

Figura 1 [pic 1]

     Fonte: o mundo da quimica, 2009

Na figura a esquerda podemos identificar um erlemeyer onde possue um meio basico com hidroxido de sodio em maioria e o indicador mostrando atraves da identificação da cor que esta basico, ja na figura a direita esta demonstrado uma cor incolor onde com adição de H+ o meio foi se tornandoacido e sendo assim as moleculas de H+ foram se dissociando e tornando esse meio acido indicado na mudança da coloração de violeta pra incolor.

Este relatório deve conter apenas uma página!

  1. Conclusão

Após você apresentar materiais e métodos, resultados, discussão, obviamente você pode concluir alguma coisa sobre o experimento. Pois é aqui que as suas conclusões serão apresentadas. Quaisquer observações, sugestões, apontamentos de erros experimentais e suas implicações deverão estar contidas aqui.

  1. Referências Bibliográficas

Departamento de         química UFMG, 1 edição.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com